26.10.2017
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
CERSAIE_2017_WOW_WOW_02

O melhor da Cersaie 2017

 minutos de leitura
calendar-blank-line
26.10.2017
Entre os dias 25 e 29 de setembro, a cidade de Bolonha foi palco da Cersaie, a maior feira internacional de azulejos, cerâmica e mobiliário para banheiro do mundo.
minutos de leitura

A feira internacional Cersaie 2017, realizada em Bolonha, Itália, é o maior e mais qualificado evento internacional para os setores de revestimentos. Uma referência mundial para entender tudo sobre tendências estéticas, tipológicas e tecnológicas.

Com uma área de 156 mil metros quadrados e 869 expositores, provenientes de 41 países diferentes, o evento registrou esse ano valores positivos em todas as suas áreas de exposição.

Texto_CERSAIE_2017_CAESAR_AUTORE_01
CERSAIE 2017 CAESAR AUTORE

Um passeio pela feira revela a pesquisa de processos de fabricação mais avançados e a “camuflagem”. A cerâmica é transformada com acabamentos cada vez mais próximos do original e a alta qualidade de produção é capaz de criar interpretações notáveis.

A madeira, o mármore, o concreto, a pedra e o tecido são artificiais, mas se tornam superfícies genuínas e não simples réplicas de materiais tradicionais.

A combinação entre design, inovação e muita criatividade cria uma experiência generalizada de bem-estar, que harmoniza simplicidade, vida cotidiana e design.

Há uma busca generalizada por materiais e efeitos visuais que copiam as sensações de superfícies naturais. Graças à tecnologia, os mármores mais clássicos ganham uma decoração digital, que permite que suas facetas reproduzam os veios típicos daquele material. Há placas espelhadas com uma qualidade extraordinária.

Entre as novidades estão peças que reproduzem o efeito de tecido e carpete em pisos e paredes. Quando instaladas, as placas grandes parecem quase sem costura e são mais duráveis e fáceis de manter. Revestimentos fazem as vezes de cabeceiras de cama e tapetes, numa dança original entre forma e função.

CERSAIE_2017_Marazzi_02
CERSAIE 2017 Marazzi
CERSAIE_2017_Living-Ceramics_06
CERSAIE 2017 Living Ceramics

O efeito metalizado – em elementos com face de ferro, aço corten, prata, cobre e bronze – é a vedete de muitas marcas, em placas inteiras ou em simples detalhes.

Os modelos de pedra reproduzem os veios e as características da matéria-prima, com ampla seleção de tamanhos e bordas irregulares. O desgaste do tempo está em muitos produtos, o que destaca ainda mais a sua autenticidade.

CERSAIE_2017_CAESAR_FABULA_01
CERSAIE 2017 CAESAR FABULA

Faces com efeito de madeira têm tons quentes ou frios e a impressão digital plagia sombreamento, irregularidades e imprecisões com um realismo surpreendente.

Há reinterpretações de madeira de demolição, com superfícies tramadas, em formatos ultrafinos e extragrandes – o que possibilita diferentes alternativas de instalação. As tábuas largas, perfeitas para grandes áreas, são oferecidas em muitas configurações.

O pantone de cores passeia pelos neutros em todos os tons de cinza, bege, branco, preto e off-white, e os tons pastel seguem a tendência, com destaque para o azul-hortênsia, rosês e amarelinhos.

CERSAIE_2017_WOW_BOREAL_01
CERSAIE 2017 WOW BOREAL

As superfícies com efeito de cimento têm uma inspiração industrial e o seu design modular permite a criação de múltiplas associações.

Assim como na decoração, a variedade de peças cria possibilidades de harmonização entre diversos composés – padrões criados a partir de um original, onde os elementos se reorganizam em novas composições diferentes.

O granilite, composto de minerais em forma de grânulos – como mármore, granito, quartzo e calcário –, está em muitos estandes. Muito utilizado nos anos 1950/1960, traz um ar retrô para o espaço doméstico.

CERSAIE_2017_FONDOVALLE_INFINTO
CERSAIE 2017 FONDOVALLE INFINTO

Os produtos de grandes dimensões foram uma atração em muitos estandes, com uma amostra das amplas qualidades decorativas e técnicas que oferece à arquitetura e ao design de interiores. Um claro exemplo da evolução cerâmica.

CERSAIE_2017_FONDOVALLE_INFINTO-2.0_02
CERSAIE 2017 FONDOVALLE INFINTO

Na sua edição de 2017, a Cersaie nos mostra que não basta escolher um material. É preciso interpretá-lo e usar ao máximo suas possibilidades.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O melhor da Cersaie 2017...

O melhor da Cersaie 2017

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Clarissa Schneider
Colunista
Colunista

Formada em Belas Artes e Propaganda e Marketing, Clarissa trabalhou como redatora e diretora...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies