24.03.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Os encantos do Palau de La Música Catalana

calendar-blank-line
24.03.2021
Um lugar onde a música e a arquitetura se encontram, no melhor estilo do modernismo catalão. Confira!
minutos de leitura

Localizado no bairro gótico de Barcelona, o Palau de La Música Catalana é um dos símbolos do modernismo catalão (junto com todas as outras obras de Gaudí e outros arquitetos pela cidade). O teatro foi construído no começo do século XX e hoje é considerado patrimônio cultural.

O edifício do Palau de la Música foi projetado por Lluís Domenech i Montaner, considerado o pai do modernismo catalão e que também foi maestro de Antoni Gaudí. (Confira algumas das obras de Gaudí pela cidade de Barcelona aqui)

Vem conosco conhecer os encantos desse edifício em um tour completo:

A ENTRADA

Antes de entrar no edifício, a fachada aberta ao exterior conta com duas grandes entradas em formato de arco, por onde as carruagens tinham acesso. A entrada é composta por diferentes materiais que se mesclam em harmonia e compõe essa arquitetura típica do modernismo calatão: tijolo vermelho, cerâmica e pedra natural.

A ESCADA DE ACESSO PRINCIPAL

Uma das principais inspirações do interior do teatro é a natureza. No modernismo catalão não há formas retas, somente redondas, torcidas, replicas de elementos da natureza, muita decoração e mescla de diferentes materiais e cores. É possível identificar essa estética na grande escada principal de acesso ao teatro: um exemplo são as flores esculpidas por todos os detalhes das paredes e parapeito da escada. No Palau de la Música Catalana há mais de duas mil representações de diferentes flores esculpidas.

SALA LLUÍS MILLET

A Sala Lluís Millet está localizada no primeiro andar depois de subir a escada principal. É uma sala de descanso e encontro social que antecede o salão principal do teatro. Leva o nome do fundador, o Orféu Catalão. Seu interior transita por três estilos arquitetônicos. O teto possui estilo gótico, no qual uma grande luminária elétrica neogótica toma a cena do espaço, pesando mais de 300kg.

VARANDA DA FACHADA PRINCIPAL

A varanda da fachada principal do Palau de la Música Catalana se dá através da Sala Lluís Millet. Destaca-se pelas 14 colunas revestidas em mosaico e cerâmica de várias cores.

SALA PRINCIPAL DE CONCERTOS

Finalmente chegamos ao grande espaço principal do teatro onde acontecem os concertos de música. É um amplo espaço com três andares e dois níveis de mezaninos, todos possuindo uma ampla vista para o palco, abrigando 2.100 lugares ao total. Essa grande sala foi projetada através dos mais diversos materiais como: mármore, pedra, azulejo, vidro, ferro, vitrais e esculturas.

Mas o destaque principal foi para a grande claraboia no centro do edifício, projetada por Lluís como se fosse um grande lustre-vitral. Esse elementos conectam o interior com o exterior. Durante o dia, a luz que entra sobre o vitral ilumina o interior de uma maneira mágica e, durante a noite, parece um grande lustre iluminado em formato de gota que cai sobre o interior do espaço. Apesar do seu peso, aparenta ser muito leve e leva um degradê de cores do azul ao amarelo.

O ÓRGÃO

Um grande órgão está localizado aos fundos do teatro e acima do palco. É um dos grandes símbolos de Palau de La Música Catalana. Somando mais de 3.700 tubos, possui estilo romântico e é um dos poucos que ainda restam na Europa e mantém-se ativo fora de uma igreja.

O CAFÉ

Ao terminar o tour, voltamos para o hall de entrada, onde mais ao fundo fica localizado um café. O café permanece ativo durante o dia para os moradores mesmo se não há concertos. É também um refúgio de descanso com uma arquitetura de interiores incrível.

Desde a sua construção até hoje, o Palau de La Música Catalana foi palco para concertos de músicas de vários estilos e grande nomes da música de todos os tempos. As reformas e restaurações permitiram manter a sua história e arquitetura, revivendo o modernismo catalão e promovendo a música e a cultura.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Os encantos do Palau de La Música Catalana...

Os encantos do Palau de La Música Catalana

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Palau foi palco para Bach??? Como assim? Quando? Bach é dos anos 1600....não entendi..

    1. Olá, Olivia,

      Agradecemos muito a sua indagação, checamos a data da construção e não corresponde a afirmação colocada pela colunista. Já fizemos a edição.

      Grande abraço,
      Equipe Archtrends Portobello

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies