26.07.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Uma galeria de arte perdida no meio de uma pequena vila na Espanha. Já imaginou?

calendar-blank-line
26.07.2019
Palau de Casavells é o nome de uma galeria de arte situada no meio de uma vila no interior da Espanha. Combinando arte e história em um só lugar.
minutos de leitura
Palau de Casavells
Interior de uma das salas mais amplas e principais da galeria de arte. Toda a estrutura e revestimentos da edificação foram mantidos como era antigamente. Foto: Barbara Cassou

O pequeno Pueblo de Corçà, na região de Baix Empordà, na Espanha, é como qualquer outra vila histórica da região. Poucas casas, a maioria de pedra, ocupam apenas 16 km² da vila, abrigando aproximadamente mil pessoas.

O que torna essa pequena vila tão especial no interior da Espanha é que uma dessas casas de pedra abriga uma galeria de arte renomada na Catalunha: o Palácio de Casavells. Essa edificação histórica, de origem no século 16, até hoje mantém suas características arquitetônicas.

O espaço de 3 mil m² foi totalmente restaurado para servir de cenário às obras de arte contemporânea, trazendo o mais belo contraste entre a antiguidade arquitetônica e a arte contemporânea atual.

Palau de Casavells
Entrada principal da galeria, onde foram mantidas as pedras originais da edificação. Foto: Barbara Cassou

A entrada da casa parece uma gruta de pedra que dá acesso para diversos cômodos, que abriga as exposições. O jardim externo ganha destaque por ter a cor rosa predominante nas paredes exteriores, tronco da árvore e pedrinhas no chão.

É interessante como a galeria expõe as pinturas e esculturas por toda parte da edificação, até mesmo na sacada. No pátio interno e sótão ficam as exposições, e cada uma delas de uma forma detalhada e especial.

Palau de Casavells
O sótão da casa também serve de exposição para as obras de arte. Foto: Barbara Cassou
Palau de Casavells
Jardim externo todo cor de rosa. Foto: Barbara Cassou

O acervo do Palau de Casavells conta com artistas residentes como Manolo Ballesteros, Maria Yelletisch, Andrea Torres, entre outros. E artistas convidados como Peter Zimmermann, Alex Katz, Laurent Martin (Lo), além de abrigar uma obra do renomado artista Joan Miró.

A galeria de arte também conta com móveis e artigos de decoração antigos, do século 18 e 19, como bancos, cadeiras, cômodas, armários e vasos. E está constantemente rotacionando as exposições de obras de arte e antiguidades.

O Palau de Casavells possui uma equipe de designers de interiores da GMA Projects, onde se assinam projetos para quem busca decorar a sua casa.

Palau de Casavells
Outra sala de exposições abrigando quadros e móveis antigos. Foto: Barbara Cassou

Para chegar até a galeria é preciso ir de carro, ficando apenas 1 hora e meia de Barcelona. Perto da pequena vila em que situa-se está a cidade de Girona (segunda maior província da região da Catalunha), que também vale a pena a visita pelas belezas do seu centro histórico, bem parecida com a série americana de sucesso, Game of Thrones.

O Palau de Casavells é um grande exemplo de onde um espaço antigo pode ser o cenário ideal para um conceito atual e contemporâneo.

Palau de Casavells
Palau de Casavells mescla a arquitetura antiga com a arte contemporânea. Foto: Barbara Cassou

Gostou do conteúdo? Deixe-nos um comentário!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Uma galeria de arte perdida no meio de uma pe...

Uma galeria de arte perdida no meio de uma pequena vila na Espanha. Já imaginou?

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies