Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Portobello Shop na mostra Casas Conceito

A Portobello Shop Salvador marca presença em 9 ambientes da Mostra Casas Conceito, a principal mostra de Arquitetura, Decoração, Paisagismo e Arte de Salvador, realizada de 17 de agosto a 29 de Setembro, na BAHIA MARINA, localizada na Avenida Contorno, Centro de Salvador, de terça a domingo, das 16h às 22h. Os ingressos custam R$ 40,00 de quarta a domingo e R$ 30,00 + 1 kg de alimento não perecível, nas terças solidárias. A expectativa de público é de 15 mil visitantes.

BAIXE O GUIA!

Com o tema A(mar), a segunda edição da mostra Casas Conceito reúne 29 ambientes debruçados para a Baía de Todos os Santos, criados por 41 profissionais das áreas de arquitetura, decoração e paisagismo. Todos levam nomes de destinos de praia de todo o mundo.

Quem for ao local vai conhecer dois tipos de ambientes: as casinhas, que trazem externamente o formado mais singelo de uma casa, e os demais, a maioria debruçados para a Baía de Todos os Santos.

Revestimentos da Portobello regem composições minimalistas na mostra (Foto: Xico Diniz)
Uma das composições minimalistas na mostra (Foto: Xico Diniz)

O masterplan da feira foi desenhado pelos arquitetos Adriano Mascarenhas e Viviane Vieira, da Sotero Arquitetos. O espaço foi totalmente construído para abrigar os ambientes e, para isso, se desocupou parte do estacionamento de barcos e se elevou o piso para além do mar, ampliando a área para a montagem dos ambientes, oferecendo aos visitantes a experiência de viver sobre o mar. “Mais do que uma mostra de decoração, a Casas Conceito tem como premissa mostrar o estilo de vida que envolve arte, gastronomia, entretenimento, moda e turismo”, diz Andrea Velame, idealizadora da mostra. Todos os ambientes em exposição foram batizados com os nomes de algumas das praias mais famosas do mundo.

A mostra deste ano ocupa uma área de 3 mil m², sendo cerca de 1.100 m revestidos com Portobello. O time de profissionais que especificou Portobello Shop em seus projetos traz os principais lançamentos da marca em 2019, como protagonistas dos espaços, assumindo o papel de fortes elementos decorativos, seja no piso, parede ou mobiliário, seguindo a tendência de mobiliário exclusivo com porcelanato.

Confira abaixo a lista de profissionais participantes da mostra com Portobello:

Gabriel Magalhães, Luís Claudio Souza & Hugo Ribeiro – Suíte Creta
Projeto minimalista que traz materiais naturais e revestimentos de aparência bruta. O trio de profissionais utilizou Pietra lombarda off White 120 x 120, no piso e também na confecção de um aparador desenhado pelos profissionais e executado pela Officina Portobello Shop Salvador.

No piso, o Khaya, lançamento da Portobello, faz o arremate aconchegante no ambiente (Foto: Xico Diniz)
Projeto de José Raimundo Marcelino – Ilha Bimbarras (Foto: Xico Diniz)

José Raimundo Marcelino– Ilha Bimbarras
Inspirado na Ilha de Bimbarras, na Bahia, o ambiente evoca a força das cores do mar. A parede que ganhou pintura especial da Artista visual Tina Guedes reproduz o degradê de tons do mar em composição com um painel de CASABLANCA VERT 12,5X12,5 no fundo do bar. No piso o arquiteto usou KHAYA CARAMEL 11X120, com assentamento em escama de peixe. Para completar, as paredes do jardim são revestidas com HARPA VOLCANO 60X120, uma base perfeita para o paisagismo.

Revestimentos da Portobello Shop ganham protagonismo (Foto: Xico Diniz)
Projeto de Wagner Paiva – Living Navaggio (Foto: Xico Diniz)

Wagner Paiva – Living Navaggio
No Living Navaggio, Wagner Paiva trouxe a força dos materiais que assumem protagonismo em seu espaço, como é o caso da ampla parede revestida com uma composição de PLAIN TERRA e STRIP TERRA 5X20 MATTE, que é quase uma escultura. No piso, uma composição de MS BARCELONA BRONCE 120X120 e PIETRA LOMBARDA GRIGIO 120X120 delimita espaços diferentes. O PIETRA LOMBARDA GRIGIO também aparece num painel aplicado à uma das paredes, servindo de moldura para 2 fotografias. O MS BARCELONA BRONCE evoca memórias afetivas das areias monozíticas das praias do Espirito Santo, onde o arquiteto passava as férias na infância.

Projeto da M100 Arquitetura – Refúgio do Forte (Foto: Xico Diniz)

Bruna Milcent, Fernanda Milcent & Renan Saturnino (M100 Arquitetura) – Refúgio do Forte
A M100 Arquitetura apostou no uso de materiais e obras que recriem a atmosfera da Praia do Forte, nesse caso o MS BARCELONA BRONCE 120X120 natural, faz referência as areias claras da chamosa praia do litoral norte baiano.

Tons de cinza e caramelo definem ambiente sofisticado (Foto: Xico Diniz)
Projeto de Mariana Castro – Estar e Jantar Taormina(Foto: Xico Diniz)

Mariana Castro – Estar e Jantar Taormina
Mariana Castro investiu a mistura de materias rústicos e sofisticados nas paredes, fez um recorte especial com Brasília Concreto cinza natural 80x160, com Dansk line Gold, acrescentando ainda espelhos. O resultado é surpreendente! No piso, o contemporâneo Harpa Fjord natural 120x120.

Lounge sóbrio e intimista é um dos grandes destaques do evento (Foto: Xico Diniz)
Projeto de Marcus & Ivane Barbosa – Lounge SDB Portofino (Foto: Xico Diniz)

Marcus & Ivane Barbosa – Lounge SDB Portofino
Marcus & Ivane Barbosa assinam o projeto do lounge para experiências gastronômicas de 200 m². O Espaço conta com um living com vista para a Baía de Todos Santos, com piso em Dansk Cement Graphite 120 x120, que também reveste o amplo balcão do bar.  A área com 8 mesas de jantar composta por Bianco di Elba, 120x120, tem piso em Sequoia Mix natural, 30x180 e paredes laterais de Mos Magma Napoli Grigria natural 60x120.

Ambiente assinado por Adélia Estevez (Foto: Xico Diniz)
Projeto de Adélia Estevez – Loft Palm Beach (Foto: Xico Diniz)

Adélia Estevez – Loft Palm Beach
Adélia Estevez traz um sofisticado loft inspirado em Palm Beach, onde o Nude Savanna Silk 120x120 ficou perfeito.

Mix de elementos neutros e modernos para se inspirar na Casas Conceito (Foto: Xico Diniz)
Projeto de Mário Figueiredo – Loft Tulum (Foto: Xico Diniz)

Mário Figueiredo – Loft Tulum
Inspirado na paradisíaca praia mexicana, o loft Tulum é contemporâneo e aconchegante, assim como o piso revestido em Pietra lombarda off White 120 x 120. Obras de arte escolhidas à dedo e a vista da Bahia Marina ao fundo, imprimem ao mesmo tempo personalidade e despojamento ao espaço.

Composição irreverente em homenagem à cantora Elba Ramalho (Foto: Xico Diniz)
Projeto de Mila Liberato – Refúgio Trancoso (Foto: Xico Diniz)

Mila Liberato – Refúgio Trancoso
Um dos espaços mais ousados da mostra, como não poderia deixar de ser, homenageia a cantora Elba Ramalho, notória frequentadora de Trancoso no sul da Bahia. A arquiteta Mila Liberato mescla o sofisticado Oro Bianco a elementos extramamente rústicos, como a parede de adobe e peças de artesanato, além de objetos e roupas da cantora. No banheiro, uma bancada também em Oro Bianco, traz duas cubas e uma divisória que recria as fomosas rendas nordestinas.

Entretenimento

Além dos ambientes, a mostra contará com um espaço para realização de eventos com diversas atrações musicais, além de uma área do Shopping da Bahia, com 200 m2, com projeto de Marcus e Ivane Barbosa, com pisos, revestimentos e mobiliário Portobello Shop. Este espaço funcionará como um lounge para experiências gastronômicas. Inclusive, Andrea Velame renovou a parceria com o chef Vini Figueira, que comandará o Espaço Gastronômico da mostra e estará à frente do bufê de todos os eventos.

Ação social

Uma das novidades desta edição é a parceria inédita com um projeto social de melhoria de moradias populares. Após a realização do evento, cerca de três mil metros de telhas e outros materiais usados na obra serão doados ao projeto Morar Melhor, da Prefeitura de Salvador. “A Casas Conceito carrega também uma preocupação social. Essa doação será destinada à melhoria de casas da região da Gamboa”, revela a empresária.

Sair da versão mobile