18.04.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Museu Nacional de Belas Artes, fachada
O Museu Nacional de Belas Artes é um dos mais importantes do Brasil, com um vasto acervo com pinturas, desenhos e esculturas, entre outros (Foto: Secretaria Especial da Cultura)

Museu Nacional de Belas Artes: lar do patrimônio artístico do Brasil

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.04.2022
Neste artigo, conheça a história e o acervo do Museu Nacional de Belas Artes, uma das instituições mais antigas e importantes do país!
minutos de leitura

O Museu Nacional de Belas Artes é um dos mais importantes e antigos do país, concentrando o maior acervo de obras de arte do século XIX. 

Localizada no centro histórico do Rio de Janeiro, a construção que hoje abriga a instituição é tombada como patrimônio histórico desde 1973. 

Quer saber mais sobre esse refúgio das artes? Venha conosco! 

Qual é a história do Museu Nacional de Belas Artes?

Oficialmente, a história do Museu Nacional de Belas Artes tem início apenas em 19 de agosto de 1938, quando ele foi inaugurado (ou em 13 de janeiro de 1937, quando foi criado). 

prédio antigo do museu nacional de belas artes
Museu Nacional de Belas Artes foi inaugurado em 19 de janeiro de 1938 (Imagem: Biblioteca/Mediateca Araújo Porto Alegre)

Contudo, sua trajetória não oficial remonta há muito mais tempo, com a chegada da Família Real ao Rio de Janeiro, em 1808. 

Primeiras décadas

Nessa época, Dom João VI trouxe da Europa um conjunto de obras de arte. Algumas delas permaneceram no Brasil mesmo após seu retorno a Portugal, sendo elas o início da coleção. 

Museu Nacional de Belas Artes, A Primeira Missa no Brasil
"A Primeira Missa no Brasil" (1861), de Victor Meirelles, é uma obra histórica do nosso país que integra o acervo do Museu Nacional de Belas Artes (Arte: Victor Meirelles

Muito interessado em arte, o rei fundou no país a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios. Sob o comando de Dom Pedro I, ela passou a se chamar Academia Imperial de Belas Artes. Nessa época, foi formada uma significativa pinacoteca e uma gliptoteca. 

Com a instituição da república no Brasil, novamente houve mudança no nome, dessa vez passando a ser conhecida como Escola Nacional de Belas Artes. Já no período republicano, ela ganha nova sede, construída na Avenida Rio Branco, durante a reforma urbana realizada pelo prefeito Pereira Passos. 

Museu Nacional de Belas Artes, galeria de esculturas
O Museu Nacional de Belas Artes é um dos mais antigos do país, abrigando até mesmo obras remanescentes da coleção de Dom João VI
(Foto: Eduardo Melon

Nova sede

O responsável pela concepção do prédio foi o arquiteto espanhol Adolfo Morales de Los Rios, inspirado no Museu do Louvre, em Paris. 

Contudo, o projeto inicial passou por modificações e acabou se tornando uma construção em estilo eclético, com marcas das renascenças francesa e italiana na sua fachada, além do neoclassicismo. 

Em 1908, o edifício foi aberto ao público com as primeiras exposições, além dos ambientes para as aulas práticas e para a administração.

Em 1931, a Escola Nacional das Belas Artes deixa de ser uma instituição independente e é incorporada à Universidade do Rio de Janeiro. 

Somente em 1937 o então ministro Gustavo Capanema cria, oficialmente, o Museu Nacional de Belas Artes. 

Antes da abertura ao público, algumas mudanças aconteceram: o prédio manteve as coleções da Escola Nacional de Belas Artes e o setor administrativo, mas os cursos foram, progressivamente, transferidos para outros locais. 

Museu Nacional de Belas Artes, hall de entrada
O projeto inicial do prédio que hoje abriga a instituição foi criado pelo espanhol Adolfo Morales e inspirado no Museu do Louvre
(Foto: Secretaria Especial da Cultura

Em 24 de maio de 1973, o prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) e, desde 2003, abriga em sua totalidade o museu. 

Restauração completa 

Em 2019, a sede da instituição começou a passar por obras de restauração completa, com um investimento de mais de R$ 15 milhões destinado a:

  • aprimoramento dos equipamentos de segurança (especialmente os de prevenção a incêndios); 
  • modificações no sistema de ar condicionado;
  • reparos nas fachadas e cúpulas;
  • instalação de pára-raios.

O incêndio do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2018, foi um dos principais sinais de alerta para a restauração.

Como é o acervo do Museu Nacional de Belas Artes?

Hoje, o Museu Nacional de Belas Artes é a instituição que possui a maior e mais importante coleção de arte brasileira do século XIX, com cerca de 100 mil itens, entre pinturas, gravuras, desenhos, esculturas, objetos, documentos e livros. 

O bicentenário acervo se originou de três conjuntos distintos de obras:  

  1. as pinturas trazidas por Joaquim Lebreton, chefe da Missão Artística Francesa, que chegou ao Rio de Janeiro em 1816; 
  2. os trabalhos pertencentes ou produzidos no Brasil pelos membros da Missão, entre os quais se destacam Nicolas-Antoine Taunay, Jean-Baptiste Debret, Grandjean de Montigny, Charles Pradier e os irmãos Ferrez; 
  3. as peças da coleção de Dom João VI, deixadas por ele no Brasil quando retornou para Portugal, em 1821. 

Assim, ao percorrer a área de 17 mil m² do museu, o visitante pode vislumbrar, como em poucos espaços culturais do país, a história das artes plásticas brasileiras, desde os primórdios até a contemporaneidade. 

Algumas exposições de longa duração abrigadas pela instituição são as que listaremos a seguir.

Galeria de Arte Brasileira Moderna e Contemporânea 

Galeria da arte nacional do século XX e dos dias atuais, em mais de 1800 m² de área, preenchidos por cerca de 170 obras do acervo do museu em caráter permanente. 

Lá, estão expostos alguns dos nomes mais expressivos da nossa produção artística moderna e contemporânea, incluindo as doações recentes recebidas pela instituição.

Museu Nacional de Belas Artes, Café
O Museu Nacional de Belas Artes tem um dos maiores acervos de Candido Portinari, como "Café" (1935), obra que retornou à instituição em 2019 (Foto: Pedro Ribeiro Simões

O espaço, dividido em dois andares, abriga pinturas, esculturas, gravuras, desenhos e instalações. No primeiro, encontram-se as obras do início até o final do século XX. No segundo, estão os trabalhos produzidos a partir da década de 1980 até a atualidade. 

Alguns dos ícones expostos nesta galeria são Carlos Oswald, Goeldi, Lasar Segall, Di Cavalcanti, Zélia Salgado, Portinari, Fayga Ostrower, Pancetti, Abraham Palatnik, Vanda Pimentel, Daniel Senise, Gonçalo Ivo, Rubem Ludolf, Manfredo Souzaneto e Tomie Ohtake, entre muitos outros. 

Galeria de Arte Brasileira do século XIX 

Essa é, provavelmente, a maior galeria de arte do país, concentrando em um só espaço os mais significativos autores de obras produzidas no século XIX no Brasil. 

Também é a galeria permanente mais antiga do Rio de Janeiro. 

Em 2 mil m² são expostos 230 trabalhos, entre pinturas, esculturas, arte sobre papel, mobiliário e muitos outros.

Museu Nacional de Belas Artes, Lagoa Rodrigo de Freitas
São muitas as obras que integram a Galeria de Arte Brasileira do século XIX, como "Lagoa Rodrigo de Freitas" (1894), de Nicola Antonio Facchinetti (Foto: eutrophication&hypoxia

Alguns dos destaques desta galeria são: 

  • Batalha dos Guararapes e Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles;
  • Lagoa Rodrigo de Freitas, de Nicola Antonio Fachhinetti;
  • Descanso Modelo, de Almeida Júnior;
  • Batalha do Avaí, de Pedro Américo;
  • Más Notícias, de Rodolfo Amoedo;
  • Gioventu, de Eliseu Visconti.

Também estão presentes as esculturas Cristo e a Mulher Adúltera (Rodolfo Bernardelli), O Rio Paraíba do Sul (Almeida Reis) e Alegoria do Império Brasileiro (Chaves Pinheiro). 

Galeria de Moldagens I e II 

A Galeria de Moldagens é um dos cartões-postais do Museu Nacional de Belas Artes, com mais de 150 obras em gesso. 

Museu Nacional de Belas Artes, galeria de moldagens
As galerias de moldagens são as que fazem maior sucesso com o público, com uma magnífica coleção de peças moldadas sobre originais
(Foto: Pietro Ferreira

É uma magnífica coleção constituída de peças moldadas sobre originais do período helenístico, romano e greco-clássico (Era de Ouro). 

A maioria das obras expostas foi realizada entre o início do século XIX até 1928, especialmente entre 1860 e 1875, na França. 

Parte da coleção foi adquirida para o estudo de desenho realizado na Academia Imperial de Belas Artes e, depois, na Escola Nacional de Belas Artes. 

Como visitar o Museu Nacional de Belas Artes?

Depois desse passeio pela história e o acervo do Museu Nacional de Belas Artes, deseja conhecer por si mesmo o nosso patrimônio cultural? A única forma de fazer isso, atualmente, é pelo tour virtual. 

A instituição se encontra temporariamente fechada, devido às obras e também à pandemia. A previsão de reabertura é para o segundo semestre de 2022. 

Então, que tal aproveitar essa oportunidade e visitar o Museu Nacional de Belas Artes sem sair de casa? Acesse o Google Arts&Culture e aprecie a arte brasileira!

Foto de destaque: O Museu Nacional de Belas Artes é um dos mais importantes do Brasil, com um vasto acervo com pinturas, desenhos e esculturas, entre outros (Foto: Secretaria Especial da Cultura)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Museu Nacional de Belas Artes: lar do patrim�...

Museu Nacional de Belas Artes: lar do patrimônio artístico do Brasil

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Há muito tenho tentado obter dados de identificação de uma pintura que vi no MNBA/RJ, se não me engano de pintor nacional do sec. XIX, com representação de um jovem leitor, com um livro de filosofia, tendo sobre o ombro um cupido espiando a leitura... Se alguém puder me ajudar a recuperação de dados sobre a obra, muito agradeceria.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies