03.07.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
porta de entrada pivotante da casa de madeira
Uma porta de entrada grandiosa traz sofisticação ao projeto de arquitetura (Projeto: Portobello)

Portas de entrada para deixar sua casa elegante

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.07.2023
Dentre tantos tipos de portas, de madeira ou vidro, pode ser difícil escolher a melhor para sua casa. Confira nossas dicas!
minutos de leitura

As portas são, literalmente, o cartão de visita quando chegamos a uma casa ou apartamento. Há diversos tipos de porta de entrada e tipos de abertura de porta que podem complementar a entrada da sua casa.

É importante que essa seja uma escolha bem pensada, pois o investimento na porta e sua instalação pode ser alto. Além disso, é esperado que a porta tenha alta durabilidade. Por isso, preparamos esse guia com tudo que você precisa saber sobre portas de entrada - modelos, materiais, aberturas e fechaduras.

Quais são os modelos de porta de entrada

Os tipos de portas de entrada são diversos. Alguns dos modelos mais comuns são:

Porta de entrada de madeira

porta de madeira pivotante pintada de branco
A porta de madeira pintada de branco é um modelo muito tradicional em apartamentos (Projeto: Samuel Assunção Saze)

Provavelmente o modelo mais comum e usado nos apartamentos. São um tipo muito democrático, que combina com diversos estilos decorativos, do clássico ao rústico. Além disso, traz versatilidade na altura e largura, podendo ser facilmente personalizada, com entalhes. Outra vantagem é que ela pode ser feita em diversas cores e combinada com outros materiais.

Porta de entrada de vidro

As portas de vidro trazem um toque de elegância e modernidade para o ambiente. No entanto, ela é menos indicada para fachadas, porque pode prejudicar a privacidade dos moradores. Para isso, você pode estilizar o vidro com jateados ou ofuscando. 

Porta de entrada de ferro e alumínio

Perfeita para decorações industriais, a porta de ferro é super moderna e despojada. 

Porta de entrada pivotante

Imponente, a porta pivotante é comum em projetos modernos e ousados. Seu funcionamento é por meio de um eixo central. Não são tão acessíveis quanto outros tipos de porta, mas se tornaram comuns em fachadas de casas luxuosas.

Porta de entrada dupla

Muito presentes no estilo clássico, as portas duplas podem ser de diferentes materiais e tamanhos. São duas folhas que se encontram ao centro, e cada uma pode ter uma abertura independente. 

Como escolher os tipos de portas

O que deve predominar na escolha da sua porta é, principalmente, o estilo que você quer na fachada da casa ou no hall de entrada do apartamento. Por exemplo, em composições mais contemporâneas, a porta pivotante é a mais recomendada, enquanto no estilo clássico, as portas de madeira com boiseries combinam mais.

Portas de madeira com molduras e boiseries
Portas de madeira com molduras e boiseries combinam com o estilo clássico (Projeto: Ana Beatriz Giggo)

Avalie também a altura e largura de sua porta - isso influencia e muito no momento da compra. As portas mais comuns têm 80 centímetros de largura por 210 centímetros de altura, mas é possível personalizar isso conforme sua necessidade.

Outro ponto importante é escolher bem a cor que será usada em sua porta, para trazer harmonia com sua fachada e decoração.

Tipos de fechaduras para portas 

A fechadura é super importante para a porta, porque oferece facilidade ao abrir e fechar, além de ajudar na segurança da casa. 

fechadura eletrônica na porta
A fechadura eletrônica tem sido a principal escolha nos projetos, por sua praticidade e segurança (Projeto: Mariana Granero)

É importante considerar o nível de segurança do modelo de fechadura, além do seu material e frequência de uso. Esses são dispositivos de alta durabilidade, por isso é importante escolher com sabedoria. Para te ajudar, veja os diferentes tipos de fechadura:

  • Fechadura externa: muito comum e de segurança média, esse modelo usa uma chave e pode ser aberta por dentro e por fora;
  • Fechadura eletrônica: modelo moderno e tecnológico, tem sua abertura ativada por meio de senha ou digital, com uma alta segurança;
  • Gorges: muito comum em decorações mais retrô, esse é aquele modelo que usa um buraquinho para chave maior. É recomendado o uso interno, pois seu nível de segurança não é alto;
  • Fechadura bico de papagaio: com um nível de segurança de médio a alto, esse modelo é comum em portas de correr. Ao fechar ele faz um gancho, o que é super seguro contra qualquer puxão;
  • Tetra: usado com um complemento da fechadura comum, essa é instalada acima e conta com uma chave em formato de cruz. Tem um nível de segurança alto;
  • De encaixe: fácil de usar e comum em áreas internas e externas. Para fechá-la basta empurrar para o lado de dentro, já do lado de fora para abrir são necessários tipos de chaves de porta compatíveis;
  • Fechadura de trinco: muito comum, de segurança baixa, ela é instalada do lado de dentro da porta. Seu fechamento pode ser feito com chave, alavanca ou botão;
  • Multiponto: feita de metal, ela possui um segredo gravado no topo, ao invés de dentes, como as chaves comuns. Por isso, ela oferece um nível de segurança maior.

O que você precisa saber antes de comprar uma porta

Além dos modelos de porta e fechadura, é preciso se atentar a outras características antes de escolher sua portas:

Abertura de porta

Porta pivotante na sala de madeira
Porta pivotante é tendência na arquitetura contemporânea (Projeto: Manuella Boreggio)

Existem maneiras diferentes de abertura. Para te ajudar na escolha, confira essa lista:

  • Porta de abrir: o modelo mais presente e tradicional, a porta comum tem abertura para dentro ou para fora, ligada a dobradiças laterais. É super funcional e acessível;
  • Pivotante: ela é muito parecida com a abertura tradicional, no entanto, ao invés de ter sua abertura ligado ao eixo lateral, ela se ancora no centro;
  • De correr: um modelo moderno e prático, o tipo de portas de correr conta com folhas que deslizam horizontalmente em um trilho;
  • Sanfonada: nos tipos de portas sanfonadas, a folha é formada de vincos que colaboram para uma abertura vertical da porta, suas dobras possibilitam uma abertura quase completa. São comuns como tipos de portas para banheiro;
  • Camarão: seu funcionamento são de folhas que formam sanfonas, muito semelhante à sanfonada. O que a torna diferente é o uso de dobradiça para seu funcionamento;
  • Balcão: seu uso é muito comum em áreas externas, como varandas e sacadas. Ela consiste em quatro folhas, sendo duas internas e outras duas externas.
  • Holandesa: esse modelo consiste em uma porta com duas aberturas verticais;
  • Bang-Bang: com um sistema de vai-e-vem, é um modelo muito presente nos filmes do Velho Oeste. São duas folhas com sua instalação no batente;
  • Francesa: ela consiste em duas folhas que se abrem para lados opostos, são muito populares em decorações clássicas;
  • Veneziana: esse modelo é feito com palhetas paralelas e inclinadas. Unidas elas formam frestas inclinadas, o que é uma excelente opção para ajudar na ventilação;
  • Basculante: a abertura desse tipo de porta é vertical, o que a diferencia da abertura comum.

Dobradiças para portas

As dobradiças são um item essencial para garantir a funcionalidade da porta. Afinal de contas, é por elas que conseguimos abrir e fechar nossas portas. Por isso, a escolha de bons materiaisé essencial para, assim, evitar manutenções desnecessárias.

Os tipos de dobradiças para portas são:

  • Dobradiça com anel;
  • Dobradiça com pino
  • Tipo pivotante;
  • Tipo leme;
  • Dobradiça de mola;
  • Dobradiça contínua ou de piano.

A manutenção das dobradiças acontece quando se nota dificuldades de abertura ou rangidos na porta. Quando isso acontece o mais aconselhável é usar um lubrificante adequado, ele ajudará na normalização.

Guarnição de porta

Sabe a moldura da porta? Então, ela tem um nome: guarnição. Ela é essencial para quem está reformando agora, pois ajuda a trazer mais uniformidade e funcionalidade. Ela pode ser feita de diversas formas e tem diferentes tipos, os mais comuns são: metal, plástico, PVC, concreto, compensado de madeira, ou, até madeira sólida.

Roldanas para porta de correr

As roldanas são as responsáveis pelo pleno funcionamento da porta de correr. Elas são uma espécie de rodinha instalada na porta, e existem dois tipos: o fixo e móvel. O fixo não possui um movimento de translação, já o móvel possui esse movimento. É comum que esses diferentes tipos sejam usados em associação.

Como enfeitar sua porta

Trazer mais personalidade para sua porta pode acontecer de diferentes maneiras. Para as entradas, você pode investir em um tapete capacho. Além de dar esse ar de personalidade, ajuda na limpeza dos ambientes internos. 

Já para os ambientes internos e externos, os enfeites de porta, como batedores ou guirlandas, são perfeitos para trazer esse toque a mais de beleza. Basta usar sua criatividade na escolha!

Com essas dicas, você poderá escolher os melhores tipos de portas para a entrada de sua casa. Combine seu estilo com a funcionalidade e se jogue!

Este conteúdo foi produzido em parceria com a Westwing.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Portas de entrada para deixar sua casa elegan...

Portas de entrada para deixar sua casa elegante

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies