24.05.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Martin Corullon, Casa In and Out
In and Out, de Martin Corullon, é um convite a experimentar a casa dos sonhos (Projeto: Martin Corullon)

In and Out: Martin Corullon projeta casa dos sonhos elevada do chão

 minutos de leitura
calendar-blank-line
24.05.2022
Conheça a Casa In and Out, de Martin Corullon, que brinca com a privacidade e a integração em uma criação incrível e moderna
minutos de leitura

Martin Corullon é um dos nomes que integra a terceira edição da Mostra UNLTD Dreams, promovida pela Portobello. 

Neste ano, os arquitetos foram convidados para um desafio: produzir maquetes realistas de projetos sustentáveis e potentes, capazes de refletir a nossa sociedade.

In and Out foi a criação de Corullon. Uma verdadeira casa dos sonhos, que representa momentos de introspecção e, ao mesmo tempo, de integração com o ambiente externo. 

Que tal desvendar esse projeto conosco?

Casa In and Out

A Casa In and Out é elevada do chão, como em um pedestal, trazendo o programa convencional de uma residência com dois pavimentos. 

A estrutura em balanço explora o contraste entre a leveza da implantação com o peso e a textura das Lastras Portobello. A forma caminha com a função.

In and Out é a completa integração dos lados interno e externo — não apenas da casa, mas também dos seus moradores.

Para isso, Martin Corullon usou um vazio central, como uma espécie de anel, do qual partem os demais ambientes. "São quatro faces, cada uma com a sua vista", explica ele.

O resultado é um projeto que, ao mesmo tempo, é integrado e confere privacidade. Inclusive, essa volumetria e planta diferenciadas são características marcantes do arquiteto.

O vazio central também é responsável por organizar a circulação e a ventilação, funcionando como um elo entre os andares, como um pátio interno às avessas.

Martin Corullon, Casa In and Out, maquete
As Lastras, mais do que apenas embelezarem, fazem parte da estrutura da criação de Corullon (Projeto: Martin Corullon)

A estrutura foi pensada de forma que o revestimento fizesse parte dela e não fosse um material ligado apenas à finalização. 

"O revestimento é muito associado à decoração. Mas nesse caso, fizemos uma arquitetura que é estrutura", conta Corullon.

As Lastras participam do pedestal da casa, presentes em dois blocos monolíticos, passeando de baixo para cima com o mesmo material.

Assim, a ideia é um projeto simples em termos estruturais e construtivos, mas que tem um aspecto nobre, moderno e aconchegante, por conta das matérias-primas que a revestem.

Revestimentos

A escolha dos revestimentos para a Casa In and Out é outro ponto diferenciado da criação de Martin Corullon. 

Afinal, o arquiteto uniu materiais que dificilmente são vistos juntos, como mármore, concreto, pedra e mosaico, criando um espaço único e inovador.

Os tons mais escuros são os responsáveis pela junção das diferentes linhas, presentes até mesmo na piscina, com o Sunset Fairbanks, revestimento em nuances de preto que garante uma elegância ímpar.

Martin Corullon, Casa In and Out, Lastras
A escolha dos revestimentos é outro ponto de diferenciação da Casa In and Out, com materiais que geralmente não são usados juntos (Projeto: Martin Corullon)

Em uma parede interna de destaque, Corullon surpreende com o uso do Kit Soma, fazendo uma escolha quase que emocional. 

Afinal, o produto faz parte da linha cocriada por Paulo Mendes da Rocha, seu parceiro e mestre de profissão, e a filha dele, Nadezhda Mendes Rocha, com a Portobello.

O ladrilho, em uma nova escala, abre caminho para transpor os limites do sonhar. 

Outros produtos da Portobello escolhidos pelo arquiteto foram Bianco di Lucca Chain A, Dansk Cement Graphite e Ms. Barcelona Antracita.

In and Out

O projeto representa o desejo compartilhado por um local capaz de equilibrar perfeitamente a introspecção, representada por momentos de total privacidade, com a integração com o mundo externo.

Como as demais criações de Martin Corullon, a Casa In and Out não deixa de ser uma obra moderna, mas que promove o aconchego e nos convida a apreciar a natureza, a receber os amigos e a família e, ao mesmo tempo, a curtir o seu espaço.

É um lugar para fechar os olhos e se imaginar morando. Afinal, a casa de dois pavimentos poderia ser a sua. A nossa.

Martin Corullon, Casa In and Out, maquete
A Casa In and Out é um convite a sonhar e a vivenciar os espaços com privacidade e integração ao mesmo tempo (Projeto: Martin Corullon)

Martin Corullon

Martin Corullon é arquiteto e urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) e doutorando pela mesma instituição. Desde 1994, ele colaborou com Paulo Mendes da Rocha, primeiro como estagiário, depois como colega de criação.

Em 2000, fundou o escritório Metro Arquitetos Associados, onde é responsável por projetos como a recente expansão do Museu de Arte de São Paulo (MASP), a ampliação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a nova galeria de arte da Casa Triângulo, entre dezenas de outras obras públicas.

Entre 2008 e 2009, Corullon trabalhou no escritório Foster + Partners, em Londres.

Mostra UNLTD Dreams

A terceira edição da Mostra UNLTD, da Portobello, foi idealizada em escala reduzida. 

Enfatizando a necessidade do sonhar, o evento trouxe oito interpretações de um universo em expansão, traduzido em maquetes de 1,20x1,20 m em escala de 1/10, representando espaços de 12x12 m.

É uma mostra de arquitetura potente, mas sustentável, na qual os arquitetos foram convidados a exercitarem a criatividade em projetos que aliam beleza, funcionalidade e o mínimo impacto ambiental.

A abertura do evento aconteceu no último dia 3 de maio, na fábrica da Portobello, em Tijucas, Santa Catarina.

Martin Corullon, Casa In and Out, maquete
As maquetes da Mostra UNLTD são uma forma de experienciar os sonhos, fundamentais em um mundo pós-pandemia (Projeto: Martin Corullon)

A ideia para o uso inovador da maquete surgiu após visitas da equipe Portobello ao estúdio de Álvaro Siza, em Portugal, e à Fundação Oscar Niemeyer, no Rio de Janeiro. A partir daí, eles notaram a importância das maquetes.

Além de Martin Corullon, foram convidados a desenvolver projetos autorais os arquitetos: Mila Strauss, do MM18 Arquitetura; Mariana Maran, do Oka Arquitetura; Carlos Carvalho, do Studio Roca; e Rodrigo Ohtake, da Ohtake.

Outros nomes criativos integraram o evento, como Gabriela de Matos, do Arquitetas Negras; o chef de cozinha Alex Atala; e a designer italiana Paola Navone.

Gostou de conhecer a Casa In and Out criada por Martin Corullon? Que tal desvendar agora o projeto Blue Home de Paola Naovone especialmente para a Mostra UNLTD Dreams? Acesse aqui para conferir!

Foto de destaque: In and Out, de Martin Corullon, é um convite a experimentar a casa dos sonhos (Projeto: Martin Corullon)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

In and Out: Martin Corullon projeta casa dos ...

In and Out: Martin Corullon projeta casa dos sonhos elevada do chão

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies