Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Porcelanato claro amarela com o passar do tempo?

O porcelanato claro não amarela, desde que cuidados com a limpeza e a manutenção sejam tomados. Na imagem, piso e parede com Bianco di Lucca, da Portobello (Projeto: Portobello S.A.)

Muitas pessoas, ao escolherem um revestimento para suas casas ou empresas, têm receio em relação a como esse material se comportará com o passar dos anos. Uma dúvida bem comum é se o porcelanato claro amarela com o tempo. 

Nós já adiantamos que isso não acontece. No entanto, é fundamental tomar alguns cuidados durante a limpeza do seu produto, para que ele mantenha a beleza. Quer saber mais? É só continuar a leitura deste artigo! 

O porcelanato claro pode ser usado em diversos ambientes, mas é importante conferir a indicação de local de uso. Nesse banheiro, foi usado o Calacatta Blanc, da Portobello, no piso e na parede
O porcelanato claro pode ser usado em diversos ambientes, mas é importante conferir a indicação de local de uso. Nesse banheiro, foi usado o Calacatta Blanc, da Portobello, no piso e na parede (Projeto: Portobello S.A.

Porcelanato claro amarela? 

Não, o porcelanato claro não amarela, por se tratar de um material que é sintetizado a uma temperatura muito alta. Esse processo garante que o revestimento não mudará de cor com o passar do tempo. 

Justamente por isso, é um produto versátil, com opções que podem ser usadas em fachadas, áreas externas descobertas e locais que sofrem com a ação de intempéries, como chuva, vento etc. 

No entanto, você sempre deve respeitar a indicação de uso do porcelanato, garantindo que o material que está comprando é adequado ao local onde pretende instalá-lo. 

Assim, podemos perceber que essa opção é diferente dos materiais naturais, como a madeira, que pode acabar amarelando com a exposição ao sol. 

Porcelanatos podem ficar encardidos com o tempo? 

O porcelanato não retém sujeira. O que pode acontecer é ele ficar com sujidades em locais nos quais a manutenção não é adequada ou frequente. 

Por exemplo, em uma sala com tapete. Na área sem a peça, a limpeza é feita com frequência. Debaixo dela, não é realizada sempre. 

Nesse espaço embaixo, o porcelanato poderá aderir um pouco de sujeira devido à falta de higienização, ficando com uma tonalidade diferente do restante do ambiente. 

Portobello Responde: Porcelanatos claros amarelam com o tempo?

Como fazer a manutenção e a limpeza do porcelanato claro? 

A correta higienização é a melhor aliada do seu porcelanato claro, deixando-o bonito por mais tempo. 

No dia a dia, use uma vassoura de cerdas macias ou um aspirador de pó com bico de escova (que não arranha) para retirar as sujeiras soltas.  

Na sequência, faça a limpeza da superfície com um pano úmido em uma solução de água e detergente. Finalize com um pano seco para evitar manchas. 

A solução pode ser na proporção de uma colher de sopa de detergente para 5 l de água. 

Como remover manchas 

Se o seu porcelanato claro está manchado, use CIF ou Veja Cloro ativo diluído em água. Esfregue o local com uma esponja macia. Por fim, enxágue, evitando deixar resíduos de espuma no revestimento. 

Sempre que for usar esses ou outros saponáceos cremosos, prefira a versão neutra. 

A diluição pode ser de 1/10 a 1/30, ou seja, uma parte de produto para nove partes de água ou uma parte de produto para 29 partes de água.  

Importante! Não diluir os produtos ou aplicá-los diretamente sobre o porcelanato claro tende a causar mais manchas. 

No caso daquelas provocadas por giz de cera, graxa, óleo, lápis, ferrugem, vinho, café, suco ou refrigerante, o indicado é limpar com um solvente orgânico, como álcool, thinner ou acetona. 

Se na sua casa há algum morador alérgico a produtos de limpeza, use vinagre diluído em água. Ele não causa alergias, não mancha, não diminui o brilho e não danifica porcelanato claro. 

A limpeza correta faz toda a diferença na manutenção do porcelanato claro. Na imagem, banheiro composto com Mont Blanc na parede e Mont Blanc Caramel no piso, ambos da Portobello
A limpeza correta faz toda a diferença na manutenção do porcelanato claro. Na imagem, banheiro composto com Mont Blanc na parede e Mont Blanc Caramel no piso, ambos da Portobello (Projeto: Portobello S.A.

O que evitar 

Algumas coisas devem ser evitadas na manutenção do seu porcelanato, como:  

Gostou de conhecer os cuidados com o porcelanato claro? Confira mais dicas de limpeza e manutenção em nosso artigo completo sobre o assunto

Sair da versão mobile