27.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Mesa com Design Francesco Rota para Paola Lenti
Design Francesco Rota para Paola Lenti está entre os melhores de 2023 (foto Sergio Chimenti)

20 de 23, o melhor do design do ano

 minutos de leitura
calendar-blank-line
27.12.2023
A curadora de design Taissa Buescu compartilha sua lista de best of 2023, para relembrarmos como o ano foi intenso e produtivo para o design de mobiliário, no Brasil e no mundo
minutos de leitura

O ano de 2023 foi intenso e muito produtivo para o mundo do design de mobiliário. E eu, como jornalista, curadora e amante do tema, rodei muito mundo afora me deliciando com tantos lançamentos, conhecendo novos designers, novos materiais e técnicas, explorando novos territórios, não apenas fisicamente, mas no sentido mais amplo e também virtual. 

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Foi impossível fazer uma seleção enxuta das peças que mais amei. O máximo que deu foi selecionar 20 itens lançados ao longo do ano, Brasil afora e pelo mundo, que mais me emocionaram, seja pela forma, pela inovação, pela criatividade, pela mensagem ou pela história por trás da criação.

Espero que eles toquem seus corações também! Um belíssimo pano de fundo para entrarmos em 2024 cheios de energia e inspiração!

1. Banco Convívio, design de Claudia Moreira Salles e Domingos Tótora para Etel

Banco Convivio Etel
(Foto: divulgação Etel)

Durante a segunda edição da Aberto/02, em 2023, os designers Claudia Moreira Salles e Domingos Tótora - ela carioca, com seu indefectível traço minimalista, ele mineiro, amante das formas orgânicas e do feito a mão - entrelaçaram seus talentos complementares para dar vida a estes bancos exclusivos. Ao unir a textura do trabalho de upcycling do papelão, marca registrada de Tótora, à elegância e à pureza do desenho de Claudia, esses bancos transcendem a funcionalidade. São verdadeiras obras de arte.

2. Biombos da Coleção Arranjos, da ,Ovo

BIOMBO Arranjo ,OVO colorido
(Foto: divulgação ,Ovo)

As brilhantes mentes criativas por trás do estúdio Ovo, Luciana Martins e Gerson de Oliveira, não cessam de surpreender. Na SP-Arte, em março deste ano, os designers mergulharam na criação de peças inéditas, nas quais a fronteira entre arte e design se dissipa. Em destaque, os biombos da coleção Arranjos: um espetáculo de acrílico e estruturas metálicas, delineados por formas orgânicas cheias de originalidade. Cada peça é resultado de um estudo meticuloso de cores, resultando em uma coreografia encantadora.

3. Luminária Pingente, design de Carol Gay

Luminaria Pingente
(Foto: Marcos Cimardi)

Esta peça se destacou na Made - Mercado de Arte e Design, em junho deste ano. A luminária nasce do resultado de diversas experimentações de Carol através de deformações do vidro maciço. Dali surgiram pingentes que lembram cobras, jacarés, folhagens e flores, numa reflexão sobre a floresta Amazônica e seu rico bioma.  Através de uma composição livre desses pingentes, os amantes do design podem criar suas próprias luminárias cujas estruturas estão disponíveis em forma de pendentes e arandelas.

4. Estante Ami-Verre, design de Jean Nouvel para Glas Italia

ESTANTE AMI-VERRE
(Foto: divulgação Glas Italia)

Como não amar esta criação de ninguém menos que o premiado arquiteto francês Jean Nouvel, com execução impecável da Glas Italia? Com linhas limpas e uma sofisticação ímpar, esta estante componível é fabricada em vidro fumê termo soldado, uma obra-prima sem junções aparentes. Cada elemento pode ser posicionado no espaço livremente com modulações que se encaixam à perfeição, permitindo configurações diversas sem sacrificar a simetria impecável. De tirar o chapéu!

5. Bandeja Level, da coleção Little Wishes, design de Jader Almeida

JADER ALMEIDA _littlewishes_LEVEL
(Foto: divulgação Jader Almeida)

Este ano, o designer Jader Almeida brilhou com seu novo portfólio Little Wishes, uma nova coletânea de objetos, esculturas, luminárias, pequenos assentos e mesas para sua marca homônima. Para as bandejas Level, Jader aplica o conceito da topografia à superfície do objeto, transformando-as em belíssimos centros de mesa. Nas palavras do próprio autor, "o design é uma poderosa forma de expressão, capaz de transformar sonhos em matéria". Toda a coleção Little Wishes está disponível à pronta-entrega com exclusividade na loja da marca do Shopping Cidade Jardim, em São Paulo.

6. Mesa Taol com tampo Abonos, design de Francesco Rota para Paola Lenti

MESA TAOL, Paola Lenti
(Foto: Sergio Chimenti)

Madeiras milenares recuperadas de leitos de rios e tratadas com produtos naturais. A marca Paola Lenti inova mais uma vez no pioneirismo da utilização desse material da linha Abonos.

O tampo é feito a partir de  madeiras caracterizadas pela submersão em águas fluviais por mais de mil ano, processo que transformou sua composição pela ação de sedimentos como cascalho, areia e argila. Cada tronco carrega uma singularidade ímpar em cores e padrões, resultado das mutações químicas impostas pela natureza ao longo dos séculos. Na foto acima, o tampo Abonos é de rádica de choupo.

7. Mesa lateral Boyang, design de Patricia Anastassiadis para Artefacto

Artefacto, Mesa Lateral Boyang
(Foto: divulgação Artefacto)

A mesa lateral Boyang, parte da coleção Alcheme (alquimia, em francês) de Patricia Anastassiadis para Artefacto, tem seu nome em homenagem a Wei Boyang, alquimista chinês do século 1 AC, imortalizado por sua incansável busca pelo elixir da vida. A mesa resulta da transformação de seus materiais: o vidro artesanal do tampo e o metal da base são resultados da mutação química da areia e do aço através do fogo. O mármore também integrante da base é esculpido e polido, contrastando com as imperfeições desejadas do tampo. Uma alquimia em perfeito equilíbrio. 

8. Cadeira Kanguru, design de Jorge Zalszupin (1922-2020), ícone reeditado pela Etel em 2023

Cadeira Kanguru
(Foto: Fernando Laszlo)

Desenhada originalmente em 1960, a cadeira Kanguru de Jorge Zalszupin (1922-2020) é peça desejada por colecionadores e aficionados por design. Com perfeito equilíbrio, o assento e o encosto sutis em madeira curvada se apoiam nos dois pés de metal em balanço. Com materiais nobres e execução primorosa pela Etel, este clássico atemporal foi um dos aclamados sucessos apresentados no setor de design da SP-Arte deste ano.

9. Cadeira Paulistano Xingu, design de Paulo Mendes da Rocha (1928-2021), realização de Naná Mendes da Rocha e etnia Kamayurá

CADEIRA PAULISTANO XINGU
(Foto: cortesia Nadezhda Mendes da Rocha)

Quando o arquiteto Paulo Mendes da Rocha desenhou a icônica cadeira Paulistano em 1957, sua ideia original era mesclar a vanguarda tecnológica da época - o aço mola curvado a frio, soldado em um único ponto - com uma rede indígena, assento vernacular do nosso país. No entanto, devido à dificuldade de acesso a essas comunidades na época, Mendes da Rocha concluiu sua poltrona utilizando materiais como couro e lona.

Em 2019, sua filha Naná Mendes da Rocha teve a oportunidade de conhecer a aldeia Kamayura, no Alto Xingu. Esse encontro marcou o início de um processo colaborativo na criação de novas capas executadas pelas artesãs da aldeia com a técnica da tessitura das redes.  Ao longo de quatro anos, o Projeto Paulistano Xingu ganhou corpo e foi finalmente revelado ao público durante a Made de 2023.

10. Toile de Uai e Caminhos de Vellozo, designs de Karol Suguikawa e Luly Vianna para Ecosimple

(Foto: divulgação Ecosimple)

Na edição 2023 da Semana Criativa de Tiradentes, a EcoSimple, fabricante de tecidos com matéria-prima sustentável, apresentou a Coleção Tiradentes, com padronagens exclusivas criadas pelas designers Karol Suguikawa e Luly Vianna.

A coleção é a primeira collab feita pela Semana Criativa de Tiradentes e traz duas estampas em jacquard. A Toile de Uai, estampa elaborada por Karol Suguikawa, celebra o estilo de vida, a arquitetura colonial e a exuberância natural dessa cidade histórica, numa lúdica homenagem à clássica estampa francesa toile de jouy. Já Luly Vianna criou a estampa botânica Caminhos de Vellozo, inspirada em Frei Vellozo (1742 – 1811), naturalista autodidata, que viveu na antiga Vila de São José, atual Tiradentes.

Produtos como guardanapos, bolsinhas e sacolas foram produzidos com os tecidos em parceria com o movimento "Eu visto o bem", uma iniciativa que não apenas proporciona oportunidades de emprego para detentas, mas também oferece capacitação profissional, unindo moda e responsabilidade social de maneira brilhante.

11. Luminária de mesa Fluxus-E, design de Paolo Ulian para Cassina

CASSINA FLUXUS
(Foto: divulgação Cassina)

O conceito que inspirou o design da luminária de mesa Fluxus-E foi originalmente imaginado por Paolo Ulian para uma mostra com as invenções de Marcel Bich, o criador da caneta Bic. A referência à caneta fica aparente nos braços articulados da luminária, que lembram a famosa invenção. 

Em 2023, a Cassina desenvolveu a Fluxus-E com um único módulo LED, que ilumina tanto o corpo central da lâmpada, como a área periférica, enquanto pequenos focos LED posicionados sob cada tubo projetam a luz através do vidro para difundir um brilho quente. 

Pensada como uma criação intuitiva e lúdica, a luminária é composta por tubos de vidro borossilicato, lembrando o formato da caneta Bic, que podem ser dispostos de diferentes maneiras para sugerir flores abertas ou fechadas ou formas ainda mais complexas. Cada tubo difusor de luz pode ser girado com um movimento simples, tornando a lâmpada única.

12. Platibandas, design de Henning Kunow para By Kamy 

TAPETE PLATIBANDAS BY KAMY
(Foto: divulgação By Kamy)

O designer alemão Henning Kunow teve o prazer de conhecer e conviver com a artista plástica Adriana Adam, com quem aprendeu a usar cores em um design de vanguarda, incentivando-o a usar as combinações e contrastes da maneira mais corajosa possível.

Assim, em 2023, Henning criou o tapete para a By Kamy, aplicando os ensinamentos de Adriana ao usar uma mescla de cores inusitadas, diferentes e fortes de forma única e excêntrica. Segundo Henning, em homenagem a artista que tinha como um das grandes paixões as platibandas e suas cores, formas e composições únicas. 

13. Coleção 02, design de Vincent Van Duysen para Zara Home

ZARA HOME VINCENT VAN DUYSEN
(Foto: divulgação Zara Home)

Aproveitando o sucesso da coleção de salas de estar lançada no ano passado, a Zara Home apresenta em 2023 sua segunda colaboração criativa com o arquiteto e designer belga Vincent Van Duysen, que reformulou materiais e nuances de itens de seu arquivo resultando em uma série de salas de jantar feitas com madeiras selecionadas e texturas requintadas, com materiais e acabamentos táteis, representados em formas atemporais que falam de conforto e simplicidade.

Mantendo-se fiel à filosofia que norteou a coleção inaugural, todos os produtos foram concebidos para resistir ao tempo e para se integrarem harmoniosamente à evolução das tendências de interiores previstas para os próximos anos.

14. Coleção Solar, design de Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio para Portobello 

Linha_Solar Portobello
(Foto: divulgação Portobello)

O cimento e as conchas de sururu já são matérias-primas conhecidas dos designers Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio, desde o lançamento do cobogó Mundaú pela Portobello em 2020.

O Sururu é um molusco cuja pesca é uma das principais atividades econômicas das comunidades do bairro Vergel do Lago, em Maceió, Alagoas. Porém, como resultado dessa atividade, são acumulados centenas de toneladas da casca de sururu, uma vez que apenas o molusco é aproveitado. O acúmulo desses resíduos provoca doenças e polui a água. Diante desse desafio, surge o Projeto Sururu: Conchas que Transformam, um trabalho socioambiental apoiado pela Portobello que ajuda a dar um destino sustentável a esses resíduos, além de fomentar a economia local. 

Dando continuidade a essa parceria, este ano a Portobello lançou a linha Solar na Expo Revestir 2023, uma cocriação com os designers Rosenbaum e Ambrosio. A coleção consiste em revestimentos cerâmicos feitos com a casca triturada do sururu descartado, desta vez trazendo mais inspirações de cores, além dos formatos ripado e maxitijolinhos. O efeito que a casca de sururu traz à peça é um convite a adicionar textura à decoração. 

15. Linha Outdoor Eden, design de Rodolfo Dordoni para Roda

Sofa roda eden
(Foto: divulgação Roda)

Há 30 anos no mercado de mobiliário, a Roda é referência de design italiano para outdoor. Sua capacidade inigualável de transitar com elegância entre interiores e exteriores, adaptando-se a qualquer ambiente e combinando harmoniosamente com outras peças de mobiliário, ecoa perfeitamente na genialidade de Rodolfo Dordoni, designer e diretor artístico da marca, que nos deixou em agosto deste ano.

A linha Eden é uma das últimas criações com a assinatura de Dordoni.

Ela apresenta módulos de um, dois e três lugares, acompanhados por dois tipos de encostos, oferecendo liberdade máxima na configuração, inclusive com módulos angulares.  

Pura elegância típica de Dordoni. 

16. Mater, design de Patricia Urquiola para Mutina

MUTINA, Patricia Urquiola
MUTINA, Patricia Urquiola

Durante a Semana de Design de Milão de 2023, Patricia Urquiola apresentou três novos projetos em colaboração com a Mutina: Mater, Chamotte e Jali. Coleções feitas com cores puras e esmaltes brilhantes, que, embora sejam diferentes entre si, apresentam superfícies complexas, mas táteis e confortáveis para os olhos e o toque.

Para além das características físicas, elas trazem também um forte sentimento artesanal. A linha Mater por exemplo, foi inspirada nos azulejos do piso dos escritórios da Mutina. É um projeto onde o esmalte é o verdadeiro protagonista, sendo aplicado com uma técnica de envidraçamento inovadora o que permitiu a criação de um efeito tátil com grande impacto visual.

17. Banquetas Mandacaru, design de Roberta Banqueri para Pìu Mobile

BANQUETA MANDACARU PÌU MOBILE
(Foto: divulgação PÌU Mobile)

O conjunto de banquetas Mandacaru faz parte da coleção Tupiniquim de Roberta Banqueri para Pìu Mobile, lançada este ano. São quatro formatos, um mais encantador que o outro. Seus pés trazem formas e texturas únicas e divertidas.

O nome Mandacaru faz referência a uma planta da família dos cactos, nativa do Brasil, e tem uma florescência interessante, sua flor desabrocha a noite e já ao nascer do sol, ela se fecha. Faz alusão a alegria do povo brasileiro, mesmo diante das dificuldades. 

18. Coleção Apacheta, design de Cristián Mohaded para Loro Piana

Loro Piana Interiors_Apacheta Sofa, Low Table & Pouf_
(Foto: divulgação Loro Piana Interiors)

Durante a Semana de Design de Milão deste ano, a Loro Piana Interiors apresentou a coleção Apacheta, uma criação do artista e designer argentino Cristián Mohaded.

Inspirada nas apachetas, pilhas de pedras que marcam os caminhos e passagens nos Andes, esta coleção abrange sofás, poltronas, bancos e mesas de apoio. Todo o processo de concepção é manual, exaltando o requintado artesanato italiano que traz detalhes refinados e dão vida a cada peça, desde o corte e costura artesanal dos tecidos até a habilidade dos artesãos na escultura da madeira.

Estes elementos se encontram com a cerâmica, moldada a mão e colorida com pigmentos criados para reproduzir as sombras das lagoas argentinas, em tons vermelhos ou brancos, criando uma superfície vitrificada com efeito ondulado, como uma leve brisa agitando as águas. O efeito traz a cerâmica para a superfície das mesas, criando pequenas representações de verdadeiras lagoas.

19. Console Möbius, da coleção Ribbon, design de Pierre Renart para Maison Parisenne

Maison parisienne
(Foto: Bénédicte Drummond)

Durante a feira de design PAD London de 2023, a renomada galeria Maison Parisenne revelou obras exclusivas de seus artistas e artesãos. Um dos grandes destaques da exposição foi a coleção Ribbon de Pierre Renart, que tem suas raízes na inspiração dos trabalhos do matemático alemão August Ferdinand Möbius. O Möbius Console, primeira peça da série com assinatura de Renart, reimagina a fita Möbius - uma superfície compacta com apenas um lado, sem interior ou exterior claramente definidos.

Renart vai além dos limites do design de móveis, oferecendo uma fusão inovadora entre arte e funcionalidade por meio de suas técnicas inovadoras e criativas.

20. Academia outdoor OUT-FIT, design do Studio Adolini para Ethimo 

Out Fit Outdoor Gym
(Foto: divulgação Ethimo)

A academia ao ar livre OUT-FIT, fruto da colaboração entre Ethimo e Studio Adolini, redefiniu o viver ao ar livre para promover saúde e bem estar. Sem componentes mecânicos, sua estrutura em teca e metal combina perfeitamente design e funcionalidade em um espaço de 240x240 cm. Equipado com acessórios para exercícios de solo, como saco de pancadas, bancos em couro para uso externo, argolas de madeira e elástico, o OUT-FIT tem o charme do retrô com um toque contemporâneo. Adaptável a diferentes espaços, de residências a resorts de luxo, sua versatilidade e estética elegante é uma interpretação contemporânea do bem-estar físico e mental que se integra perfeitamente ao estilo de vida ao ar livre, refletindo o compromisso da Ethimo com o conforto e a sofisticação.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

20 de 23, o melhor do design do ano...

20 de 23, o melhor do design do ano

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies