13.08.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Frascos antigos expostos na Officina Profumo Santa Maria Novella (Foto: Robert Kimberly)

Officina Profumo Santa Maria Novella, uma das farmácias mais antigas do mundo

calendar-blank-line
13.08.2021
Conheça todos os detalhes da farmácia que nasceu dentro de um convento e fez parte da história da família Medici. No post a seguir contamos sobre o lugar que funciona até hoje em Florença, na Itália.
minutos de leitura

A histórica Officina del Profumo di Santa Maria Novella - farmácia dedicada à criação de remédios naturais, cremes, chás, velas, fragrâncias e perfumes para ambientes – foi fundada por frades dominicanos em 1221 e aberta ao público desde 1612.

Detalhes da entra da Officina del Profumo di Santa Maria Novella, localizada na Via della Scala número 16 (Imagem: Luiza Vegini)
Uma das farmácia mais antigas do mundo (Imagem: Luiza Vegini)

Os Frades começaram a cultivar nos seus jardins ervas medicinais para utilizar na preparação de medicamentos e pomadas para a pequena enfermaria do convento, especialmente durante os períodos de epidemias. Com a fama dos produtos, eles resolveram comercializar na parte externa do local, próximo à praça da igreja Santa Maria Novella, em Florença, na Itália. 

A farmácia é um verdadeiro museu, além dos produtos maravilhosos, não tem como não admirar a arquitetura do lugar (Imagem: Luiza Vegini)

Uma empresa histórica considera também um museu, que possui a tradição e a inovação como as duas estrelas que guiaram os administradores da farmácia nos últimos anos. Um grande restauro em 2012 trouxe de volta para a oficina o seu tradicional esplendor e possibilitou a retomada da utilização do antigo maquinário. As matérias-primas empregadas são de alta qualidade e os mesmos métodos artesanais dos frades dominicanos são utilizados até hoje. A Officina possui uma atenção especial voltada para o setor de ervas e óleos que teve sucesso desde o início, com produtos de origem natural e não testados em animais.

Detalhes dos produtos expostos nos mobiliários tradicionais da farmácia (Imagem: Luiza Vegini)

Cada um dos artigos da farmácia poderia contar a sua própria história, como por exemplo a ‘’água da rainha’’, perfume que Caterina de Medici encomendou aos frades dominicanos em 1533 e foi levado para a França por ocasião do seu casamento com Henrique de Valois. O resultado foi surpreendente, um dos primeiros perfumes à base de álcool da história que graças às suas notas de bergamota, conquistou as cortes da França.


O menu de todos os produtos disponíveis em português (Imagem: Luiza Vegini)

A farmácia está dividida em várias salas, Antica Speziaria, reservada à venda e exposição dos produtos de 1612 a 1848, a histórica Sala de Vendas, reestruturada em 1848, e a Sala Verde onde é possível degustar alguns produtos da Officina. De dentro da farmácia podemos ver os pátios do convento dos frades dominicanos, mas atualmente eles não podem ser visitados.


As belíssimas salas que nos contam um pouco da história do lugar (Imagem: Luiza Vegini)

Nos dias de hoje os produtos continuam a ser comercializados e o espaço funciona como um museu vivo, uma vez que muitos dos armários, balcões e utensílios ainda são os originais e contam muitos anos de história.

Atualmente os produtos podem ser encontrados nos quatro cantos do mundo, desde os Estados Unidos até o Japão, Coreia e Indonésia. Officina del Profumo está pronta para enfrentar e se adaptar ao futuro, mas sempre valorizando e carregando em seus produtos as características originais das suas raízes. Gostaram do lugar? Vale a pena a visita deste lugar cheio de história!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Officina Profumo Santa Maria Novella, uma das...

Officina Profumo Santa Maria Novella, uma das farmácias mais antigas do mundo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies