As superfícies dos ambientes, seus pisos e paredes, são a “pele” desses espaços. Na clínica onde trabalham um cirurgião plástico, uma anestesista e uma recepcionista em prol da estética e do bem-estar dos clientes, o design de superfície dos revestimentos tem papel preponderante no projeto de interiores assinado por HF Laurino Arquitetura & Interiores, de Helenita Falcão Laurino e Paula Laurino Dutra. O porcelanato promove, nos aproximadamente 30 metros quadrados do conjunto comercial em uma torre contemporânea erguida em Porto Alegre, uma base de aspecto “saudável”, com discreto brilho e beleza.
– Foi usado o Bianco Paonazzetto 90cm x 90cm (Linha Timeless) brilho no piso de todos ambientes, na rodabanca da parede na sala de procedimentos, trazendo muito charme a ela, e também na parede principal do lavabo – diz Helenita Laurino, a fundadora do escritório de arquitetura com projetos no Brasil e no Exterior que já havia usado esse mesmo porcelanato em banheiros residenciais e projetos comerciais.
A arquiteta ressalta a necessidade atendida pelo projeto de uma recepção ampla e confortável com uma copa e um lavabo, além dos dois consultórios de maneira que pudessem ser integrados e reservados. Entraram em cena os revestimentos Portobello, “escolhidos com o objetivo de qualidade, claridade higiene e homogeneidade, mas mantendo a elegância e a sofisticação, sempre marcantes nos produtos” da marca.
– Criamos dois consultórios integrados, mas com uma porta de vidro entre eles, dividindo as funções: um, para receber o paciente, e outro, para os atendimentos – explica Helenita, ao contar que havia na planta original apenas uma sala com banheiro.
No projeto de HF Laurino, a compartimentação proporcionou ainda a criação dos ambientes de recepção e copa. O banheiro teve a porta trocada de lugar para a abertura ter maior amplitude.
Marcam a proposta de décor o mobiliário com marcenaria sob medida em MDF liso branco e bancadas de quartzo igualmente alvas compostas com sofisticadas áreas contrastantes em MDF amadeirado com brilho. Tudo com design sob medida criado pelas arquitetas, “levando em conta as necessidades e funcionalidades descritas no briefing” dos clientes.
A proposta do mobiliário une-se ao determinante porcelanato Portobello, que ilumina e clareia os ambientes, para formar a paleta de cores do projeto. Conforme as autoras, o objetivo foi uma base clara prezando a higiene, contrastando com tons neutros como o fendi e o amadeirado, com elegância e aconchego.
– Acreditamos que o diferencial deste projeto seja, além da funcionalidade – muito importante neste segmento – a elegância e a homogeneidade em toda a proposta, concretizando assim uma linguagem visual muito clean, atemporal e sofisticada – conclui a arquiteta.
Experiência com amor
Helenita conta que a empresa está há 40 anos no mercado, desde 1981, e sua filha, a arquiteta Paula, está formada há 4 anos. Desde o início da faculdade, em 2011, começou a atuar no escritório, “agregando um olhar jovem e moderno, com foco nas mídias sociais, tornando a arquitetura e os conteúdos mais próximos do público”.
– Partilhamos, além da nossa relação de mãe e filha, esse amor pela arquitetura, o que torna tudo ainda mais especial. Trabalhamos e atuamos em todas etapas juntas, desde as reuniões iniciais, desenvolvimento de projetos e acompanhamentos da execução até o último detalhe – diz.
A arquiteta Helenita desenvolve os projetos técnicos e executivos e toda a organização das planilhas financeiras da empresa e dos clientes e a jovem Paula desenvolve levantamentos iniciais, projetos 3D, renderizações e pós produções e todas as mídias sociais – Instagram, Facebook e site próprio –, mas todas essas etapas são desenvolvidas e decididas em conjunto e harmonia. Conforme a arquiteta, este projeto de clínica médica “representa muito o nosso escritório, pois retrata rotinas, expectativas e necessidades dos nossos clientes.
– Acreditamos que a nossa maior fonte de inspiração na hora de criar o projeto é entender o cliente, pois o projeto deve representá-lo, e nós iremos conduzir da melhor forma, a mais funcional, atemporal e, claro, bela para que o resultado seja exatamente o que nossos clientes almejam. Temos como inspirações na arquitetura nacional a designer Chris Hamoui (escritório Christina Hamoui Arquitetura), por nos identificarmos pela forma com a qual ela mescla o moderno com o clássico em seus projetos – revela Helenita.