Menorca faz parte do conjunto de cinco ilhas que compõem as Ilhas Baleares, na Espanha. Comparando com as suas famosas vizinhas (Ibiza, Formentera e Mallorca), é a mais discreta e mais "calma" de todas elas. Destino perfeito para quem quer relaxar completamente no verão.
Diferente de Ibiza, Menorca não tem tanto agito. Ao contrário de Mallorca que é superturística, Menorca é o destino principalmente dos espanhóis. E similar à Formentera, possui praias e calas de água turquesa e cristalina.
Há vários aviões que chegam até a ilha de diferentes partes da Europa, porém, saindo de Barcelona, o voo dura somente 40 minutos.
Separamos as melhores dicas para você curtir a viagem da melhor maneira!
TRANSPORTE
O ideal para locomover-se pela ilha é alugar um carro ou uma moto. A ilha não é muito grande, mas ainda sim pode-se levar 1 hora de locomoção se você quiser atravessar de um lado ao outro (o que vale a pena, porque cada cantinho dela é especial).
Se sua ideia é rodar e explorar toda a ilha, aposte no aluguel do carro. Mas se prefere ficar somente tranquilo nas praias, o mais prático é alugar a moto. Geralmente os estacionamentos perto das praias ficam lotados durante o verão, com uma moto é mais fácil de estacionar e acessá-las.
Se puder, vale muito a pena alugar um barco para conhecer as calas e praias. Em alguns portos há barcos pequenos que podem ser alugados mesmo sem ter habilitação para barcos.
PRAIAS E CALAS
As praias e calas do sul são as praias mais belas (mas também as mais requisitadas). A água chega a ser turquesa e cristalina. Para conseguir acessá-las por terra durante o verão é preciso acordar muito cedo para garantir lugar no estacionamento. Mas se você está de barco é muito mais fácil e confortável.
HOTÉIS
Menorca Experience e Torralbenc são os hotéis boutique mais charmosos de toda a ilha, localizados na região sul. Se não tiver a oportunidade de se hospedar em algum deles, não deixe de pelo menos almoçar ou tomar um drink por lá. Vale a pena a visita.
RESTAURANTES
O restaurante Isabella, situado no norte de Menorca, é puro charme. Sua arquitetura toda branca, típica do Mediterrâneo, de frente para o mar, não há como perder. Já o restaurante tradicional Es Molí de Foc fica no centro-leste da ilha. Vale a pena jantar e experimentar o delicioso "cochinillo" (leitão) assado. Não esqueça de reservar tudo com antecedência! Principalmente no verão, pois é quase impossível conseguir reserva de última hora nos restaurantes e hotéis mais requisitados.
TURISMO
Menorca, além das praias e calas, é composta por várias cidadezinhas pequenas. A maior e principal é a Mahón. Mas vale a pena conhecer os encantos de Ciudadella e Fornells também.
Outra lugar superinteressante de visitar é a Fundação Lithica, uma antiga pedreira que hoje foi revitalizada para visitação (depois de ter passado um tempo abandonada). É interessante perder-se entre as ruínas de pedras, além de poder ver um anfiteatro incrível a céu aberto e um labirinto de pedras.
BAR
Não dá para deixar de terminar a viagem sem ter tomado pelo menos um drink na Cova d'en Xoroi, um bar localizado dentro de um penhasco no leste da ilha. É impressionante a arquitetura e o pôr do sol desse lugar. Não esqueça de comprar seu ticket pela internet com antecedência. A fila para entrar pode chegar até a outra esquina!
Menorca é uma ilha encantadora e com uma energia nunca vista igual. Não é tão famosa quanto as suas vizinhas, mas há quem diga que sua beleza e encantos até supera as outras! Superindicado para relaxar, passear e curtir o verão Europeu!