24.01.2020
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Portobello Shop destaca as novidades da feira NRF para o varejo 2020

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.01.2020
Confira as tendências e os principais destaques da maior feira do setor de varejo ocorrida recentemente em Nova Iorque, que contou com a presença da equipe Portobello Shop.
minutos de leitura

Como todo ano acontece, a equipe da Portobello Shop está entre os principais representantes do varejo mundial que participam do evento National Retail Federation (NRF) realizado em Nova York,  criado para estimular ideias visionárias, construir parcerias entre empresas e experimentar novas tecnologias para o setor. Este ano, a edição intitulada Vision 2020 aconteceu entre os dias 12 e 14 de janeiro, no Javits Center, em Manhattan. Mas, afinal, qual foi a tendência ditada nesta feira para o ano vinte vinte na opinião da equipe da Portobello? O que tem de novo em termos de experiência de compras, tecnologias, atendimento ao cliente e tudo que envolve o sucesso das marcas?

A nova tendência é você. Isso mesmo, cada vez mais a busca pela satisfação das pessoas é o que vai guiar o mercado do varejo nos próximos tempos. Para a Gerente de Franquias da Portobello Shop, Simone Corrêa de Sousa, a NRF revelou fortemente essa importância dos seres humanos nas empresas. "No atual momento de transformação no varejo, as pessoas são essenciais para criar a proximidade com o cliente, bem como uma conexão emocional com a empresa. Nesse cenário, o empoderamento das equipes formará embaixadores de uma marca de sucesso. Da mesma forma, a tecnologia usada como ferramenta para o aumento da produtividade, permitirá mais tempo ao vendedor para que se conecte com o cliente", aponta.

Nesse contexto, Simone Sousa faz um comparativo ao afirmar que a valorização e experiência do consumidor estão presentes no DNA da Portobello Shop desde o início. "Sempre tivemos essa obsessão pelo cliente. Além disso, nossos especificadores [arquitetos, designers…] são protagonistas da nossa história. Proporcionar experiências está no nosso DNA. Muitas de nossas lojas já possuem óculos para realidade virtual, nossos espaços são abertos a encontros e conteúdos... O Coletivo Criativo é outro bom exemplo: uma experiência que nos dá novos produtos para nossas coleções, cocriados por nossos parceiros. Além disso, nossos produtos são apenas a matéria-prima, mas a obra só acontece com a criatividade e personalização, fazendo com que cada projeto seja único", ressalta.

NRF 2020
Equipe da Portobello Shop na NRF 2020

Os destaques das palestras e visitas técnicas na NRF 2020

NRF 2020
Registro da equipe Portobello Shop em uma das palestras da feira

Foram três dias de total imersão da equipe Portobello Shop na NRF. Eles puderam ouvir palestras com a participação de grandes nomes do mercado, além de realizarem visitas técnicas em algumas lojas. Entre os destaques das palestras Simone Sousa aponta Ajaypal Singh Banga, Presidente e Diretor Executivo da Mastercard. "Ele citou duas vezes o Brasil como país que está acertando o passo na economia. Isso nos deixa bastante motivados!", comenta.

nerf 2020
Ajaypal Singh Banga, Presidente e Diretor Executivo da Mastercard (Foto: nrfbigshow.nrf.com)

Para ela, as discussões mostraram o sucesso de empresas que passaram a tratar seus clientes de forma personalizada e que conseguiram criar uma identificação de valores entre o consumidor e a marca. Nesse sentido, Kevin Johnson, CEO da Starbucks, foi o outro palestrante de destaque apontado. "Kevin trouxe a experiência de suas lojas onde o objetivo é se tornar ponto de encontro e não apenas vender café. Para isso, precisa proporcionar uma boa experiência física e virtual na qual o cliente possa ser o ponto de destino e garantir que toda a cadeia esteja engajada. Ele também encontrou maneiras colaborativas de trabalhar. Investiu em tecnologia para que sobre tempo ao atendente para 'sorrir e olhar nos olhos de cada cliente'", detalha Simone.

NRF 2020
Kevin Johnson, CEO da Starbucks, foi um dos palestrantes da NRF (Foto: nrfbigshow.nrf.com)

O Consultor de Franquias da Portobello Shop, Russilan Rosa, concorda com essa realidade. "O mercado pensa e desenvolve muitas máquinas, falávamos até há uns anos que ela iria suprir o trabalho do homem. Mas quando ouvimos os CEOs das grandes empresas nas palestras, a gente percebe o contrário. O mercado está convergindo para uma experiência em que a tecnologia e as máquinas auxiliam os seres humanos e empresas a terem um maior e um melhor relacionamento com os seus clientes e parceiros", ressalta.

Outras palestras destacaram a integração Tecnologia + Inovação + Pessoas. Segundo a Gerente de Franquias da Portobello Shop, a gestão de dados foi um tema bastante abordado, corroborando a tecnologia como grande aliada de empresas e pessoas. Também foram debatidos temas como sustentabilidade e ética. "Afinal, nos tempos atuais, não há mais espaço para empresas que não priorizem esses valores", enfatiza Simone Sousa. 

NRF 2020
Um dos slides das palestras que chamaram a atenção da equipe

Já as visitas técnicas às lojas foi uma experiência à parte para a equipe da Portobello Shop. "Além de estarmos em NY, uma cidade onde o varejo pulsa, nós tivemos a oportunidade de experimentar as tendências tão comentadas nas palestras da NRF. Podemos dizer que fizemos um 'pout-pourri' de lojas, sempre buscando referências e aplicabilidade em nosso negócio. Visitamos Apple, Nike, Rei, Camp, Converse, Samsung, Suitsupply, Ikea, Arhaus, Starbucks Reserve, B&H, entre tantas outras, e até mesmo no CD da Amazon".

NRF 2020
Equipe Portobello Shop visitou o Centro de Distribuição da Amazon
NRF 2020
Tesla, 2ª maior montadora em valor de mercado, também recebeu visita da PB Shop

O que eles puderam evidenciar nessas lojas foi a emoção que elas proporcionam ao cliente. Com personalização integrando-se à tecnologia e serviço, e fazendo com que verdadeiras experiências sejam criadas. "Algumas dessas lojas nem chegam a vender e só proporcionam experiências, criando a conexão do consumidor com a marca. Em todas, o ser humano está presente como diferencial" completa a representante da Portobello Shop.

Não saber mais se o consumidor iniciou sua compra de forma virtual e concluiu na loja física ou vice-versa foi outro ponto abordado na NRF que a equipe Portobello Shop pode conferir nas visitas . "Cada elo é importante para proporcionar experiências. Estamos realmente vivendo um mundo de varejo integrado, onde a tecnologia se instala, para que o ser humano tenha mais tempo de ser humano", explica Simone.

NRF 2020
Novos equipamentos de realidade aumentada conferidos pela Portobello Shop

Além das palestras com os maiores ícones discutindo as tendências do varejo mundial, a NRF trouxe também muitas novidades em tecnologia. Havia uma área destinada a startups, onde foram apresentados equipamentos de realidade aumentada, realidade virtual e também equipamentos focados em logística, como robôs que auxiliam o transporte de pequenos varejos, bem como drones que fazem inventários de estoque em poucos minutos!

NRF 2020
Os drones que fazem inventários de estoque foram destaque na Startup Zone (Foto: nrfbigshow.nrf.com)

"Os drones têm um leitor de código de barras. Eles são programados para passarem eventualmente nas prateleiras com os produtos para a fiscalização e contagem do estoque", explica Russilan. Na área de grandes empresas apresentando tecnologia, o destaque foi para Gestão de Dados, que mostrou garantir melhor o nível de serviço ao cliente. "Vimos aplicativos que facilmente identificam fluxo de clientes nas lojas físicas e aplicativos facilitadores para as equipes ficarem mais produtivas", detalha Simone Sousa.

Agora confira as melhores soluções destacadas pela equipe Portobello Shop, apresentadas nos stands da feira:

NRF 2020
A equipe experimenta inovações tecnológicas para mapeamento de dados na feira da NRF
NRF 2020
A tecnologia da Microsoft foi outro destaque para a equipe da Portobello Shop

"Na imagem acima, o stand da Microsoft mostra um ambiente em 3D onde o cliente quer personalizar com os móveis que ele está comprando. Serve para o nosso ramo mobiliário e de revestimento", comenta o Consultor de Franquias da Portobello Shop.

NRF 2020
Singularity oferece qualquer treinamento de serviços empresariais em realidade virtual
NRF 2020
Já a Pathr consegue identificar o perfil do cliente dentro de um PDV, registrando todo o caminho que ele faz na loja

Gostou de saber de uma das maiores franquias do Brasil as novidades da feira de varejo para 2020? Conte-nos o que achou!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Portobello Shop destaca as novidades da feira...

Portobello Shop destaca as novidades da feira NRF para o varejo 2020

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies