Um dos tipos de revestimentos mais famosos e usados, o porcelanato é conhecido por sua variedade, versatilidade e beleza. O porcelanato extrafino é mais uma das possibilidades e pode ser usado para transformar ambientes, trazendo modernidade e praticidade. Além disso, ele apresenta características muito vantajosas para quem deseja fazer uma reforma e não quer se preocupar com sujeira e quebradeira.
Para este post, separamos algumas características e vantagens do material, tendências, possíveis utilizações e alguns motivos para apostar no revestimento. Quer conhecer mais sobre o porcelanato extrafino? Continue a leitura!
O revestimento
Assim como outros tipos de porcelanato, o extrafino é um material feito com alta tecnologia e que pode ser usado em vários locais. Ele passa por processos químicos com aditivos, que o deixam ainda mais resistente, durável e homogêneo. Sua espessura é reduzida, e pode variar entre 3 e 6mm — enquanto o porcelanato comum, geralmente, varia entre 8 e 12mm.
As placas são mais leves e de prático assentamento, e com acabamento retificado, permitem que o rejunte fique menos aparente.
Há uma variedade no tamanho e formato das peças, proporcionando a aplicação no chão e nas paredes. Outra possibilidade é a personalização de nichos e móveis, porém, levando em consideração as características técnicas para realizar esse tipo de obra. Acesse o manual e conheça todas as especificações do produto.
6 motivos para apostar no extrafino
1. Instalação fácil e possibilidades para reformas
Durante uma reforma, a troca de piso e de portas é uma grande preocupação para arquitetos e engenheiros. O porcelanato extrafino soluciona facilmente alguns problemas.
O primeiro ponto é a facilidade de instalação do material sobre outros pisos. Justamente por sua espessura, o extrafino é muito utilizado para cobrir superfícies sem a necessidade de retirar as peças anteriores, pois permite a sobreposição sem grandes alterações na altura do piso.
É preciso considerar que a superfície que será coberta deve estar nivelada, limpa e sem imperfeições, como buracos e partes quebradas — tudo para fazer com que a peça realmente tenha a durabilidade esperada. Normalmente, pequenas deformidades podem ser eliminadas com argamassa colante, que deve ser aplicada e nivelada antes da instalação do porcelanato. Pisos naturais, como os de madeira, exigem avaliação de um profissional da área.
A sobreposição também evita outro problema comum, que é a troca das portas, em consequência da diferença na altura do piso. Ou seja, o porcelanato extrafino, na maioria dos casos, pode sobrepor o piso antigo sem aumentar muito o vão entre a extremidade da porta e o piso.
2. O tamanho das peças
Na Portobello, as placas dos porcelanatos extrafinos são retangulares e podem ser encontradas nas dimensões 120x250, 30x120, 60x120, 20x120 e 100x300cm. São cortadas com maior facilidade por serem mais finas e, dependendo da paginação das peças, podem gerar menos resíduos.
3. Fácil limpeza e conservação
A faxina após a aplicação e a limpeza cotidiana são o diferencial para a sua peça durar mais e manter a qualidade intacta. Apesar de o material absorver pouquíssima água, produtos de limpeza possuem substâncias abrasivas que afetam a durabilidade da peça, danificando e alterando as características do revestimento.
Após a instalação, os resíduos maiores devem ser retirados com uma vassoura. Para os materiais mais finos e poeiras, o indicado é utilizar apenas um pano úmido com água e produtos indicados pelo fabricante, como saponáceos. Uma dica: para tirar manchas de tinta, são utilizados solventes orgânicos ou detergentes ácidos, como tíner ou aguarrás.
No dia a dia, a limpeza é bem fácil e prática. O primeiro passo é varrer o piso com uma vassoura de cerdas macias. Depois, é só passar um pano umedecido em uma solução feita com uma colher de sopa de sabão neutro ou detergente em cinco litros de água. E a última parte é secar o piso com um pano seco.
4. Possibilidades de uso
Como já sabem, o porcelanato é tendência! Pode ser aplicado em todos os ambientes da casa — e no exterior também —, tendo espaço em móveis e em paredes. Vale levar em consideração as características estéticas e técnicas para fazer a melhor escolha.
Por exemplo, para corredores e áreas movimentadas, você deve avaliar a resistência mecânica, a absorção de água e o escorregamento. Banheiros e áreas de serviço (considerados molhados) devem ter pisos resistentes à umidade e menos escorregadios, para garantir a segurança.
O porcelanato extrafino é três vezes mais leve que o porcelanato convencional e possui flexibilidade, possibilitando o assentamento em fachadas curvas (no mínimo 6 metros de raio).
O item também se transformou em peça de decoração e confere um visual moderno e sofisticado. Uma tendência bastante atual é investir no porcelanato extrafino em bancadas de cozinha, escritórios ou em cabeceiras de cama, por exemplo, realizando o assentamento apoiado de uma base ou estrutura já pronta.
5. Preço Acessível
O custo-benefício que o porcelanato extrafino oferece é mais um diferencial. Além de as peças serem duráveis e versáteis, o preço é bem mais em conta se comparado a outros tipos de revestimentos e a materiais similares, como carpaccio de pedra, concorrente bem mais caro.
6. Tendências
A última aposta dos arquitetos é investir no porcelanato para dar um ar moderno e chique a espaços inusitados, como na cabeceira de camas, em escritórios, em quartos e em salas de jantar. A peça se tornou um artigo de decoração e compõe muito bem o ambiente.
Há uma variedade no tamanho e formato das peças, proporcionando a aplicação no chão e nas paredes. Outra possibilidade é a personalização de nichos e móveis, porém, levando em consideração as características técnicas para realizar esse tipo de obra. Acesse o manual e conheça todas as especificações do produto.
Como já mencionado antes, a espessura muito fina do porcelanato faz com que ele seja ideal para aplicação em bancadas e na parede, funcionando como um papel de parede. O visual alcançado é clean, aconchegante, moderno e, também, sofisticado.
Tons mais escuros e padrões que simulam pedras e concreto estão muito em alta no mercado e podem ser utilizados em todos os ambientes. Móveis claros, metalizados e de madeira combinam muito com esses tipos de revestimentos.
Os que remetem a mármores e a pedras claras deixam o ambiente ainda mais aconchegante e clássico. Cômodos pequenos ficam mais abertos e iluminados com porcelanatos claros, junto de móveis amadeirados e com uma pegada industrial e moderna.
O porcelanato extrafino é mais uma opção para revestir praticamente todos os espaços da casa, apresentando um ótimo custo-benefício, sem deixar a beleza de fora.
E aí? Gostou do conteúdo? Entre em contato com a nossa equipe para saber mais detalhes sobre o porcelanato extrafino e outros produtos!