09.07.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
fachada_museu_dali

Museu Salvador Dalí é uma experiência de imersão completa no surrealismo

calendar-blank-line
09.07.2018
Confira a maior obra de arte surrealista do mundo, um edifício completo, projetado por Salvador Dalí e localizado em sua cidade natal no interior da Espanha, onde está exposto um grande acervo do artista.
minutos de leitura

O museu Salvador Dalí fica localizado na cidade de Figueres, na Espanha. Conhecido como “The Dalí Theatre-Museum”, é o maior objeto surrealista do mundo.

No final do século XIX, durante a guerra civil espanhola, o teatro municipal da cidade foi destruído — cidade esta em que nasceu um dos maiores artistas da história: Salvador Dalí. Ele então resolveu transformar as ruínas desse teatro em seu próprio museu, inaugurando-o em 1974.

“Onde mais deve permanecer, se não for na minha própria cidade, o mais extravagante e sólido exemplar da minha arte? O Teatro Municipal, ou o que restou dele, me parece ser muito apropriado por três motivos: primeiro porque eu sou eminentemente um pintor teatral; segundo porque o teatro está em frente da igreja onde fui batizado e, terceiro, porque foi precisamente no lobby do teatro que eu fiz minha primeira exposição de pinturas”, disse Dalí.

pátio_museu_Dali
Pátio aberto interno do museu, que aproveita parte do antigo teatro (Foto: Barbara Cassou)

O museu conta com duas áreas principais. A primeira é formada pela parte queimada do teatro e convertida no Teatro-Museu, de acordo com o design próprio de Dalí. Esse espaço por si já é considerado um objeto único de arte. E a segunda parte é um complexo de salas que formam a extensão do Teatro-Museu.

fachada_museu
Detalhe da fachada totalmente desenhada e reconstruída por Dalí (Foto: Barbara Cassou)

Dentro do museu, é possível encontrar todos os tipos de artes experimentais que Dalí fez durante sua carreira artística, como Impressionismo, Futurismo, Cubismo, até chegar no seu último e principal movimento artístico: o surrealismo. Todos os ambientes são criados pelo artista, de acordo com seus parâmetros estéticos. Seu interior conta com 22 diferentes salas, que são numeradas para guiar os visitantes.

salas_museu_Dali
Uma das salas do edifício, que acompanha o desenho curvo do pátio aberto interno, tendo vista para ele (Foto: Barbara Cassou)

Além de suas obras, os visitantes podem encontrar um acervo de outros artistas: Antoni Pitxot e Evarist Vallès. Há também uma coleção pessoal de Salvador Dalí, que conta com Duchamp, Greco, Meissonier, Dou, Bouguereau, Urgell, entre outros.

esculturas
Esculturas nas janelas do edifício com vista para o pátio aberto interno (Foto: Barbara Cassou)

Uma das suas principais obras de arte está localizada em uma enorme sala. É a composição entre o famoso sofá em formato de boca, uma lareira de nariz e dois quadros na parede, simulando os olhos de um rosto. E, quando olha através de uma lupa em cima de uma escada, você obtém a perspectiva fechada do formato exato de um rosto — completado pela cortina, que são os cabelos.

arte_Dali
Uma das principais instalações do artista em perspectiva real (Foto: Barbara Cassou)
arte_Dali_perspectiva
Instalação artística vista através de uma lupa, compondo um rosto (Foto: Barbara Cassou)

Dalí também gostava de fazer experimentos brincando com a ilusão da percepção humana. Usando espelhos curvos, formava imagens reconhecíveis.

obras_dali
Elementos distorcidos que, em um espelho curvo, formam imagens nítidas (Foto: Barbara Cassou)

Seguindo essa sua técnica, em uma das praças da cidade está localizada uma escultura com esses espelhos curvos que refletem linhas do chão, formando a imagem do rosto do artista.

rua_rosto_Dali
Usando sua técnica de distorção, essa escultura forma o rosto de Dalí em uma das praças da cidade (Foto: Barbara Cassou)

A visita termina em um anexo que mostra somente a exposição das joias criadas por ele. Peças extravagantes, com muitos diamantes e pedras preciosas, sempre com um toque irônico e surrealista.

joias_Dali
Desenho e joia final em formato de boca com rubis e pérolas (Foto: Barbara Cassou)

O museu Salvador Dalí, em Figueres, deve ser visto como uma grande obra de arte de Dalí por ser todo desenhado por ele — desde a arquitetura até o interior e a maioria das obras de artes expostas.

O museu oferece aos visitantes uma imersão completa e verdadeira experiência dentro do mundo do artista surrealista.

autorretratos_Dali
Autorretratos de Salvador Dalí experimentando diferentes formatos de bigode (Foto: Barbara Cassou)

Se estiver de passagem pela Espanha, vale a pena dar um pulinho em Figueres e conferir de perto essa obra de arte em forma de edifício. Ainda por cima, está a aproximadamente duas horas de trem de Barcelona, em uma região da Catalunha chamada Costa Brava, conhecida por suas lindas praias. Não perca essa experiência surreal!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Museu Salvador Dalí é uma experiência de i...

Museu Salvador Dalí é uma experiência de imersão completa no surrealismo

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies