Seja como efeito estético, ou pela flexibilidade de separar ou integrar ambientes, o fato é que as portas de correr se consolidaram como solução popular na arquitetura de interiores.
Hoje, existe uma infinidade de estilos que podem ser aplicados em qualquer projeto. Caso esteja em dúvida sobre o melhor tipo para você, no conteúdo abaixo, mostraremos vários modelos e ideias de projetos.
Confira:
Quais as vantagens de uma porta de correr?
As portas de correr são ótimas para quem deseja versatilidade. Um dos usos comuns é como divisória móvel em ambientes integrados. Assim, em um simples movimento de abrir e fechar, você recria setorizações. Elas aparecem também, muito comumente, em móveis, como armários e guarda-roupas.
Além disso, o modelo faz sucesso em apartamentos pequenos, pois não exige o mesmo espaço que uma porta convencional. Entre outras vantagens, aparecem ainda a fácil instalação e melhor custo benefício quando comparadas a portas comuns.
7 inspirações de portas de correr
Abaixo, você confere sete tipos de porta de correr para a sua casa:
1 Porta de correr de madeira
A porta de correr de madeira funciona bem em ambientes internos. Por exemplo, para setorizar uma sala de jantar. Como fator decorativo, a madeira aquece os espaços.
Quando executada em madeira, um material sólido, a porta de correr fecha completamente o ambiente. É ideal para casos em que a integração deve ocorrer apenas em alguns momentos.
2 Porta de correr de vidro
Já a porta de correr de vidro funciona bem para separar ambientes internos de externos. O vidro é o melhor amigo daqueles que gostam de observar a paisagem no entorno do lar. Além disso, a porta de correr em vidro proporciona maior amplitude e profundidade do ambiente; sensação de casa arejada e ampla entrada de luz natural.
3 Porta de correr para integração total
No projeto acima, a porta de correr permite a completa integração entre as áreas interna e externa. Repare que foi prevista uma alvenaria para recolher todas as lâminas da porta - que, quando fechada, mais parece uma parede. Desse modo, a área da piscina é ampliada quando necessário - perfeito para festas e receber convidados.
4 Porta de correr na entrada principal
Se for apostar na porta de correr logo na entrada, vale incrementar a fachada da casa com estruturas como o espelho d’água, no projeto acima. Outra possibilidade é criar um caminho arborizado até a porta e assim garantir a sensação de contato com a natureza, por exemplo.
5 Portas de correr no painel de marcenaria
As portas de correr podem integrar também o painel de marcenaria, como exibido no projeto acima. Nesse caso, o morador consegue fechar a área íntima do apartamento, deixando livre acesso apenas para a varanda gourmet e sala de estar integradas.
6 Porta de correr espelhada
Em projetos com ambientes integrados, a porta de correr pode ajudar muito na setorização de espaços, principalmente quando o morador busca privacidade. No projeto acima foi escolhida uma porta de correr espelhada, que está em total harmonia com a decoração do apartamento.
7 Porta de correr de serralheria
Tendência forte na decoração, as portas de correr de serralheria podem aparecer entre sala e cozinha, como no projeto acima. Nesse caso, ela ajuda a conter cheiros e fumaça da cozinha e, devido ao vidro em sua estrutura, não bloqueia propagação de luz ambiente.
Vale ressaltar que é muito importante contar com o auxílio de um profissional especializado para fazer as mudanças em casa. No entanto, lembre-se de selecionar algumas referências no Archtrends para ajudar nas suas escolhas.