A marca italiana Mutina chega ao Brasil com exclusividade pela rede Portobello Shop. A parceria resulta de uma visão em comum sobre a produção de revestimentos, que enaltece o design, a criação coletiva e a inovação. Uma seleção inicial do portfólio da Mutina será exposta nas principais lojas Portobello Shop e toda a coleção estará disponível para consulta, amostras e vendas nas 150 unidades da rede.
Conhecida por sua identidade única, a Mutina é uma empresa que preza pela alta qualidade, com produtos que desafiam as regras dos revestimentos em termos de escala, textura e composição. Estes valores se materializam por meio de linhas assinadas em colaboração com designers de renome mundial, como Edward Barber e Jay Osgerby, Patricia Urquiola, Ronan e Erwan Bouroullec, Nathalie Du Pasquier, Konstantin Grcic, Hella Jongerius, Laboratorio Avallone, OEO Studio, Raw Edges, Ing Sempe e Tokujin Yoshioka.
As coleções exploram uma infinidade de texturas e cores, com produtos que fogem do óbvio. Mais do que revestimentos, são peças para serem tocadas e sentidas. Toda essa criatividade teve início em 2006, quando a Mutina, que já produzia revestimentos cerâmicos havia trinta anos, foi invadida por ventos de mudança que a levaram a optar por um rumo diferente. A partir de muita pesquisa, uso de tecnologia e detalhes artesanais, começaram a surgir os designs exclusivos da marca. Esta nova trajetória insere-se em um contexto em que a cerâmica já não é considerada apenas revestimento de superfícies: ela ocupa papel de destaque na arquitetura e no design de interiores.
"No mundo do design, as pontes vão acontecendo e a gente vai aprendendo muita coisa com outros designers e outras marcas. Precisamos aprender a reverenciar tudo aquilo que tem um propósito parecido de inovação, de sustentabilidade e de produção de algo novo e relevante. A Mutina está no mercado conquistando olhares do mundo todo", afirma Eduardo Scoz, head de design da Portobello. "Resolvemos nos tornar representantes oficiais da Mutina aqui no Brasil. Esta marca incrível italiana tem o mesmo DNA da Portobello", diz.
Entre as primeiras novidades da Mutina que desembarcam no Brasil está a linha Bas-Relief, assinada por Patricia Urquiola e produzida com a antiga arte do baixo-relevo. "Há opções para parede e piso, com uma mistura de padrões. É como um patchwork com desenhos de diferentes profundidades, o que cria efeito de claro e escuro dependendo de como a luz incide", resume Cássia Guerra, especialista de branding da Portobello.
Outro destaque é a linha Pico, de Ronan e Erwan Bouroullec, que exibe textura regular-irregular, com pontos afundados e pontos elevados, em um jogo de contraste entre o acabamento refinado e o natural. Já Pico Bois é o primeiro revestimento de madeira natural da Mutina. "Ele traz a sensação de calor para os interiores e tem um motivo gráfico de pontos azuis e vermelhos que realça a textura da madeira e dão um toque mais despojado e inovador", diz Cássia.
A aliança entre Portobello e Mutina visa enriquecer ainda mais as possibilidades de especificação dos arquitetos e designers em seus projetos residenciais, comerciais e corporativos. "Temos um trabalho muito intenso de pesquisa e de diálogo com nosso mercado e nosso consumidor. A Mutina é uma marca para a qual sempre tivemos um olhar atento, por ser muito inovadora. Este ano, temos a honra e a felicidade de poder lançar esta parceria", finaliza Cássia.
A chegada da Mutina ao Brasil foi anunciada pela primeira vez no Archtrends Summit 2023, no Teatro Santander, em São Paulo, com instalação mostrando os produtos, sob o tema You can only work with people you like, em referência às parcerias com designers da marca italiana. Agora, os produtos estão disponíveis para especificações para projetos brasileiros, nas lojas da rede Portobello Shop.