Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Aqui estamos nós!, as mulheres mais influentes do design

Retrato da designer cubana Clara Porset (Imagem: Archivo Clara Porset Dumas)

Aqui estamos nós! apresenta mais de 100 mulheres designers que deram sua contribuição essencial para o desenvolvimento do design contemporâneo. Uma exposição educativa e inspiradora que ocorre no museu Kunsthal, em Roterdã, até outubro. 

O museu enaltece essas mulheres contando em voz alta as histórias do design antes não tão conhecidas por questões de desigualdade de gênero. De pioneiras na Bauhaus às mulheres que atualmente estão redefinindo a profissão com suas inovações sustentáveis, essa é uma exposição necessária para mostrar ao público uma nova perspectiva da trajetória do design moderno ao contemporâneo. E, afinal, quem são essas mulheres?

exposição sobre mulheres mais influentes do design
Exposição Aqui estamos nós! no museu Kunsthal, em Roterdã, sobre as mulheres mais influentes do design (Foto: Ana Luiza Camargo)

Entre 1920 e 1950, por exemplo, o mundo viu a criação de um grande número de clássicos do design modernista que ainda hoje fazem sucesso, seguem sendo reproduzidos e são o sonho de consumo de todo amante do design. Embora designers como Charlotte Perriand, Eileen Gray e Clara Porset tenham conseguido ser reconhecidas internacionalmente, por muitas décadas, elas permaneceram nas sombras dos famosos homens designers da época.

Talvez, o exemplo mais notável disso seja Charlotte Perriand, cujo design icônico da Chaise Longue foi criado em colaboração com Le Corbusier, a quem ficou conhecida a autoria. Nessa exposição, pudemos ver de perto também o móvel Biblioteca Tunísia projetado pela designer.

Ao fundo, o móvel Biblioteca Tunísia projetado por Charlotte Perriand (Foto: Ana Luiza Camargo)
designer Cubana Clara Porset
Poltrona Butaque projetada pela designer Cubana Clara Porset em 1948 (Foto: Ana Luiza Camargo)

Por volta de 1960, uma onda feminista varreu a Europa em reação à política conservadora pós-guerra de 1950. Ao mesmo tempo, o lar foi cada vez mais definido como o lugar que as mulheres deveriam estar. No entanto, por sorte, muitas mulheres designers continuaram a ser extremamente criativas, resistentes e produtivas durante a segunda metade do século 20. A  parte da exposição que exibe obras dos anos 50 e 60 está incrível, com peças emblemáticas da época, como o trabalho de Greta Magnusson com sua Grasshopper Lamp, a colorida Karelia Chair de plástico de Liisi Beckmann e a de poltrona transparente de Cini Boeri, conhecida como Ghost Chair.

 luminária branca de Greta Magnusson
Peças dos anos 50 e 60, como a poltrona de Grete Jalk, em primeiro plano, e a luminária branca de Greta Magnusson (Foto: Ana Luiza Camargo)

Chegando nos dias de hoje, a exposição mostra um pouco da obra de mulheres incríveis como Matali Crasset, Patricia Urquiola, Inga Sempé, Ilse Crawford e Hella Jongerius. Mulheres talentosíssimas que protagonizam com orgulho o design contemporâneo.

mesa Shimmer desenhada por Patricia Urquiola
Em primeiro plano, mesa Shimmer desenhada por Patricia Urquiola (Foto: Ana Luiza Camargo)
design contemporâneo que foram desenvolvidas por mulheres
Variedade de peças de design contemporâneo que foram desenvolvidas por mulheres (Foto: Ana Luiza Camargo)

Após assimilarmos tanta informação histórica e nos inspirarmos pelo talento e força dessas mulheres, finalizamos com a seguinte reflexão: qual será o caminho do design nos próximos anos? Nós, com certeza, esperamos que o futuro do design seja mais inclusivo, sustentável e humano. 

Para mais textos relacionados ao design contemporâneo, leia mais em:

Dutch Design Week 2021: uma das maiores feiras de design da Europa

Object Rotterdam 2021: uma feira para os amantes de arte, design, moda e arquitetura

Foto de destaque: Retrato da designer cubana Clara Porset (Imagem: Archivo Clara Porset Dumas)

Sair da versão mobile