Portobello Experience: arquitetos conhecem processo criativo e fabril dos porcelanatos
No último dia 10 de novembro, o Portobello Experience reuniu um grupo, composto por profissionais de Balneário Camboriú (SC) e de Porto Velho (RO), para passarem uma tarde na fábrica de Tijucas e conhecerem de perto o processo criativo e a produção dos porcelanatos. Semanalmente, até o dia 8 de dezembro, mais equipes vão participar dessa mesma experiência. O evento é exclusivo para os profissionais especificadores da rede de lojas Portobello Shop.
A visita começou na Sala de Tendências com uma apresentação realizada pelo coordenador de Produtos da Portobello, Eduardo Scoz. Ele explicou sobre o funcionamento do Clínica Portobello, evento em formato de workshop em que os arquitetos interagem e desenvolvem produtos.
Na ocasião, os participantes foram convidados por Scoz a participar de um momento de feedback sobre suas experiências nas lojas, aplicação dos produtos nos ambientes, suas dificuldades e as boas práticas que os permitem desenvolver seus trabalhos junto à Portobello Shop e seus clientes.
Por lá, eles também tiveram a oportunidade de conhecer a história da empresa, apresentada pelo coordenador de Relacionamento, Fernando Castellan, e as vantagens da participação no novo portal Archtrends Portobello, explicada pela especialista de Inovação Digital, Juliana Peixoto. Em seguida, eles foram à fábrica em visita guiada pelo coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento, Jorge da Silva.
Miller Wanderley Dietrich, de Rondônia, tem pouco tempo de atuação como arquiteto e, para ele, o evento foi fundamental para entender todo o processo criativo e fabril. "A partir dessa visita, poderei vender melhor ao cliente, dando mais valor à peça e me tornar um forte parceiro da empresa. Além disso, o contato com os arquitetos de outros lugares do país facilitou a visualização de tendências do design em outras cidades, e essa troca de informações é essencial ao nosso trabalho", afirmou.
Já Fernanda Modesto Pereira atua como arquiteta há 20 anos e especifica com a Portobello há 18. Mas essa foi sua primeira visita à fábrica. "A gente antes achava que o processo de criação dos porcelanatos era muito complexo. Agora vimos que do atomizador, a peça vai para a secagem, esmaltação, impressão e ao forno em uma escala de produção incrível. E ainda o número de peças que se quebram é bem pequena em relação ao volume produzido, sendo tudo reaproveitado, sem gerar lixo. É um verdadeiro exemplo de empresa sustentável", destacou Fernanda.
No final do evento, eles estiveram no showroom da Portobello para verem os produtos aplicados em ambientes, com a explicação da especialista de Capacitação, Carolina Werner, além de assistirem a uma apresentação dos recursos de inovação digital da Portobello Shop: TV touch, Portobello Digital (app) e o novo portal Archtrends Portobello.