02.06.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Giardino dei Tarocchi: um mundo mágico em meio à Toscana

calendar-blank-line
02.06.2021
Um jardim completamente inesperado no meio da paisagem Toscana, o parque temático proporciona um mundo lúdico e desperta o nosso instinto criativo. Confira todos os detalhes no post a seguir.
minutos de leitura

O Giardino dei Tarocchi é um parque temático da artista Niki de Saint Phalle - uma pintora, escultora e cineasta francesa - criado em Capalbio com a ajuda do seu marido, o escultor Jean Tinguely. A cidade está inserida na região da Toscana, na Itália e o Jardim encontra-se em meio a um olival, típico das paisagens desta área italiana.

Parque temático
Parque temático Giardino dei Tarocchi, na Itália (Imagem cortesia: Simone Ramella)

O projeto está espalhado em um espaço de aproximadamente dois hectares de terreno. Para estruturar o posicionamento das obras, a artista recebeu o auxílio dos arquitetos Mario Botta e Roberto Aureli. Este espetacular espaço aberto é povoado por 22 esculturas inspiradas nos arcanos maiores das cartas de tarô, algumas delas chegam até 15 metros de altura.

A ideia de trabalhar na criação de um parque temático repleto de criaturas fantásticas - uma espécie de "Jardim Mágico" pessoal da artista - surgiu do fascínio que Niki sentiu ao visitar, durante uma viagem a Barcelona, O Parc Güell, obra do grande arquiteto catalão Antoni Gaudí. Além do arquiteto espanhol, Niki também teria se inspirado no Parco dei Mostri di Bomarzo, na província de Viterbo, Lácio.

Parque temático
Outro ambiente do parque temático Giardino dei Tarocchi, na Itália (Imagem cortesia: Falk Lademann)

Entre arte e esoterismo, sonho e realidade, fragmentos de vidro e cerâmicas coloridas, o jardim e as suas esculturas nos levam a um mundo paralelo. O projeto foi construído entre 1979 e 1996, e por aqui passaram diversos artistas que trabalharam em colaboração como Pierre Marie, Alan Davie, Paul Wiedmer, entre outros. A combinação de cores das estátuas foi inspirada nas obras de grandes nomes reconhecidos pelo cromatismo como Matisse e Picasso.

Parque temático
Giardino dei Tarocchi, na Itália (Imagem: Pixabay)

Todas as armaduras das esculturas monumentais foram feitas com barras de aço soldadas, dobradas à força dos braços sobre os joelhos pelos homens da equipe.

As esculturas menores do jardim foram feitas em Paris com o auxílio do assistente de Niki, Marcello Zitelli. Eles realizaram os modelos primeiramente em argila, que depois foram reproduzidos em poliéster por Robert Haligon e seus filhos Gerard e Oliver. As esculturas de poliéster foram então revestidas com um mosaico de azulejos feitos com vidros de Murano.

Parque temático
Semelhança das cores e materiais com as obras de Gaudí (Imagem: Pixabay)

Dentro de uma das esculturas, encontramos um espaço inteiramente coberto por fragmentos de espelhos composto por um quarto, uma sala, uma cozinha e um banheiro. Este espaço, além de servir de lar para Niki por alguns anos, passou também a ser o laboratório onde se reuniam todos os que trabalhavam neste projeto. Lúdico e inspirador, não é mesmo?

Parque temático
Imagem do espaço que serviu como casa para Niki e laboratório de criação (Imagem cortesia: Sailko)
Parque temático
Imagem do espaço que serviu como casa para Niki e laboratório de criação (Imagem: M W por Pixabay)

Recentemente, o jardim passou por um olhar mais atento em relação ao seu terreno de inserção, onde os responsáveis decidiram respeitar o habitat natural da região, criando um diálogo entre natureza e esculturas.

Parque temático
Giardino dei Tarocchi, na Itália (Imagem cortesia: Riccardo)

O jardim está aberto para visitas entre abril e outubro, sempre das 14h30 às 19h30. Com certeza vale a pena inserir no seu roteiro toscano este parque temático incrível e inesperado onde a criatividade sempre vem à tona. Gostaram do post? Compartilhe com a gente!

Leia também: Gaudí: Os mistérios da sua arquitetura em Barcelona

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Giardino dei Tarocchi: um mundo mágico em me...

Giardino dei Tarocchi: um mundo mágico em meio à Toscana

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies