Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Portobello celebra história do sudeste francês em linha de ladrilhos hidráulicos

Se você gosta de filmes franceses e suspira a cada vez que uma paisagem repleta do belo tom de lilás das flores de lavanda aparece, precisa conhecer a origem da inspiração de um dos lançamentos da Coleção Portobello 2012. O sudeste da França, próximo do mar, tem uma região mais que especial por suas belezas naturais e sua história, que, na língua de origem, é chamada de Provence.

O antigo condado transformado em 1841 em província real francesa — donde vem o seu nome —, corresponde atualmente a uma grande parte da região sudeste do País. A história conta que Provence é habitada desde os tempos pré-históricos, de acordo com os assentamentos encontrados por mergulhadores, mas só foi definitivamente incorporada ao domínio real a partir de 1486, quando começaram a surgir as grandes casas e edificações da família real.

A partir dessa época, varandas, banheiros, cozinhas e corredores começaram a ser decorados com alguns azulejos e ladrilhos hidráulicos com desenhos específicos e diferenciados, que marcavam as casas da burguesia. Eram considerados um estilo refinado, digno de uma família real. E essa é a verdadeira origem de todos os estilos de azulejos e ladrilhos hidráulicos que vemos até hoje em diversos lugares do mundo, inclusive em antigas casas do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, assim como também são vistas no México e outras localidades.

Os desenhos foram se espalhando por toda a França e com o tempo deixaram de ser exclusividade da família real, se tornando mais populares e acessíveis ao povo em geral. Até hoje, quem visita Provence pode encontrar os mais tradicionais ladrilhos hidráulicos nos hotéis, museus e restaurantes.

Para homenagear a bela região francesa, a Portobello buscou os mais diversos desenhos, as mais belas cores e toda a tradição para criar uma coleção que fosse releitura desse clássico momento da história francesa.

Repare nos tons das fotos acima e abaixo, de casas francesas que mantiveram os mais antigos ladrilhos: um recorte do registro histórico francês agora também está eternizado na história da Portobello.

São tons e desenhos provençais, que remetem a toda a sofisticação da família real, com um toque de modernidade. Para aplicações tanto em áreas internas quanto externas, os ladrilhos hidráulicos enfeitam e dão a casa um toque especial de sofisticação. Você pode aproveitar as fotos para se inspirar: as poltronas estilo Luís XV também estão de volta com força total e combinam perfeitamente com esse estilo de ladrilho.

A coleção de ladrilhos provençais da Portobello tem mais de dez peças, com diferentes cores e desenhos. Aproveite essa oportunidade de trazer para dentro da sua casa um pedacinho da França! Veja abaixo a linha Provence da Portobello e todas as peças que a compõem. Você vai se apaixonar pela delicadeza e elegância dos traços. Com certeza, elas ficarão simplesmente encantadoras na sua casa!

ladrilhos provençais
Ladrilhos provençais Portobello

Abaixo, conheça os produtos:

ladrilhos provençais
Ladrilhos provençais Portobello
ladrilhos provençais
Ladrilhos provençais Portobello
ladrilhos provençais
ladrilhos provençais
ladrilhos provençais
ladrilhos provençais
ladrilhos provençais
ladrilhos provençais
ladrilhos provençais
ladrilhos provençais
Sair da versão mobile