29.12.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Quadro de referências com fotos de ambientes, paleta de cor e objeto
Referências de cores, revestimentos e objetos em moodboard de quarto de adolescente (Imagem: Casoca)

Moodboards digitais: dicas para usar na arquitetura e design

 minutos de leitura
calendar-blank-line
29.12.2022
Quadros de referências ajudarão a guiar projetos e definição de estilo
minutos de leitura

Ajudar seu cliente a visualizar o projeto antes mesmo de estar pronto é algo que pode ser simples com a ajuda dos moodboards digitais. Muitos designers e arquitetos tornaram seu uso indispensável, logo antes de começar o processo de especificação de produtos e modelagem 3D.

Mas o que são os moodboards?

Moodboards são compilações de diversas imagens que, em seu conjunto, transmitem uma ideia. Eles podem ser digitais ou montados à mão. 

Já que estamos falando de arquitetura e design de interiores, é comum propor no moodboard digital o estilo do seu projeto. É nele que serão definidos os acabamentos, a paleta de cores, os móveis, acessórios e itens de iluminação que servirão como ponto de partida para criação. 

Os moodboards digitais, além de profissionais, devem ser claros e de fácil compreensão. Você pode usar desde ferramentas mais simples para sua composição, como o Powerpoint ou Canva, até outras de maior complexidade como Indesign e Photoshop. Mas lembre-se: o principal objetivo é transmitir o tom e conceito de forma clara e objetiva. 

A seguir, traremos algumas dicas para montar seu moodboard digital de forma profissional:

Qual o estilo que se quer evocar?

O moodboard digital deve evocar sentimento, humor ou estilo. A intenção não é que as imagens apenas combinem entre si, mas que reúnam itens que seu cliente ama ou tem interesse, conforme coletado na reunião de projeto. 

Por exemplo: se seu cliente é um ávido leitor, gosta de bibliotecas e ambientes silenciosos, talvez um moodboard digital com texturas de madeira, livros antigos e jardins internos ajudem a evocar uma biblioteca pessoal. 

Moodboard de biblioteca clássica
Para projeto de biblioteca, moodboard recebeu referências de cores, mobiliário e objetos (Imagem: Casoca)

Agora, se sua cliente for uma adolescente que quer receber suas amigas em seu quarto jovem e descolado, talvez uma ótima pedida seja um moodboard digital composto com cores, texturas aconchegantes, itens da moda e bastante iluminação natural.

Catalogue os itens que seu cliente não abre mão

Muitos clientes vão querer reaproveitar móveis e peças que já possuem, ou detalhes que são preexistentes no ambiente. Nesse caso, a dica é tirar algumas fotos desses objetos para posteriormente adequá-los ao seu moodboard digital. Assim, você conseguirá criar uma linguagem coesa desde o princípio da proposta.

Moodboard de quarto adolescente
Referências de cores, revestimentos e objetos em moodboard de quarto de adolescente (Imagem: Casoca)

Foco nos detalhes permanentes

Vasos de flores, quadros, almofadas, cortinas, mantas e objetos de decoração, embora indispensáveis para se criar um ambiente aconchegante, personalizado e humano, podem ser facilmente trocados. 

O mesmo não pode ser dito de pisos, backsplashes, esquadrias, louças e torneiras, portanto a regrinha é: quanto mais funcional, dispendioso e fixo, maior hierarquia terá o item no seu moodboard digital. 

Seja qual for o estilo de moodboard que você deseja construir, ele certamente irá te ajudar no processo da descoberta criativa e é um ótimo ponto de partida na criação. Além disso, é uma boa forma de alinhar com o cliente as expectativas do projeto, evitando retrabalhos e futuras mudanças. Em outras palavras, você poderá visualizar se o design se encaixa antes de se comprometer totalmente.

Mobiliário e objetos digitais para moodboard
Referências de mobiliário para projetos de interiores (Imagem: Casoca)

Componha seu moodboard digital com as imagens do Casoca

A plataforma CASOCA oferece em sua página não apenas blocos 3D como também suas respectivas imagens de fundo branco em alta qualidade.

Com essa biblioteca completa, você pode utilizar referências de objetos das melhores marcas disponíveis. Basta salvar a imagem e montar de acordo com as suas ideias!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Moodboards digitais: dicas para usar na arqui...

Moodboards digitais: dicas para usar na arquitetura e design

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies