Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Menorca: o que fazer na mais encantadora das ilhas Baleares

Menorca faz parte do conjunto de cinco ilhas que compõem as Ilhas Baleares, na Espanha. Comparando com as suas famosas vizinhas (Ibiza, Formentera e Mallorca), é a mais discreta e mais "calma" de todas elas. Destino perfeito para quem quer relaxar completamente no verão.

Diferente de Ibiza, Menorca não tem tanto agito. Ao contrário de Mallorca que é superturística, Menorca é o destino principalmente dos espanhóis. E similar à Formentera, possui praias e calas de água turquesa e cristalina.

Há vários aviões que chegam até a ilha de diferentes partes da Europa, porém, saindo de Barcelona, o voo dura somente 40 minutos.

Separamos as melhores dicas para você curtir a viagem da melhor maneira!

TRANSPORTE

O ideal para locomover-se pela ilha é alugar um carro ou uma moto. A ilha não é muito grande, mas ainda sim pode-se levar 1 hora de locomoção se você quiser atravessar de um lado ao outro (o que vale a pena, porque cada cantinho dela é especial).

Se sua ideia é rodar e explorar toda a ilha, aposte no aluguel do carro. Mas se prefere ficar somente tranquilo nas praias, o mais prático é alugar a moto. Geralmente os estacionamentos perto das praias ficam lotados durante o verão, com uma moto é mais fácil de estacionar e acessá-las.

Se puder, vale muito a pena alugar um barco para conhecer as calas e praias. Em alguns portos há barcos pequenos que podem ser alugados mesmo sem ter habilitação para barcos.

PRAIAS E CALAS

Cala localizada no sul da ilha Foto: Paulo Pusset
Cala localizada no sul da ilha (Foto: Paulo Pusset)

As praias e calas do sul são as praias mais belas (mas também as mais requisitadas). A água chega a ser turquesa e cristalina. Para conseguir acessá-las por terra durante o verão é preciso acordar muito cedo para garantir lugar no estacionamento. Mas se você está de barco é muito mais fácil e confortável.

HOTÉIS

 Hotel Torralbenc Foto: Barbara Cassou
Hotel Torralbenc (Foto: Barbara Cassou)

Menorca Experience e Torralbenc são os hotéis boutique mais charmosos de toda a ilha, localizados na região sul. Se não tiver a oportunidade de se hospedar em algum deles, não deixe de pelo menos almoçar ou tomar um drink por lá. Vale a pena a visita.

RESTAURANTES

O restaurante Isabella, situado no norte de Menorca, é puro charme. Sua arquitetura toda branca, típica do Mediterrâneo, de frente para o mar, não há como perder. Já o restaurante tradicional Es Molí de Foc fica no centro-leste da ilha. Vale a pena jantar e experimentar o delicioso "cochinillo" (leitão) assado. Não esqueça de reservar tudo com antecedência! Principalmente no verão, pois é quase impossível conseguir reserva de última hora nos restaurantes e hotéis mais requisitados.

TURISMO

 Foto: Paulo Pusset
Labirinto da Fundação Lithica (Foto: Paulo Pusset)

Menorca, além das praias e calas, é composta por várias cidadezinhas pequenas. A maior e principal é a Mahón. Mas vale a pena conhecer os encantos de Ciudadella e Fornells também.

Outra lugar superinteressante de visitar é a Fundação Lithica, uma antiga pedreira que hoje foi revitalizada para visitação (depois de ter passado um tempo abandonada). É interessante perder-se entre as ruínas de pedras, além de poder ver um anfiteatro incrível a céu aberto e um labirinto de pedras.

BAR

Foto: Barbara Cassou
Cova d'en Xoroi (Foto: Barbara Cassou)

Não dá para deixar de terminar a viagem sem ter tomado pelo menos um drink na Cova d'en Xoroi, um bar localizado dentro de um penhasco no leste da ilha. É impressionante a arquitetura e o pôr do sol desse lugar. Não esqueça de comprar seu ticket pela internet com antecedência. A fila para entrar pode chegar até a outra esquina!

Menorca é uma ilha encantadora e com uma energia nunca vista igual. Não é tão famosa quanto as suas vizinhas, mas há quem diga que sua beleza e encantos até supera as outras! Superindicado para relaxar, passear e curtir o verão Europeu!

 

 

Sair da versão mobile