29.03.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Conheça os detalhes do projeto brasileiro vencedor do Prêmio Internacional Riba

 minutos de leitura
calendar-blank-line
29.03.2019
Sem perder tempo, convidamos um dos autores da obra vencedora para contar como foi essa experiência.
minutos de leitura

Quem se depara com uma obra de qualidade logo quer saber como foi o processo criativo, os desafios envolvidos e as lições aprendidas, certo? Esse interesse pelos detalhes é mais que esperado tanto pelo público geral como principalmente por profissionais dos ramos do design e da arquitetura.

Um destaque recente em ambas as áreas é o Projeto Moradias Infantis, desenvolvido pelos escritórios Aleph Zero e Rosenbaum. Avaliado entre 20 propostas e quatro finalistas, o complexo escolar venceu o Prêmio Internacional Riba 2018, reconhecimento mais do que merecido pela relevância da construção.

Realizada a cada dois anos, a premiação conta com a participação de especialistas internacionais e é concedida aos melhores projetos do mundo. O objetivo é valorizar edifícios que ofereçam um impacto social significativo e que representem a excelência em design e ambição arquitetônica. Incrível ver uma equipe brasileira conquistando um prêmio tão importante, não é mesmo?

Quem veio contar um pouco mais sobre a obra vencedora é Gustavo Utrabo, arquiteto e sócio da Aleph Zero. Acompanhe e confira todos os detalhes da nossa conversa!

Localização e início do projeto

Prêmio Internacional Riba
Área externa da moradia infantil , projeto da Aleph Zero | fotógrafo Cristobal Palma / Divulgação

Localizada na Fazenda Canuanã, zona rural de Formoso do Araguaia, no Tocantins, a instalação é uma unidade da Fundação Bradesco. Trata-se de um modelo de moradia que se organiza em duas vilas compostas por dormitórios, pátios, varandas e espaços de convívio, como sala de TV e ambiente para leitura.

Gustavo afirma que “o projeto surgiu como um convite do designer Marcelo Rosenbaum em 2015”. No primeiro ano, a equipe fez um trabalho de imersão na escola, a fim de estabelecer uma relação com a comunidade e conversar com as famílias, os alunos e professores. Foram 14 dias utilizando uma metodologia de comunicação que Marcelo costuma aplicar ao design.

O processo se concretizou no dia 29 de janeiro de 2017, quando a ocupação aconteceu e o local passou a ter a vida esperada com o desfrute das crianças. “Foi um dia memorável”, conta o arquiteto.

Ponto de partida e inspirações

Prêmio Internacional Riba
Interior da moradia infantil , projeto da Aleph Zero | fotógrafo Cristobal Palma / Divulgação

Gustavo prefere não usar a palavra inspiração por se tratar de algo muito fugaz. Como ele mesmo diz, “é o oposto do que é a arquitetura, um objeto construído de longa permanência e de grande impacto humano e material”.

Para ele, materializar uma visão crítica de mundo exige a análise de aspectos tangíveis, como escala, função, custos, materiais existentes, entre outros: “O que levamos em conta foram as técnicas construtivas locais, a demanda das crianças e o desafio de construir em um local tão remoto como Canuanã”.

Objetivos e mudanças

Prêmio Internacional Riba
Área externa da moradia infantil , projeto da Aleph Zero | fotógrafo Cristobal Palma / Divulgação

A proposta era criar um espaço generoso onde as crianças pudessem brincar, estudar, dormir e socializar. Ao mesmo tempo, o lugar deveria protegê-las do forte calor do cerrado. Perguntado sobre o efetivo alcance desse objetivo, Gustavo disse que “inclusive tivemos a feliz notícia de que o desempenho escolar delas melhorou”.

O profissional também destaca a importância de tratar esse tipo de trabalho como um processo contínuo, que sofre alterações para apresentar melhorias — aprimoramento de detalhes, escala, proporções e assim por diante. Afirma ainda que é arriscado se apaixonar pela imagem do projeto, já que isso pode fazer com que aspectos importantes fiquem de lado.

Para Gustavo, “projetar é um exercício diário de presença e de atenção para com tudo”. Assim fica fácil compreender por que a proposta inicial nunca é idêntica ao resultado! No caso da obra que levou o Prêmio Internacional Riba, por exemplo, a quantidade de alunos mudou ao longo do caminho, fazendo com que o projeto ficasse maior que o esperado.

Escolha dos materiais

Prêmio Internacional Riba
Área externa da moradia infantil , projeto da Aleph Zero | fotógrafo Cristobal Palma / Divulgação

Aliando a estética contemporânea com técnicas tradicionais, o edifício foi construído a partir de recursos locais. É possível ver que traz elementos leves e pré-fabricados, como a estrutura de madeira, bem como materiais com maior massa, a exemplo dos tijolos feitos com a terra da fazenda, secos ao sol.

Empregados nas paredes e nas treliças, os blocos se destacam por suas propriedades térmicas, técnicas e estéticas. “Como usamos tijolos com dimensões generosas e criamos uma grande sombra, o projeto ficou com um conforto térmico muito bom, uma ótima resposta ao clima local”, diz Gustavo.

Cabe destacar que não há vidro na edificação, permitindo que a ventilação seja constante em todos os ambientes. As coberturas ficam apoiadas em vigas e colunas feitas de madeira laminada e detalhada. Essa é a matéria-prima que predomina na obra, aparecendo também em escadas e passarelas com sacadas.

“A estrutura de madeira foi realizada pela Ita Construtora, uma empresa que admiro muito e que foi essencial para o projeto”, completa. Graças aos elementos pré-fabricados, foi possível montar tudo rapidamente, garantindo uma obra mais rápida e com baixo desperdício.

Desafios e aprendizados

Nas palavras de Gustavo, “o maior desafio lógico é conseguir executar uma obra tão distante com o cuidado que achamos importante e que estaria à altura do extraordinário trabalho realizado para a Fundação Bradesco”.

Nesse sentido, o projeto não só trouxe a concessão do Prêmio Internacional Riba como também proporcionou aprendizados diversos aos envolvidos. O ensinamento da persistência aliado ao trabalho em grupo foi apontado pelo arquiteto como um dos mais impactantes.

Transformação social

Prêmio Internacional Riba
Dormitório da moradia infantil , projeto da Aleph Zero | fotógrafo Cristobal Palma / Divulgação

O Projeto Moradias Infantis une técnicas vernaculares em um modelo de habitação sustentável que busca a transformação, o resgate cultural e a valorização de sistemas construtivos locais. Dessa forma, ajuda a criar uma noção de pertencimento que é necessária ao desenvolvimento das crianças. Não é à toa que a obra foi reconhecida por tratar a arquitetura como um instrumento para a transformação social.

Sobre esse assunto, Gustavo afirma que, de fato, a arquitetura é uma importante ferramenta e deve ser “utilizada como algo amplo, inclusivo e com uma visão em longo prazo”. Para ele, há várias formas de fazer isso, principalmente se considerarmos a extraordinária diversidade presente no país. “Fazer cidade é um projeto democrático inclusivo e infinito. Os modos mudam, a obra fica”, completa.

Lições e recompensas

Prêmio Internacional Riba
Sala de estudos da moradia infantil, projeto da Aleph Zero | fotógrafo Cristobal Palma / Divulgação

Gustavo pretende levar aspectos positivos desse projeto para seus próximos trabalhos: “O que me move são alguns interesses filosóficos, como o entendimento das relações entre natureza e cultura, da sombra como espaço a ser ocupado, o construir como conhecimento e, logicamente, as pessoas”. A conquista do Prêmio Internacional Riba mostra que o interesse pelas questões citadas pode trazer ótimos resultados.

Perguntado sobre a possibilidade de continuar com projetos semelhantes, o arquiteto afirma que sim. Ao mesmo tempo, ambos os sócios da Aleph Zero estão fortalecendo suas pesquisas e seus interesses individuais. “Os prêmios validam o trabalho. A recompensa é a possibilidade de realizar os próximos de forma independente”, finaliza.

Missão da Aleph Zero

Prêmio Internacional Riba
Detalhes da moradia infantil, projeto da Aleph Zero | fotógrafo Cristobal Palma / Divulgação

Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes são os nomes por trás do escritório fundado em Curitiba. A equipe atende clientes do setor público e privado, atuando em áreas que incluem exposições, desenho de mobiliário, arquitetura residencial e comercial, bem como projetos de escala urbana.

A missão da Aleph Zero é construir uma visão crítica sobre o mundo por meio da arquitetura como campo ampliado do conhecimento. Seus trabalhos são desenvolvidos com a colaboração de artistas, filósofos e consultores especializados, de modo a buscar uma atmosfera singular para cada projeto.

Em texto fornecido pela equipe, Aleph Zero representa “a diferenciação do infinito, do indefinido, a possibilidade de tornar comparável aquilo que é imensurável, de conformar o vazio, potencial para os acontecimentos”. É possível ver mais sobre a origem do nome no próprio site do escritório.

Gostou de conhecer os processos que levaram à construção de uma obra tão relevante e adequada a quem faz uso de seus espaços? A conquista do Prêmio Internacional Riba 2018 não só mostra que a arquitetura brasileira tem muito a oferecer como também inspira outros profissionais a buscarem o devido reconhecimento.

E você, já teve interesse em participar de concursos na área de arquitetura ou design? Sempre é tempo de buscar novas oportunidades! Confira agora mesmo algumas opções interessantes!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Conheça os detalhes do projeto brasileiro ve...

Conheça os detalhes do projeto brasileiro vencedor do Prêmio Internacional Riba

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies