Os encantos e a arquitetura da mesquita de Abu Dhabi
A mesquita de Abu Dhabi (Sheikh Zayed Grand Mosque) é o maior ponto turístico da cidade. É uma grande obra destinada para a religião islâmica, que surpreende por sua beleza, arquitetura e tamanho.
Sua construção também veio como simbologia da religião islâmica e uma mensagem de paz, tolerância e diversidade. É referência da arquitetura moderna islâmica no mundo.
A arquitetura da mesquita é a combinação harmoniosa de diferentes escolas de arquitetura islâmica. É a perfeita mescla entre a arquitetura pós-moderna com raízes culturais islâmicas antiga. A melhor fusão entre o passado e o presente.
Foi nomeada de Sheikh Zayed Grand Mosque, em homenagem ao Sheikh Zayed, pai dos Emirados Árabes.
A mesquita está localizada na entrada de Abu Dhabi, visível entre as três principais pontes que conectam à ilha com o restante da região (as pontes Maqta, Mussafah e Sheikh Zayed).
Conheça também o Museu do Louvre em Abu Dhabi, outro ponto turístico importante por lá
Seu ponto estratégico também é uma expressão emocional por ser o coração dos Emirados Árabes
Sua cor branca pura se dá através de um mármore da Macedônia, tornando esta mesquita tão especial e diferente das demais. O branco foi usado como símbolo da pureza e piedade.
Cada detalhe dela foi minusciosamente pensado e projetado. É uma obra de arte em forma de arquitetura e edifício religioso.
Os ornamentos da mesquita são todos feitos em mármore colorido, criados a partir de sofisticadas técnicas de lapidação e decoração.
Além do mármore, outras modernas técnicas do uso de diferentes materiais foram trabalhadas, como vidro esculpido e mosaico.
Há 82 cúpulas de diferentes tamanhos e formatos pela mesquita. A maior cúpula está localizada bem no centro do local da reza na mesquita. As janelas alongadas abaixo das cúpulas permitem que a luz natural entre nos salões das rezas.
O interior das cúpulas apresentam obras de arte tradicionais marroquinas feitas em gesso. No interior delas estão representados versos do Alcorão Sagrado moldados no mesmo gesso e pintados na cor dourada.
Outras cúpulas são encontradas na grande fachada e outras entradas. Também há quatorze cúpulas em vidro verde incorporadas ao telhado das instalações subterrâneas.
No salão principal da reza há o maior tapete do mundo. Conta com 5.700 metros quadrados sem emendas, feito de 70% de lã e 30% de algodão. Sua criação e fabricação foram feitas em dois anos de trabalho, sendo: o desenho em oito meses, a atadura em 12 meses e o restante do tempo para transportar, cortar e tecer as peças.
Nele foi desenhado o medalhão islâmico feito por um artista e fabricante de tapetes da terceira geração, Dr. Ali Khaliqi. Foi preciso 1.200 artesãos para a fabricação do tapete.
A Sheikh Zayed Grand Mosque é uma obra perfeita entre a arquitetura atual mantendo as raízes culturais passadas. Pessoalmente, foi um dos lugares mais bonitos do mundo que já visitei até agora. Se não, o mais bonito!
Se você está de passagem por Dubai, não perca a chance de passar pelo menos um dia em Abu Dhabi e descobrir as belezas e a arquitetura dessa obra de arte em formato de mesquita.
Conheço a Mesquita e a considero o mais belo e importante monumento do mundo. Sou católica, mas tenho o maior respeito pelo Islamismo, gosto da ordem e obediência a essa grande devoção a nosso “ALAH”