Uma galeria de arte perdida no meio de uma pequena vila na Espanha. Já imaginou?
O pequeno Pueblo de Corçà, na região de Baix Empordà, na Espanha, é como qualquer outra vila histórica da região. Poucas casas, a maioria de pedra, ocupam apenas 16 km² da vila, abrigando aproximadamente mil pessoas.
O que torna essa pequena vila tão especial no interior da Espanha é que uma dessas casas de pedra abriga uma galeria de arte renomada na Catalunha: o Palácio de Casavells. Essa edificação histórica, de origem no século 16, até hoje mantém suas características arquitetônicas.
O espaço de 3 mil m² foi totalmente restaurado para servir de cenário às obras de arte contemporânea, trazendo o mais belo contraste entre a antiguidade arquitetônica e a arte contemporânea atual.
A entrada da casa parece uma gruta de pedra que dá acesso para diversos cômodos, que abriga as exposições. O jardim externo ganha destaque por ter a cor rosa predominante nas paredes exteriores, tronco da árvore e pedrinhas no chão.
É interessante como a galeria expõe as pinturas e esculturas por toda parte da edificação, até mesmo na sacada. No pátio interno e sótão ficam as exposições, e cada uma delas de uma forma detalhada e especial.
O acervo do Palau de Casavells conta com artistas residentes como Manolo Ballesteros, Maria Yelletisch, Andrea Torres, entre outros. E artistas convidados como Peter Zimmermann, Alex Katz, Laurent Martin (Lo), além de abrigar uma obra do renomado artista Joan Miró.
A galeria de arte também conta com móveis e artigos de decoração antigos, do século 18 e 19, como bancos, cadeiras, cômodas, armários e vasos. E está constantemente rotacionando as exposições de obras de arte e antiguidades.
O Palau de Casavells possui uma equipe de designers de interiores da GMA Projects, onde se assinam projetos para quem busca decorar a sua casa.
Para chegar até a galeria é preciso ir de carro, ficando apenas 1 hora e meia de Barcelona. Perto da pequena vila em que situa-se está a cidade de Girona (segunda maior província da região da Catalunha), que também vale a pena a visita pelas belezas do seu centro histórico, bem parecida com a série americana de sucesso, Game of Thrones.
O Palau de Casavells é um grande exemplo de onde um espaço antigo pode ser o cenário ideal para um conceito atual e contemporâneo.
Gostou do conteúdo? Deixe-nos um comentário!