Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Material de construção sustentável: 7 itens que você pode usar sem culpa

Cozinha iluminada em mármore branco e detalhes em madeira.

Cozinha foi desenvolvida com materiais sustentáveis (Projeto: Ana Lara Vanoni Martins)

A construção civil é uma atividade que gera grandes impactos no meio ambiente. Desde o início da produção até o descarte dos resíduos da obra, muitos processos podem prejudicar o ecossistema ao redor. Por isso, a tendência no mercado é rever técnicas e impulsionar o uso de material de construção sustentável.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Quando falamos em sustentabilidade, muita gente ainda torce o nariz porque associa essa palavra com um estilo mais rústico. No entanto, é possível construir ambientes de todos os tipos, usando técnicas inovadoras que ajudam a reduzir o gasto de recursos naturais e melhoram a qualidade de vida dos moradores.

Leia também:

Em conjunto com engenheiros e técnicos, o arquiteto está presente na busca pelas melhores maneiras de edificar, e a pegada ecológica passa pela escolha dos materiais, tanto para construção, quanto para a decoração. 

Neste conteúdo, você verá algumas dicas para reduzir o impacto ecológico do seu projeto e tipos de materiais de construção sustentável. 

Como reduzir os impactos ambientais da construção civil?

Faixada principal da casa utilizando madeira e tijolos.
O uso de materiais reciclados, como tijolos de demolição, ajuda a reduzir o impacto ambiental (Projeto: Portobello)

A sustentabilidade das edificações passa por três pilares fundamentais: ser ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa. Isso vai além da preservação da fauna e flora, e alcança soluções de custo viável e baixo impacto para toda a coletividade. 

Na arquitetura, existem algumas formas de fazer isso. Em primeiro lugar, é fundamental garantir que o uso de recursos seja pensado para reduzir os resíduos e aumentar a reutilização. 

No mesmo sentido, é muito importante garantir que o descarte do entulho seja bem planejado e feito de forma adequada. Hoje em dia, há empresas especializadas que fazem essa retirada e dão o destino correto para os materiais. Mas, em boa parte das cidades, esse serviço também é oferecido pela coleta domiciliar convencional. 

O projeto também precisa considerar questões como conforto térmico, aproveitamento da luz solar e diminuição no uso de energia. Tudo isso vai impactar no dia a dia e garantir que sua casa causará menos danos para o meio ambiente. 

Além disso, você pode reduzir o impacto ambiental da obra escolhendo produtos ecológicos, recicláveis ou renováveis. 

Material de construção sustentável: confira 7 opções

O material de construção sustentável está cada vez mais próximo do nosso dia a dia e é aplicável em diversas situações. Confira a seguir sete exemplos que trazem vantagens para qualquer obra. 

1. Revestimentos cerâmicos Portobello

Sala de jantar iluminada em mármore branco.
As Lastras reproduzem materiais naturais com perfeição, reduzindo a exploração desses recursos na natureza(Projeto: Portobello)

Uma incrível opção de material de construção sustentável é o porcelanato, que é capaz de reproduzir com perfeição pedras, mármores e madeiras, reduzindo assim a exploração desses recursos naturais. 

A principal matéria-prima do porcelanato é a argila, que vem de jazidas superficiais. Ou seja, não é preciso cavar buracos fundos para encontrá-la, como no caso de pedras e mármores. Isso diminui muito o impacto no meio ambiente e nas comunidades ao redor. Além disso, no caso do porcelanato da Portobello, toda a área de extração é recuperada após a exploração da jazida. 

E quanto à madeira, a reprodução em porcelanato evita o desmatamento. Mesmo em caso de madeiras de reflorestamento, existe um impacto ambiental com a perda de biodiversidade.

A preocupação da Portobello com o meio ambiente não para por aí. Todos os produtos da empresa são recicláveis, não-tóxicos e podem ser reaproveitados como insumos na construção civil. Dessa forma, ao escolher um porcelanato Portobello você diminui o impacto do descarte de materiais. 

Durante todo o processo de produção, a Portobello também cuida para que a fabricação e distribuição dos produtos seja sustentável. Para isso, a produção é feita com energia limpa e garante a reutilização de 99% dos resíduos gerados. No mesmo sentido, as embalagens são sustentáveis e a logística de entrega é pensada para reduzir desperdícios. Tudo isso faz dessa opção uma ótima alternativa, desde a fábrica até o fim da sua obra. 

2. Concreto reciclado

O concreto comum é um composto de cimento, água, areia e pedras (brita). Depois de tudo misturado, ele está pronto para ser utilizado. Nesse processo, o concreto ganha resistência e forma, liberando calor e se solidificando.

O grande problema do concreto comum é a extração de recursos naturais para cada componente, além de seu descarte indevido no ambiente. Já a ideia do concreto reciclado consiste em usar os resíduos da própria obra para substituir os materiais de fontes naturais.

O concreto pode ser reciclado fresco ou endurecido, e existem equipamentos adequados para fazer a reciclagem dos componentes. Assim, outros materiais como tijolos e telhas, que iriam para o lixo, são reutilizados e acrescentados à mistura, gerando um material de construção sustentável.

3. Acabamentos biodegradáveis

Os materiais para acabamento da obra também podem possuir derivados de petróleo e compostos altamente poluentes. Os mais comuns são tintas, colas, impermeabilizantes e solventes. Todos eles representam problemas ambientais.

As indústrias têm se adaptado e investido na criação de versões ecológicas. Atualmente, existem tintas feitas de materiais biodegradáveis, produzidas a partir de pigmentos naturais, minerais e proteínas do leite. Vernizes e solventes a base de óleos vegetais também são opções sustentáveis e menos prejudiciais à saúde.

4. Lâmpadas de LED

Diferentes das lâmpadas incandescentes, que já foram retiradas do mercado, as lâmpadas de LED - Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz, em português, duram muito mais. Sua vida útil é cerca de 25 vezes maior do que a das lâmpadas incandescentes e quatro vezes maior quando comparadas a das fluorescentes, segundo o Inmetro. Portanto, são mais econômicas.

A lâmpada de LED é muito eficiente e consegue transformar mais energia elétrica em luz, dissipando menos calor. Apesar de o custo ainda ser mais alto, a lâmpada é mais resistente e tende a possuir uma garantia maior. Ao mesmo tempo, o LED não emite radiação ultravioleta nem infravermelha, e reduz consideravelmente a conta de energia.

Pensando na estética da obra, esse tipo de lâmpada pode possuir várias tonalidades, permitindo inúmeras combinações e arranjos para diversos ambientes. Mas lembre-se de priorizar a luz natural e avaliar a localização de janelas e portas.

Sala ampla decorada com madeira para trazer conforto.
O aproveitamento da luz natural é uma prática importante para aumentar a economia e diminuir o desperdício (Projeto: Portobello)

5. Tijolos ecológicos

O tijolo ecológico é um modelo muito utilizado no Brasil. Produzido a partir de misturas, pode ser feito com compostos de areia, resíduos de construção, água e cimento.

O que torna esse material de construção sustentável é o processo de fabricação. Ao contrário dos convencionais, não há utilização de forno, nem queima de madeira. O tijolo é enformado em uma prensa hidráulica, sem produção de poluentes.

O formato do tijolo também é uma vantagem, pois cria uma trava por meio de furos e encaixes estratégicos, diminuindo o gasto de argamassa. Além disso, é um excelente isolante acústico e térmico, e tende a ser mais resistente.

Quarto inspirado no modelo industrial com sala de estar conjuta.
Neste projeto, foram utilizados alguns tipos de material de construção sustentável, como tijolo ecológico aparente no quarto e madeira de demolição ( Projeto: Portobello)

6. Blocos de adobe

O bloco de adobe é uma alternativa de material de construção sustentável. Muito comum no interior do Brasil (Minas Gerais, Goiás e Bahia), o bloco já era usado em construções milenares, como a da Muralha da China. A técnica consiste no molde de uma mistura de água, terra e fibras naturais (palha e esterco, por exemplo) que pode ser feito na própria obra.

7. Isolamento ecológico

O isolamento das paredes é uma parte que exige muita atenção. Alguns materiais usados nos isolamentos comuns têm componentes químicos e podem ser cortantes, como a fibra de vidro.

A boa notícia é que o mercado já oferece alternativas para essa etapa. Algumas soluções são bem inusitadas, como o isolamento fabricado a partir de jeans reciclados, jornal, papelão, lã mineral e garrafas PET. Vale a pena pesquisar e ver qual se encaixa melhor no seu projeto. 

Outras dicas de material de construção sustentável

Casa com jardim no terraço e área externa com piscina
O uso do telhado verde proporciona maior conforto térmico ( Projeto: Portobello)

 Além das possibilidades citadas, uma residência ou edifício com práticas mais sustentáveis pode contar com outras ferramentas e objetos que impactam menos o meio ambiente.

Vários modelos de cubas, vasos sanitários e torneiras já possuem instrumentos para reduzir o gasto de água e podem ser encontrados em um banheiro sustentável. Assim, evitam o desperdício e geram mais economia a longo prazo. 

No mesmo sentido, telhados verdes ajudam a reduzir o calor interno da construção e geram impactos positivos para o meio ambiente. Outra prática que está se popularizando é o uso de painéis solares capazes de gerar energia para todo o sistema elétrico da construção. 

Madeiras sustentáveis 

Por fim, uma reflexão interessante é sobre a madeira, material muito comum, tanto em construções, quanto na decoração. Hoje, seu processo de extração pode gerar muita degradação e, por isso, precisamos buscar alternativas ou maneiras melhores de utilizá-la.

O ideal é procurar fornecedores com certificados que comprovem a origem do material e a adequação aos critérios de produção sustentável. Outra opção é investir em revestimentos que interpretam madeira, como os porcelanatos e as Lastras

Tecidos ecológicos

Os tecidos também podem ter uma pegada mais ecológica e decorativa, deixando o ambiente bonito e colorido. Valorize os de fibras naturais, como linho e algodão orgânico. Ou em opções inovadoras, como tecidos de fibras de celulose extraídas de plantas, fibras de PET e redes de pesca reaproveitadas, por exemplo.

As práticas sustentáveis estão bem mais próximas do que imaginamos e podem fazer parte de qualquer construção. São instrumentos que embelezam o espaço e levam qualidade de vida para os moradores e para a sociedade.

Gostou do conteúdo? Continue lendo sobre sustentabilidade e arquitetura aqui no nosso site. No texto sobre mini-horta em casa, você aprende a construir um espaço aconchegante para aumentar seu contato com a natureza. 

Sair da versão mobile