05.11.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Foto: Eduardo Liotti, divulgação

Revestimentos: onde a medicina encontra a elegância

 minutos de leitura
calendar-blank-line
05.11.2021
Em uma clínica de cirurgia plástica, o projeto de interiores tira partido das características de beleza e funcionalidade do porcelanato.
minutos de leitura

As superfícies dos ambientes, seus pisos e paredes, são a “pele” desses espaços. Na clínica onde trabalham um cirurgião plástico, uma anestesista e uma recepcionista em prol da estética e do bem-estar dos clientes, o design de superfície dos revestimentos tem papel preponderante no projeto de interiores assinado por HF Laurino Arquitetura & Interiores, de Helenita Falcão Laurino e Paula Laurino Dutra. O porcelanato promove, nos aproximadamente 30 metros quadrados do conjunto comercial em uma torre contemporânea erguida em Porto Alegre, uma base de aspecto “saudável”, com discreto brilho e beleza.

 A escolha do revestimento literalmente deu o tom do lavabo, naturalmente elegante e delicado (Foto: Eduardo Liotti, divulgação)
O Bianco Paonazzetto garante higiene e praticidade em um espaço que segue normas de saúde mas nem por isso prescinde de personalidade e beleza (Foto: Eduardo Liotti, divulgação)

– Foi usado o Bianco Paonazzetto 90cm x 90cm (Linha Timeless) brilho no piso de todos ambientes, na rodabanca da parede na sala de procedimentos, trazendo muito charme a ela, e também na parede principal do lavabo – diz Helenita Laurino, a fundadora do escritório de arquitetura com projetos no Brasil e no Exterior que já havia usado esse mesmo porcelanato em banheiros residenciais e projetos comerciais. 

Encaixes, combinações e reentrâncias no mobiliário e nos recursos para acomodar a iluminação embutida arquitetada pelas autoras do projeto têm a companhia de linhas orgânicas no conforto dos assentos (Foto: Eduardo Liotti, divulgação)
A luminotécnica transforma até a pequena copa embutida no layout estudado a cada centímetro (Foto: Eduardo Liotti, divulgação)

A arquiteta ressalta a necessidade atendida pelo projeto de uma recepção ampla e confortável com uma copa e um lavabo, além dos dois consultórios de maneira que pudessem ser integrados e reservados. Entraram em cena os revestimentos Portobello, “escolhidos com o objetivo de qualidade, claridade higiene e homogeneidade, mas mantendo a elegância e a sofisticação, sempre marcantes nos produtos” da marca. 

A volumetria do mobiliário sob medida sobe do piso de porcelanato com movimento de nichos destacados, do mesmo modo que o painel na parede desce e se transforma em escrivaninha em um tom que se harmoniza com o do Bianco Paonazzetto (Foto: Eduardo Liotti, divulgação)
Compartimentação flexível, recurso perfeito para aproveitamento de espaço e adequação ao atendimento (Foto: Eduardo Liotti, divulgação)
O piso une todos os momentos do atendimento ao paciente com beleza e funcionalidade (Foto: Eduardo Liotti, divulgação)

– Criamos dois consultórios integrados, mas com uma porta de vidro entre eles, dividindo as funções: um, para receber o paciente, e outro, para os atendimentos – explica Helenita, ao contar que havia na planta original apenas uma sala com banheiro. 

Ideia linda com iluminação que valoriza o piso e destaca o volume do balcão de recepção (Foto: Eduardo Liotti, divulgação)

No projeto de HF Laurino, a compartimentação proporcionou ainda a criação dos ambientes de recepção e copa. O banheiro teve a porta trocada de lugar para a abertura ter maior amplitude. 

Marcam a proposta de décor o mobiliário com marcenaria sob medida em MDF liso branco e bancadas de quartzo igualmente alvas compostas com sofisticadas áreas contrastantes em MDF amadeirado com brilho. Tudo com design sob medida criado pelas arquitetas, “levando em conta as necessidades e funcionalidades descritas no briefing” dos clientes. 

A “pele” do ambiente estimula o paciente a entrar em um clima de beleza e confiança na eficiência do profissional, com o devido conforto de climatização, luminotécnica e acessórios para regular a temperatura e a luminosidade (Foto: Eduardo Liotti, divulgação)

A proposta do mobiliário une-se ao determinante porcelanato Portobello, que ilumina e clareia os ambientes, para formar a paleta de cores do projeto. Conforme as autoras, o objetivo foi uma base clara prezando a higiene, contrastando com tons neutros como o fendi e o amadeirado, com elegância e aconchego.

– Acreditamos que o diferencial deste projeto seja, além da funcionalidade – muito importante neste segmento – a elegância e a homogeneidade em toda a proposta, concretizando assim uma linguagem visual muito clean, atemporal e sofisticada – conclui a arquiteta.

Experiência com amor

Timeless: Sentimento de mãe e filha é transposto para o trabalho como arquitetas de Paula e Helenita, harmônicas desde o DNA

Helenita conta que a empresa está há 40 anos no mercado, desde 1981, e sua filha, a arquiteta Paula, está formada há 4 anos. Desde o início da faculdade, em 2011, começou a atuar no escritório, “agregando um olhar jovem e moderno, com foco nas mídias sociais, tornando a arquitetura e os conteúdos mais próximos do público”. 

– Partilhamos, além da nossa relação de mãe e filha, esse amor pela arquitetura, o que torna tudo ainda mais especial. Trabalhamos e atuamos em todas etapas juntas, desde as reuniões iniciais, desenvolvimento de projetos e acompanhamentos da execução até o último detalhe – diz. 

A arquiteta Helenita desenvolve os projetos técnicos e executivos e toda a organização das planilhas financeiras da empresa e dos clientes e a jovem Paula desenvolve levantamentos iniciais, projetos 3D, renderizações e pós produções e todas as mídias sociais – Instagram, Facebook e site próprio –, mas todas essas etapas são desenvolvidas e decididas em conjunto e harmonia. Conforme a arquiteta, este projeto de clínica médica “representa muito o nosso escritório, pois retrata rotinas, expectativas e necessidades dos nossos clientes. 

– Acreditamos que a nossa maior fonte de inspiração na hora de criar o projeto é entender o cliente, pois o projeto deve representá-lo, e nós iremos conduzir da melhor forma, a mais funcional, atemporal e, claro, bela para que o resultado seja exatamente o que nossos clientes almejam. Temos como inspirações na arquitetura nacional a designer Chris Hamoui (escritório Christina Hamoui Arquitetura), por nos identificarmos pela forma com a qual ela mescla o moderno com o clássico em seus projetos – revela Helenita. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Revestimentos: onde a medicina encontra a ele...

Revestimentos: onde a medicina encontra a elegância

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Eleone Prestes
Colunista
Colunista

Especializada em conteúdos de arquitetura, design e arte, cobre as principais feiras nacionais e...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies