Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Com hotel e centro cultural, prédio na Suécia é um dos maiores de madeira no mundo

Sara Cultural Center, um dos maiores prédios de madeira do mundo

Sara Cultural Center, um dos maiores prédios de madeira do mundo fica na Suécia (Crédito: Jonas Westling/ Divulgação)

Um prédio de 75 metros, situado na cidade Skellefteå, na Suécia, entrou para a lista dos maiores de madeira do mundo por meio de projeto assinado pelo escritório White Arkitekter. Concluído em setembro de 2021, o edifício abriga o Sara Cultural Center -, espaço com hotel, spa, galeria de arte, biblioteca municipal, auditório de 1200 lugares e centro de conferências. 

A proposta por trás dessa construção é honrar o histórico da cidade, de grande uso de madeira na arquitetura, além de ampliar o uso do material no desenvolvimento de projetos complexos e arranha-céus, e criar uma estrutura carbono negativa. Ou seja, um olhar contemporâneo e sustentável para novas edificações.

Prédio de madeira foi desenvolvido com o intuito de se tornar carbono negativo (Crédito: Jonas Westling / Divulgação)

Para isso, foram utilizados apenas madeiras de origem local, de florestas sustentáveis, que foram processadas em uma serraria a 50 quilômetros da obra. 

Também foram usados, para a construção do hotel, módulos 3D pré-fabricados em madeira laminada cruzada (CLT). E, no centro cultural, colunas e vigas de madeira laminada colada (GLT). 

O projeto estrutural integrado eliminou totalmente a necessidade de concreto da estrutura de suporte de carga, acelerando a construção e reduzindo a pegada de carbono do edifício.

Edifício abriga biblioteca municipal, além de hotel, spa e centro de conferências (Crédito: Jonas Westling / Divulgação)

A cobertura do prédio recebeu painéis solares para produção de eletricidade. Nele há ainda uma unidade de controle com Inteligência Artificial, programada para aprender o uso de energia do edifício em função da ocupação e programação.

Sua fachada de vidro tem pele dupla com proteção solar que se adapta às variações sazonais – controlando assim a entrada de luz e temperatura.

Com transparências em vidro, edifício busca atrair moradores da cidade de Skellefteå, além de turistas (Crédito: Jonas Westling / Divulgação)

Para celebrar o ofício por trás do processo criativo, foram priorizados layouts abertos, com alto uso de vidro e transparências, para revelar “o que se passa nos bastidores”, tanto para visitantes quanto para transeuntes. A ideia é criar um local aberto e convidativo para turistas e moradores da cidade – além de uma vitrine para projetos sustentáveis


Auditório de 1200 lugares do Sara Cultural Center (Crédito: David Valldeby / Divulgação)
Para obra, foram usadas apenas madeiras de florestas sustentáveis vizinhas (Crédito: Divulgação)

Sair da versão mobile