10.06.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
vista da jazida de Leoberto Leal
Jazida de Leoberto Leal, em SC, é fonte de extração sustentável de argila, matéria-prima do porcelanato

Na Portobello, exploração de jazida tem tudo a ver com sustentabilidade

 minutos de leitura
calendar-blank-line
10.06.2022
Entenda como a mineração de argila, matéria-prima do porcelanato, não apenas não agride, mas também recupera o meio ambiente
minutos de leitura

A Semana do Meio Ambiente, que acontece anualmente no começo de junho, é um chamado para a sustentabilidade para empresas e pessoas. 

Ser sustentável é ter atitudes que demonstrem responsabilidade social e ambiental. Mais do que jogar lixo em lugar apropriado ou usar menos plástico, ser sustentável é entender que a Terra é apenas uma e seus recursos são finitos. A partir desse entendimento, existe a necessidade de gerar equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles pela sociedade.

Neste sentido, colocando a sustentabilidade em prática, o Archtrends está gravando uma nova série de vídeos para o YouTube, em que apresenta para o mercado ações que fazem parte da maneira como a Portobello produz e pensa seus produtos e escolhas.

No primeiro episódio é possível acompanhar a visita de Maria Silvia Ferraz, editora do Archtrends, a uma jazida de extração de argila localizada em Leoberto Leal, em Santa Catarina. A argila é matéria-prima para a fabricação dos revestimentos cerâmicos, como o porcelanato, e para a Portobello é fundamental manter as áreas que utiliza para captação de recursos de forma responsável. 

“Sustentabilidade é um tema muito importante para a Portobello. Responsabilidade ambiental e social fazem parte do nosso DNA. Em seus 43 anos de história, a empresa evoluiu muito em suas ações, seja com foco na preservação do meio ambiente ou no apoio ao desenvolvimento das comunidades do entorno”, explica Maria Silvia.

maria silvia, editora, na jazida
A editora do Archtrends, Maria Silvia, visitou a jazida em Santa Catarina (Foto Reprodução Archtrends)

Sustentabilidade desde o primeiro insumo

É possível afirmar que o porcelanato Portobello é um produto sustentável desde o primeiro passo, que é a extração da argila. Ela é feita de forma superficial - não é necessário cavar buracos profundos para obter o material. 

Na jazida de Leoberto Leal, a extração não ultrapassa cinco metros de profundidade. Primeiro, é retirada a camada de terra orgânica, depois, a camada de terra inerte, até encontrar a argila. Quando a extração naquela faixa termina, as duas camadas retiradas inicialmente voltam para o terreno, resultando, assim, em um baixo impacto ambiental.

Etapas planejadas e sustentáveis

As jazidas contam com o trabalho de uma equipe técnica especializada. “Antes de começar a exploração de uma área, é necessário primeiramente fazer uma análise de quantidade e qualidade do mineral, depois é avaliado se a área já foi utilizada em alguma outra atividade, como pastagem ou agricultura. Por fim, ainda passa por todo processo de licenciamento ambiental pelos órgãos competentes”, explica Fabíola Gava, especialista ambiental da Portobello.

Fabíola Gava na jazida
Fabíola Gava, especialista ambiental da Portobello (Foto Reprodução Archtrends)

Diferencial Portobello na exploração de matéria prima

Todo esse cuidado com a área que é fonte de matéria-prima é um dos diferenciais de sustentabilidade da Portobello. Após a exploração superficial da jazida, a área é totalmente recuperada, voltando a sua vocação inicial. “A Portobello cuida de todo esse processo, devolvendo a área pronta para um novo ciclo”, mostra Maria Silvia neste episódio da websérie.

A antiga jazida pode virar uma área de reflorestamento com vegetação nativa ou ser destinada às atividades do agronegócio, como piscicultura, pecuária ou plantações de diversas culturas.

Maria Silvia na estufa de mudas
A jazida de Leoberto Leal conta com um viveiro, onde são cultivadas mudas de espécies nativas e polinizadoras (Foto Reprodução Archtrends)

Na jazida de Leoberto Leal, a mineração ainda está acontecendo, mas não é só com a recuperação das áreas exploradas que a Mineração Portobello se preocupa. Ali existe uma APP - Área de Preservação Permanente delimitada, preservando uma nascente de água. Por ser um local tão precioso para a natureza, a Mineração Portobello plantou 450 mudas de espécies nativas no terreno.

É possível conferir neste episódio também o viveiro, onde são cultivadas mudas nativas com flores que atraem insetos polinizadores. Elas estão crescendo e esperando o momento em que a mineração vai acabar. Quando chegar esse momento, elas serão utilizadas na recuperação do espaço que até então estava sendo utilizado como fonte de matéria prima.

Atenção especial com a água

Outro cuidado que a Mineração Portobello tem é com a água que circula pelas áreas de extração. “Essa jazida possui um sistema de drenagem interligado que direciona as águas das chuvas para as lagoas de decantação. Essas lagoas são compostas por pedras e mantas que tem como função segurar todo material particulado evitando que os resíduos causem alteração no corpo hídrico”, detalha Tairo Cavalli, Analista de Mineração da empresa.

Tairo Cavalli, Analista da Mineração Potobello
Tairo Cavalli, Analista da Mineração Portobello (Foto: Reprodução Archtrends)

As Sustainable As Possible, As soon as possible

Com essa visão de futuro, a Portobello vem investindo nos últimos anos na gestão em torno do ESG - Environmental | Social | Governance, tornando-se mais proativa e consequentemente ASAP - As Sustainable As Possible, As soon as possible. 

O conceito de ASAP pode ser traduzido como “o mais sustentável possível, o mais rápido possível”. É um chamado para que as empresas coloquem em prática atitudes sustentáveis e responsáveis de forma urgente. 

O termo foi criado pela marca Osklen, que é da indústria têxtil. Em 2018, eles lançaram uma coleção de roupas em uma semana de moda que chamava atenção para esse posicionamento e, desde então, empresas dos mais variados segmentos estão dando atenção para a causa, como é o caso da Portobello.

Vista superior da exploração de argila
Conheça a jazida de Leoberto Leal pelo Youtube (Foto Reprodução Archtrends)

Faça essa visita virtual com a gente!

Gostou de saber mais sobre a Mineração Portobello e a forma sustentável de produção? Para saber mais detalhes e acompanhar as imagens dessa visita à jazida de Leoberto Leal, clique aqui e assista agora no Youtube.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Na Portobello, exploração de jazida tem tud...

Na Portobello, exploração de jazida tem tudo a ver com sustentabilidade

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies