02.06.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Obras da artista Martijntje Cornelia
Obras da artista Martijntje Cornelia (Foto: Ana Luiza Camargo)

Object Rotterdam 2022, parte 2

calendar-blank-line
02.06.2022
Confira a continuação da nossa visita pela feira Object Rotterdam 2022
minutos de leitura

A feira Object Rotterdam é realmente inspiradora! Cada ano, descobrimos o trabalho de algum designer novo e ideias extremamente criativas e surpreendentes. 

Ano passado também conferimos a feira e dividimos com os nossos leitores no post: Object Rotterdam 2021: uma feira para os amantes de arte, design, moda e arquitetura, vale a pena conferir a cobertura que compartilhamos na ocasião.

Esse ano pós-pandemia veio ainda mais cheio de novidades, por isso decidimos dividir esse conteúdo em 2 partes. A seguir, confira o que mais rolou por lá!

Feira Object Rotterdam 2022 exposição vasos
Feira Object Rotterdam 2022 (Foto: Ana Luiza Camargo)
Feira Object Rotterdam 2022 exposição
Feira Object Rotterdam 2022 (Foto: Ana Luiza Camargo)

Já imaginou esculturas feitas de açúcar? O trabalho da artista Martijntje Cornelia é supercurioso, ela cria esculturas e instalações feitas com algodão doce. Um processo muito original e com infinitas possibilidades. Martijntje cria instalações coloridas em espaços públicos, design funcional lúdico e também joalheria feita de açúcar.

Obras da artista Martijntje Cornelia
Obras da artista Martijntje Cornelia (Foto: Ana Luiza Camargo)

O algodão doce a fascina por causa das formas inesperadas que o material pode trazer. Quando o açúcar fofo é exposto em um determinado ambiente, se transforma em um material firme e robusto, como uma escultura. Essas inesperadas gradações na mudança do açúcar podem resultar em formas parecidas a um coral, por exemplo.

No quesito do design de joias, as irmãs gêmeas Roos e Geertje Eek, designers e fundadoras do Tweek Eek, encantaram a todos com a sua vasta coleção. 

Joias da Tweek Eek
Joias da Tweek Eek (Foto: Ana Luiza Camargo)

Nós tivemos a oportunidade de conversar com elas e entender um pouco sobre o processo criativo e a história por trás de sua marca. Roos tem experiência em metalurgia e Geertje tem experiência em design de produto. Devido a essas qualidades e à capacidade de combinar seus conhecimentos e habilidades, elas projetam e produzem de maneira única.

Estande super criativo da Tweek Eek
Estande supercriativo da Tweek Eek (Foto: Ana Luiza Camargo)

Elas utilizam máquinas que são originalmente usadas por carpintarias e indústrias de alta tecnologia para produzirem as suas peças e, desta forma, chegam a um design único e super autêntico. 

90% da matéria-prima das peças é proveniente de materiais residuais de fábricas de móveis e grandes indústrias. Chapas metálicas são transformadas em jóias superleves e delicadas.

As máquinas industriais e os materiais utilizados resultam em joias com um aspeto robusto em contraste com o seu design elegante. 

Disposição dos brincos da Tweek Eek
Disposição dos brincos da Tweek Eek (Foto: Ana Luiza Camargo)

Vimos outros estandes de designers que abordam a questão da sustentabilidade em suas criações. Conhecemos a Jana Flohr, uma das designers presente no estande da House of Thol, um grupo de profissionais que se dedicam ao design facilitador para um estilo de vida mais verde e sustentável. Jana nos apresentou a coleção Poma / Olera, composta por fruteiras de cerâmica feitas à mão e desenhadas para conservarem as frutas e legumes por mais tempo e evitar o desperdício dos alimentos.

Fruteira Patera Magna, design de House of Thol
Fruteira Patera Magna, design de House of Thol (Foto: Masha Bakker Photography)

A Jana nos explicou que, em média, 29% das frutas e legumes frescos que os consumidores da União Europeia compram acabam no lixo. A maior parte, 83%, é descartada devido ao amadurecimento excessivo, muitas vezes devido à falta de armazenamento decente e/ou manuseio descuidado, ou simplesmente devido ao esquecimento do que está em estoque.

O designer Thomas Linssen, moldando a cerâmica para a produção da série Poma / Olera
O designer Thomas Linssen, moldando a cerâmica para a produção da série Poma / Olera (Foto: Gaav Content)

As fruteiras consistem em uma tigela externa de terracota parcialmente envidraçada com compartimentos internos intercambiáveis ​​que permitem armazenar separadamente diferentes variedades de frutas e legumes.

Várias das tigelas internas vêm com tampas apropriadas para impedir que o etileno de amadurecimento se espalhe, com alças para manter o estoque facilmente acessível e oferecendo um pedestal para vegetais prontos para pegar. A tigela externa pode ser enchida com água através do bico do meio, a umidade evaporando através de suas paredes de terracota esfriará naturalmente a tigela e seu conteúdo. Incrível, não é mesmo?

Eventos como esses nos enchem de inspiração e nos sinalizam tendências que estão por vir nos próximos meses do universo do design, moda, arte e arquitetura. Estamos ansiosos para as próximas feiras de design - na semana que vem tem o Salone del Mobile em Milão. Vocês também? Então continuem nos acompanhando!  

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Object Rotterdam 2022, parte 2...

Object Rotterdam 2022, parte 2

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ana Luiza Camargo
Colunista
Correspondente internacional

Correspondente internacional Archtrends Portobello em Roterdã, na Holanda. Arquiteta e Urbanista, mestre em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies