A Portobello, líder em revestimentos na América Latina, conquistou o prêmio Fritz Müller na categoria Controle de Poluição Atmosférica. Trata-se do principal reconhecimento ambiental de Santa Catarina. A cerimônia oficial aconteceu dia 31 de outubro, no Hotel Majestic, em Florianópolis.
Promovido pela FATMA (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina), o prêmio Fritz Müller em sua 19ª edição, que reconhece as iniciativas de cuidados com a natureza no estado catarinense além do que determina a legislação, recebeu a inscrição de cases de 70 empresas em 2017.
O case vencedor apresentado pela Portobello "Reaproveitamento de Calor do Processo de Queima com o Objetivo de Diminuir o Consumo de Gás Natural" detalha resultados do projeto implementado em duas fábricas da companhia, a de porcelanato técnico e esmaltado, por serem as de maior produção e, consequentemente, maior consumo de gás/m².
Indicadores monitorados mostram que o consumo de gás subiu 3% entre 2011 e 2012. E esse número chegou a 8% no ano seguinte. Paralelamente foi observado que havia um desperdício do calor dos fornos de queima da cerâmica. Assim, foi detectado que 70% do ar emitido para a atmosfera poderia ser aproveitado em outros processos.
Esse foi o motor para o desenvolvimento do projeto, iniciado em 2014, que visa reduzir o consumo de gás natural através da recuperação do calor dos fornos, utilizando-o no processo de atomização e secagem das cerâmicas nas fábricas. Isso resultou na redução não apenas do consumo de gás (em cerca de 15% em apenas uma das fábricas) mas também na emissão de CO², de mais de 5%.
“As questões relativas à sustentabilidade na Portobello tomaram uma dimensão muito maior desde 2014. Sustentabilidade nos negócios, nas relações com as partes interessadas (investidores, funcionários, fornecedores e sociedade), assim como ganhos de eficiência ambiental através de processos e produtos, cujo impacto no meio ambiente pudesse ser reduzido, foi nossa meta. E a empresa abordou a questão ambiental com muita energia, focada na modificação na forma de pensar e agir. O sucesso desse projeto se mostrou muito importante. Prova a tese tão amplamente difundida que o cuidado com os recursos naturais e a eficiência dos processos de fabricação andam sempre juntos”, explica Roberto Basso, gerente Técnico e de Meio Ambiente da Portobello.
O jeito sustentável Portobello
A preocupação com a preservação do meio ambiente é cada dia mais necessária. Por isso, a Portobello trabalha constantemente para encontrar alternativas que contribuam com esse tema.
A empresa faz parte de uma comunidade de 50 mil habitantes, além de disseminar a sua marca e o seu conceito a todos os estados brasileiros e continentes, buscando a melhoria contínua da saúde, bem-estar, desenvolvimento e meio ambiente de todos nossos stakeholders, por meio de projetos ambientais e ações sociais que favoreçam o crescimento sustentável.