Object Rotterdam 2022, parte 2
A feira Object Rotterdam é realmente inspiradora! Cada ano, descobrimos o trabalho de algum designer novo e ideias extremamente criativas e surpreendentes.
Ano passado também conferimos a feira e dividimos com os nossos leitores no post: Object Rotterdam 2021: uma feira para os amantes de arte, design, moda e arquitetura, vale a pena conferir a cobertura que compartilhamos na ocasião.
Esse ano pós-pandemia veio ainda mais cheio de novidades, por isso decidimos dividir esse conteúdo em 2 partes. A seguir, confira o que mais rolou por lá!
Já imaginou esculturas feitas de açúcar? O trabalho da artista Martijntje Cornelia é supercurioso, ela cria esculturas e instalações feitas com algodão doce. Um processo muito original e com infinitas possibilidades. Martijntje cria instalações coloridas em espaços públicos, design funcional lúdico e também joalheria feita de açúcar.
O algodão doce a fascina por causa das formas inesperadas que o material pode trazer. Quando o açúcar fofo é exposto em um determinado ambiente, se transforma em um material firme e robusto, como uma escultura. Essas inesperadas gradações na mudança do açúcar podem resultar em formas parecidas a um coral, por exemplo.
No quesito do design de joias, as irmãs gêmeas Roos e Geertje Eek, designers e fundadoras do Tweek Eek, encantaram a todos com a sua vasta coleção.
Nós tivemos a oportunidade de conversar com elas e entender um pouco sobre o processo criativo e a história por trás de sua marca. Roos tem experiência em metalurgia e Geertje tem experiência em design de produto. Devido a essas qualidades e à capacidade de combinar seus conhecimentos e habilidades, elas projetam e produzem de maneira única.
Elas utilizam máquinas que são originalmente usadas por carpintarias e indústrias de alta tecnologia para produzirem as suas peças e, desta forma, chegam a um design único e super autêntico.
90% da matéria-prima das peças é proveniente de materiais residuais de fábricas de móveis e grandes indústrias. Chapas metálicas são transformadas em jóias superleves e delicadas.
As máquinas industriais e os materiais utilizados resultam em joias com um aspeto robusto em contraste com o seu design elegante.
Vimos outros estandes de designers que abordam a questão da sustentabilidade em suas criações. Conhecemos a Jana Flohr, uma das designers presente no estande da House of Thol, um grupo de profissionais que se dedicam ao design facilitador para um estilo de vida mais verde e sustentável. Jana nos apresentou a coleção Poma / Olera, composta por fruteiras de cerâmica feitas à mão e desenhadas para conservarem as frutas e legumes por mais tempo e evitar o desperdício dos alimentos.
A Jana nos explicou que, em média, 29% das frutas e legumes frescos que os consumidores da União Europeia compram acabam no lixo. A maior parte, 83%, é descartada devido ao amadurecimento excessivo, muitas vezes devido à falta de armazenamento decente e/ou manuseio descuidado, ou simplesmente devido ao esquecimento do que está em estoque.
As fruteiras consistem em uma tigela externa de terracota parcialmente envidraçada com compartimentos internos intercambiáveis que permitem armazenar separadamente diferentes variedades de frutas e legumes.
Várias das tigelas internas vêm com tampas apropriadas para impedir que o etileno de amadurecimento se espalhe, com alças para manter o estoque facilmente acessível e oferecendo um pedestal para vegetais prontos para pegar. A tigela externa pode ser enchida com água através do bico do meio, a umidade evaporando através de suas paredes de terracota esfriará naturalmente a tigela e seu conteúdo. Incrível, não é mesmo?
Eventos como esses nos enchem de inspiração e nos sinalizam tendências que estão por vir nos próximos meses do universo do design, moda, arte e arquitetura. Estamos ansiosos para as próximas feiras de design - na semana que vem tem o Salone del Mobile em Milão. Vocês também? Então continuem nos acompanhando!