Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Porcelanato preto - Ambientes sofisticados e elegantes

Porcelanato preto

Para quem quer levar elegância e sofisticação aos ambientes, porcelanato preto é uma boa opção de revestimento (Projeto: Martin Corullon)

Investir em uma decoração com porcelanato preto certamente é um bom negócio. Afinal, o produto é durável e fácil de limpar. Já a cor é clássica e atemporal.

O preto ainda é elegante, remetendo à seriedade e à sofisticação. É ideal tanto para ambientes simples quanto elaborados.

Tal versatilidade também aparece nas aplicações do porcelanato preto. Ele pode estar no piso, nas paredes, formando um painel ou revestindo uma lareira, por exemplo.

Sem falar que é possível estar dentro e fora de casa. Basta escolher o acabamento correto, de acordo com o local.

Quer entender melhor as vantagens do porcelanato preto e conferir inspirações de ambientes com produtos assim? Acompanhe a leitura!

O que o preto significa e transmite?

Porcelanato preto, significado
Preto é cor sóbria que passa seriedade e elegância (Projeto: Marcus & Ivane Barbosa / Foto: Xico Diniz)

O preto é a cor mais escura entre as que conhecemos. É o resultado da mistura entre vermelho, amarelo e azul. Como é marcante, impõe respeito.

Pode remeter à elegância, ao luxo. Repare que, em muitos casos, as marcas o usam para comunicações ou produtos sofisticados.

Quando falamos em decoração, o porcelanato é uma das alternativas para incluí-la nos ambientes.

No entanto, para despertar as sensações específicas que essa cor possa transmitir, é fundamental entender a interferência de outras cores e objetos.

O que também contribui é o estilo do porcelanato preto. Afinal, ele é capaz de aparecer com diferentes formatos, texturas e acabamentos.

Pode ser polido e reproduzir mármore; ser natural e ter aspecto de concreto; entre muitas outras possibilidades.

Leita também

Quais são as vantagens de usar porcelanato preto na decoração?

Porcelanato preto, vantagens
Entre as vantagens do porcelanato preto está a facilidade de limpeza (Projeto: Portobello)

Além de bonito, o porcelanato preto apresenta outras vantagens para a decoração de ambientes internos e externos, sejam eles comerciais ou residenciais. Conheça as principais:

Quais são os cuidados de usar preto na decoração?

Porcelanato preto, cuidados
Porcelanato preto requer cuidados para não deixar ambiente escuro demais (Projeto: Portobello)

O preto pode ser “pesado”, deixando o ambiente melancólico ou escuro. Portanto, você precisa ficar de olho em alguns pontos no projeto com porcelanato nessa cor.

Por exemplo, para alongar o espaço, use o revestimento na parede de fundo. Isso faz com que ela pareça “apagada”, dando a impressão de que o comprimento é maior do que realmente é.

No entanto, caso o ambiente não tenha boa iluminação, tome cuidado com o uso do porcelanato preto, pois ele pode escurecer ainda mais.

Em situações assim, é possível aplicar o revestimento somente no piso ou nas paredes, combinando com cores claras como branco e bege.

O mesmo acontece em ambientes pequenos. O ideal é não abusar do preto, pois eles podem parecer ainda menores.

Entretanto, o uso do porcelanato escuro é bem-vindo, desde que não seja de forma predominante. Além disso, valorizar a luz natural pode clarear o espaço.

Outra dica para ambientes menores é preferir porcelanatos em grandes formatos ou Lastras. Isso também vai ajudar a dar sensação de amplitude.

Como combinar o porcelanato preto?

Porcelanato preto, como combinar
Até mesmo fachadas podem receber porcelanato preto (Projeto: Portobello)

Por ser neutro, o preto pode ser usado com praticamente qualquer outra tonalidade. Tudo vai depender da decoração escolhida para o ambiente.

Para você ter uma ideia de como combinar essa cor, reunimos e descrevemos alguns dos estilos mais usados a seguir.

Industrial

Em um espaço com decoração industrial, dá para usar porcelanato preto tanto no piso quanto na parede. Contudo, o ideal é que ele não tenha acabamento polido.

Uma dica é dar preferência ao revestimento que reproduz concreto. Afinal, esse é um material que tem tudo a ver com a estética industrial.

Para combinar, é possível usar porcelanato cinza ou branco, por exemplo. Outra ideia são os tijolinhos, que também colaboram com o estilo.

Quanto aos móveis e objetos de decoração, podem ter linhas retas e detalhes em metal. Você ainda pode escolher alguns itens coloridos para se destacar.

Moderna

Porcelanato preto, decoração moderna
Contraste é um das características da decoração moderna (Projeto: Daniele Mais)

O porcelanato preto também tem tudo a ver com a decoração moderna. Afinal, esse é um estilo que preza pela simplicidade e pela funcionalidade.

Sendo assim, usa muitas cores neutras e fáceis de combinar, como é o caso do preto, do branco, do bege, do cinza e do marrom.

Para ter uma decoração moderna, trabalhe no contraste. Nesse sentido, usar porcelanato preto em combinação com branco ou bege pode ser um ótimo caminho.

porcelanato preto com madeira
Porcelanato preto no backsplash da cozinha faz contraponto com a madeira (Projeto: Lana / Foto: Mariana Koentopp)

Rústica

Cores escuras, como em um porcelanato preto, tendem a deixar os ambientes mais acolhedores. Sendo assim, são uma boa escolha para espaços como quartos e salas de estar.

Um estilo de decoração que tem tudo a ver é o rústico. Nele, a madeira predomina, seja em revestimentos, móveis ou objetos.

Você também pode usar outros materiais e cores para personalizar o décor. É o caso do porcelanato preto, que chega para tornar o espaço mais aconchegante e intimista.

Vintage ou retrô

O porcelanato preto também pode aparecer em uma decoração vintage ou retrô. 

Esses estilos são ideais para quem prefere um visual com peças antigas, devidamente preservadas, ou novas, mas com uma estética que remete ao passado.

Tons sóbrios e vibrantes podem se misturar, deixando os espaços lúdicos. No entanto, uma característica interessante é o uso de porcelanatos preto e branco em uma mesma superfície.

Como usar o porcelanato preto na decoração?

Nas linhas a seguir, confira alguns projetos que usam porcelanato preto para se inspirar.

Bancada com porcelanato preto

Porcelanato preto, bancada
Em cozinhas, bancada preta é opção elegante (Projeto: Marila Filártiga e Beto Gebara)

Muita gente não sabe, mas é possível usar porcelanato preto para revestir outras superfícies além de paredes e pisos. Também dá para criar móveis, como bancadas e mesas.

É o caso do projeto acima, que traz decoração preta e revestimentos marrons, tornando o espaço ainda mais sofisticado.

A mesa reproduz cimento e leva modernidade à cozinha. Como o preto e o marrom são tons próximos, o ambiente apostou em diferentes texturas e acabamentos para diferenciá-los.

Sofisticação com porcelanato preto marmorizado

Porcelanato preto, mármore
Reprodução de mármore preto é pura elegância (Projeto: Portobello)

Versátil, o porcelanato preto pode aparecer em qualquer lugar. Como mencionamos anteriormente, tudo vai depender do seu acabamento.

No caso de pisos de ambientes molhados, como banheiros e cozinhas, o ideal é preferir o porcelanato natural (o porcelanato polido pode ser aplicado nas paredes desses ambientes). Já para áreas externas, o melhor é o porcelanato EXT. 

Agora, para as paredes ou para o piso de espaços como salas, quartos e corredores, é possível usar o porcelanato polido.

Este último costuma ser a preferência de quem quer um ambiente requintado. Com brilho imponente, ele pode revestir até mesmo bancadas e balcões, como acontece no projeto acima.

Quarto all black

Porcelanato preto, all black
Porcelanato preto aparece em superfícies de quarto aconchegante (Projeto: Portobello)

O ambiente escuro é interessante em quartos, já que favorece o relaxamento. Contudo, um ponto importante é a valorização da iluminação natural, que é uma forma de levar mais vida ao espaço.

Inspirado no minimalismo dinamarquês, o projeto acima reúne as origens da pureza estética, da funcionalidade e da simplicidade formal.

Aliás, a decoração brinca com diferentes tipos de porcelanato preto para quebrar a monotonia. Eles são responsáveis por adicionar informação ao ambiente.

No piso, a reprodução é de cimento. Já na parede ao fundo, a cerâmica tem aspecto de metal. Outro detalhe interessante é a cabeceira com textura que remete ao couro, que leva sofisticação e conforto.

porcelanato preto na piscina
O porcelanato preto também pode ser usado em piscinas contemporâneas (Projeto: Portobello)

Gostou de saber mais sobre o porcelanato preto? Confira diversos produtos nessa cor e escolha o melhor para o seu projeto. Acesse o site da Portobello!

Sair da versão mobile