Museu Salvador Dalí é uma experiência de imersão completa no surrealismo
O museu Salvador Dalí fica localizado na cidade de Figueres, na Espanha. Conhecido como “The Dalí Theatre-Museum”, é o maior objeto surrealista do mundo.
No final do século XIX, durante a guerra civil espanhola, o teatro municipal da cidade foi destruído — cidade esta em que nasceu um dos maiores artistas da história: Salvador Dalí. Ele então resolveu transformar as ruínas desse teatro em seu próprio museu, inaugurando-o em 1974.
“Onde mais deve permanecer, se não for na minha própria cidade, o mais extravagante e sólido exemplar da minha arte? O Teatro Municipal, ou o que restou dele, me parece ser muito apropriado por três motivos: primeiro porque eu sou eminentemente um pintor teatral; segundo porque o teatro está em frente da igreja onde fui batizado e, terceiro, porque foi precisamente no lobby do teatro que eu fiz minha primeira exposição de pinturas”, disse Dalí.
O museu conta com duas áreas principais. A primeira é formada pela parte queimada do teatro e convertida no Teatro-Museu, de acordo com o design próprio de Dalí. Esse espaço por si já é considerado um objeto único de arte. E a segunda parte é um complexo de salas que formam a extensão do Teatro-Museu.
Dentro do museu, é possível encontrar todos os tipos de artes experimentais que Dalí fez durante sua carreira artística, como Impressionismo, Futurismo, Cubismo, até chegar no seu último e principal movimento artístico: o surrealismo. Todos os ambientes são criados pelo artista, de acordo com seus parâmetros estéticos. Seu interior conta com 22 diferentes salas, que são numeradas para guiar os visitantes.
Além de suas obras, os visitantes podem encontrar um acervo de outros artistas: Antoni Pitxot e Evarist Vallès. Há também uma coleção pessoal de Salvador Dalí, que conta com Duchamp, Greco, Meissonier, Dou, Bouguereau, Urgell, entre outros.
Uma das suas principais obras de arte está localizada em uma enorme sala. É a composição entre o famoso sofá em formato de boca, uma lareira de nariz e dois quadros na parede, simulando os olhos de um rosto. E, quando olha através de uma lupa em cima de uma escada, você obtém a perspectiva fechada do formato exato de um rosto — completado pela cortina, que são os cabelos.
Dalí também gostava de fazer experimentos brincando com a ilusão da percepção humana. Usando espelhos curvos, formava imagens reconhecíveis.
Seguindo essa sua técnica, em uma das praças da cidade está localizada uma escultura com esses espelhos curvos que refletem linhas do chão, formando a imagem do rosto do artista.
A visita termina em um anexo que mostra somente a exposição das joias criadas por ele. Peças extravagantes, com muitos diamantes e pedras preciosas, sempre com um toque irônico e surrealista.
O museu Salvador Dalí, em Figueres, deve ser visto como uma grande obra de arte de Dalí por ser todo desenhado por ele — desde a arquitetura até o interior e a maioria das obras de artes expostas.
O museu oferece aos visitantes uma imersão completa e verdadeira experiência dentro do mundo do artista surrealista.
Se estiver de passagem pela Espanha, vale a pena dar um pulinho em Figueres e conferir de perto essa obra de arte em forma de edifício. Ainda por cima, está a aproximadamente duas horas de trem de Barcelona, em uma região da Catalunha chamada Costa Brava, conhecida por suas lindas praias. Não perca essa experiência surreal!
obg