Mix and Match: fazer misturas é tendência na decoração
O Mix and Match é uma tendência presente em diversas vertentes da arte, como a moda, o design e a arquitetura.
Na decoração, a ideia é criar espaços autênticos por meio da mistura de materiais, cores, estampas e texturas. Mas como fazer isso de forma harmoniosa?
Essa é a grande questão que permeia o Mix and Match.
Por isso, além de explicar o conceito, este artigo mostra para você como tirar o máximo de proveito dessa tendência a partir de ideias criativas e irreverentes.
Confira!
O que você precisa saber sobre o conceito de Mix and Match
Há muito tempo presente na moda, a mistura de elementos diversos ganha cada vez mais espaço em projetos de decoração.
Tanto é que o conceito de Mix and Match faz parte das tendências apontadas pela Cersaie 2021, a maior feira de revestimento do mundo, que acontece na Itália.
Para quem tem um estilo mais eclético e gosta de uma dose de ousadia, essa é uma ótima forma de sair do tradicional.
Em vez de escolher um único estilo para decorar a casa, você pode abandonar a monotonia e mesclar vários.
O objetivo do Mix and Match é justamente esse: combinar revestimentos, móveis e objetos decorativos para compor ambientes singulares.
Mas nem sempre isso é algo fácil de fazer. Portanto, você precisa tomar alguns cuidados para não errar na mão e acabar deixando os espaços desarmoniosos ou carregados.
Como adotar o Mix and Match sem erro
As práticas a seguir nada mais são do que dicas que podem ajudar você a compor ambientes visualmente autênticos e atraentes. Veja só!
Use a criatividade como combustível
O Mix and Match é capaz de gerar resultados surpreendentes. Afinal, é produzido a partir da experimentação e do olhar único de cada pessoa.
É por isso que o conceito não estabelece regras a serem seguidas. O que vale é a criatividade na hora de selecionar itens para compor a decoração.
Escolha elementos que tenham uma ligação
Uma dica que faz toda a diferença na hora decidir o que colocar nos ambientes é se atentar a características que conectem os diversos itens. E o que isso quer dizer?
Se você deseja colocar dois sofás na sala, por exemplo, escolha móveis do mesmo estilo, em diferentes formatos, ou em estilos distintos, porém da mesma época.
Outra ideia que faz sucesso é colocar cadeiras de um mesmo material, mas em formas e cores diversas, na cozinha.
O que importa é que os revestimentos, móveis e objetos de decoração tenham algum aspecto em comum, pois isso ajuda a dar mais harmonia à composição.
Explore diferentes estampas
Vale a pena ressaltar que o Mix and Match oferece a oportunidade de você sair da sua zona de conforto em termos de decoração.
As estampas tropicais não impedem ninguém de usar padrões geométricos no mesmo espaço. Da mesma forma, o uso de elementos clássicos não exclui a possibilidade de agregar itens modernos.
O conceito permite que as pessoas vivenciem experiências estéticas instigantes e, ainda assim, obtenham resultados sofisticados.
Crie ambientes que contem uma história
Um dos motivos para muita gente combinar estilos diversos é o apego emocional a móveis e objetos antigos. Mas não é porque você vai reformar que precisa abrir mão deles. Muito pelo contrário!
Ao compor ambientes com esses itens de valor sentimental, é possível contar belas histórias sobre a sua vida ou as dos seus clientes.
Veja a materialidade como uma aliada
Na hora de combinar diversos elementos, use a materialidade ao seu favor, pois ela oferece inúmeras possibilidades para as composições.
Quando se trata dos móveis, vá além da madeira e considere incluir peças de metal e mármore, por exemplo.
O mesmo vale para as paredes, que podem receber tintas, papéis de parede e, para uma maior durabilidade, revestimentos de cerâmica com diferentes cores, texturas e estampas.
Aposte no contraste
Se você começa a se arriscar em projetos de decoração Mix and Match, apostar no contraste é uma ótima dica. O visual dos ambientes fica mais chamativo quando tons, estampas e superfícies não são todos iguais.
Faça um planejamento
Quem não é tão ligado a decoração pode achar que as propostas são feitas de forma aleatória. No entanto, não é bem assim.
Embora o Mix and Match se caracterize pela mistura, os projetos têm um fio condutor, como você deve ter percebido ao longo das nossas dicas anteriores.
Por isso, quando for desenvolver o seu, não se esqueça de planejar com cuidado antes de começar a reformar ou adquirir novos itens.
Mas fique tranquilo! Colocando as nossas dicas em prática, você vai perceber que fazer misturas na decoração não é nenhum bicho de sete cabeças.
O que acha de conhecer outras tendências de decoração? Confira o japonismo, que une o minimalismo japonês e o aconchego escandinavo para criar ambientes únicos!