Portobello vence prêmio Elle Deco
A linha Soma, da Portobello, co-criada com o mestre da arquitetura brasileira Paulo Mendes da Rocha (1928-2021) e sua filha Nadezhda Mendes da Rocha, venceu o prêmio Elle Deco Brasil Design Awards, na categoria Revestimentos. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira, dia 23, em cerimônia em São Paulo. Christiane Ferreira, diretora de branding e inovação da Portobello Shop e colunista do Archtrends, e Cassia Guerra, especialista de branding da Portobello Shop, representaram a Portobello na recepção do prêmio.
O produto que aparece em destaque pela premiação é o Concreto (na foto acima), que integra a linha Soma. Essa linha possui, ao todo, sete opções de revestimentos, todos inspirados no ladrilho hidráulico - material presente em obras de Mendes da Rocha -, mas desenvolvidos em porcelanato, de 80x80, e, em versão ripada, de 30x80 - esses criados com a Officina Portobello.
Leia também:
- Archtrends Summit: os melhores momentos do tributo a Paulo Mendes da Rocha
- Paulo Mendes da Rocha abre o Archtrends Summit 2020
- Assista a palestra com Paulo Mendes da Rocha e Naná Mendes da Rocha
Outro diferencial da coleção é que os desenhos que formam os revestimentos não foram impressos, como feito comumente pela indústria, mas unidos por meio de uma colagem de porcelanatos de diferentes cores. Juntos, foram um painel artístico que pode revestir pisos e paredes.
O desenvolvimento de Soma foi iniciado anos antes de seu lançamento. Mendes da Rocha faleceu em 2021 e não chegou a ver o resultado final. No entanto, sua obra fica como legado e pode alcançar milhares de projetos em todo o país. Nadezhda, por sua vez, foi fundamental para a concepção, finalização e lançamento do produto, que foi um dos destaques da coleção UNLTD Dreams da Portobello, de 2022.
Sobre a premiação
Com previsão de ocorrer anualmente, como nas versões internacionais, o Elle Deco BR contou, nesta edição, com curadoria de Taissa Buescu (colunista no Archtrends), que avaliou todos os lançamentos nacionais de 2022.
Guilherme Wentz conquistou o prêmio de Cadeira do ano pela sua criação Tubo, para sua marca própria, a Wentz Design. O designer já colaborou com a Officina Portobello em linha de mobiliário chamada Planos.
Foram premiados também:
Mesa Xamã, de Arthur Casas para Herança Cultural, na categoria Mesas;
Sofá Abapo, de Roberta Banqueri para Piu Mobile, em Sofás;
Luminária da série Rícino, do Estúdio RAIN, em Iluminação;
Escrivaninha Bento, da Zebulun Arquitetura, em Complementos;
Bancos Mushrooms, da coleção Botânica, da Silvia Furmanovich, em Colecionáveis;
Mesa Orelha de Pau, de Guilherme Sass, em Mesas auxiliares;
Centro de mesa Beira, do Estúdio Dentro, em Objetos;
Assento-conceito Rainha do Mar, do Elaya Design, em Outdoor.
A mesa C347, de Vinicius Siega para a Carbono, ganhou em Voto Popular. Estúdio Rain levou também o prêmio de Talento em Ascensão e Claudia Moreira Salles foi premiada como designer do ano.
O corpo de jurados foi formado por Linda Bergmark, diretora de criação da Elle Decoration Internacional; Gabriela Matos, arquiteta, ativista e curadora de arquitetura; Adélia Borges, crítica e curadora de design; Bruno Simões, arquiteto, fotógrafo e curador de design; Lauro Andrade, fundador do DW! Semana de Design de São Paulo; Ana Sarkovas, empresária e conselheira do Sistema B Brasil; Germano Dushá, curador de arte; Carolina Burg Terpins, CEO da JFL Living e Edson Busin, diretor de marketing da Dell Anno.
Para conferir todos os vencedores de perto, há uma exposição em andamento no empreendimento JFL Living, na Avenida Rebouças, 3084, em São Paulo, de segunda a sexta, das 14h às 20h. A mostra vai até o dia 6 de junho.