Porcelanato em grande formato dá cara nova para apartamento no Rio
Sustentáveis, imponentes e resistentes, o porcelanato apresenta alternativas de aplicação em pisos, paredes e bancadas, criando uma atmosfera clean e urbana. Os produtos disponibilizados em grande formato, com peças de 90x90cm, 60x120cm ou 60x180 cm, deveriam ser regra geral para toda obra, porque garantem acabamento fino, uma vez que reduz a quantidade de corte, de juntas e rejuntes.
Além disso, os grandes formatos podem mostrar melhor os veios da madeira ou o efeito da pedra ou cimento, por exemplo. A opinião do arquiteto Fabiano Prates Ravaglia, fundador do FPR Studio no Rio de Janeiro – RJ, reforça a qualidade e versatilidade do porcelanato em grande formato.
Apreciador de um estilo com ares mais industriais e urbanos, Ravaglia apresenta um projeto no bairro de Botafogo – RJ. Um apartamento com apenas 55m², onde a proprietária, uma servidora pública, pediu prioridade para o ‘bem estar’, porque desejava receber a família com conforto.
O número de ambientes foi mantido. O hall de entrada e banheiro social foram demolidos e se transformaram em banheiro suíte. Além da parede do corredor, que, quando removida, permitiu a integração com o living.
Após enfrentar desafios, durante os três meses de reforma total, como encanamento em ferro e quatro camadas de pisos sobrepostos, incluindo uma de carpete no meio, o resultado foi um apartamento com cara de casa. Com a personalidade da cliente presente e valorizada. Um apartamento urbano, contemporâneo, com um toque rústico e romântico. “Tem um pouco de tudo, porém, com equilíbrio”, pontua.
A proposta para esse projeto era criar um ambiente com aparência clássica, porém com uma releitura contemporânea. A Linha Travertino Navona Bianco foi instalada na versão natural, e garantiu a sensação de um ambiente elegante e atemporal.Além da tonalidade em bege, que aquece o ambiente, deixando-o bem confortável.
Graças ao grande formato 60X120cm, a composição ganhou com a estética visual. As peças dão a impressão de amplitude ao cômodo por ficarem bem próximas umas das outras, o que proporciona a sensação de continuidade. Outra vantagem é exigir uma quantidade menor de rejunte no momento da instalação.
As paredes receberam porcelanatos em texturas, cores e formatos diferenciados. Para compor ainda mais a decoração exclusiva do apartamento, tijolinhos da Linha Liverpool foram instalados na cozinha. O produto trouxe cor para o mobiliário todo branco e uma paginação nova, que proporciona a curiosidade no olhar. Os banheiros, o degradê de cores da linha Chez Moi é o destaque, tanto pela forma como pela composição, com combinações de cores inusitadas sobre uma base neutra nas demais paredes.
A decoração é minimalista, com poucos acessórios decorativos para que a arquitetura e as soluções encontradas fossem mais visíveis. De visual contemporâneo sem perder as referências afetivas da infância no interior de Minas Gerais, o apartamento traz memórias na cortina de crochê e na casca de tijolo de demolição, por exemplo.
Fabiano Ravaglia explica que procura não criar fórmula que possa ser replicada. Gosta de trabalhar de maneira mais despojada e flexível, respeitando a individualidade de cada cliente. Admira o trabalho de arquitetos como Marcio Kogan, Isay Weinfeld, Maurício Arruda, Bel Lobo, Ivan Rezende, Felipe Hess, Guilherme Torres, Leo Romano e Paola Ribeiro, e confessa, que no final, os projetos se transformam num mix bem amplo de diversos estilos.
Para o profissional, que possui perfil no Archtrends, o porcelanato está conquistando cada vez mais espaço na decoração, antes restrito à piso e parede. “Agora, substituindo bancadas, revestindo até o teto e com linhas decorativas já avançando para os quartos. Não há mais limites para o produto”, ressalta.
Opções de porcelanatos em formato grande
O porcelanato com aparência de mármore, especialmente em grande formato, sempre vai bem com uma marcenaria bem executada, textura de cimento queimado claro ou tinta cinza nas paredes. Caso a escolha seja pela reprodução em madeira no piso, as paredes podem ser trabalhadas com reproduções de pedra, cores color block ou até cimento. Piso com padrão cimento deixa qualquer ambiente bonito, com ares urbanos e livre para criar o que quiser.
Versáteis e luxuosos, as reproduções em mármore transitam por diversos estilos. Do minimalista ao mais elaborado. Oferecidas em grande formato, as Linhas Silos, Brasília, Thor, Nord, Gibraltar, Artsy, Burlington, Cottage, Pierres e Karst, exalam sofisticação.
Para conferir mais conteúdos e combinações com revestimentos em grandes formatos, acesse www.portobello.com.br.