16.08.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Espaços públicos criados pela arquitetura

MAAT: tudo sobre o mais novo museu de Portugal

 minutos de leitura
calendar-blank-line
16.08.2019
O mais novo museu de arte contemporânea de Lisboa, é um mix entre uma arquitetura que se camufla e se destaca ao mesmo tempo. Ficou curioso para entender melhor sobre essa mistura? Confira todos os detalhes arquitetônicos e conceituais agora mesmo!
minutos de leitura

O mais novo museu de arte contemporânea de Lisboa, é um mix entre uma arquitetura que se camufla e se destaca ao mesmo tempo. Ficou curioso para entender melhor sobre essa mistura? Confira todos os detalhes arquitetônicos e conceituais abaixo!

Museu MAAT em Lisboa
MAAT – Arquitetura, Arte e tecnologia em uma perfeita inserção na paisagem

O MAAT — Museu de arte, arquitetura e tecnologia — é uma obra com características futurísticas e ousadas localizado às margens do Rio Tejo na capital Portuguesa. A ideia principal da arquiteta responsável — a britânica Amanda Levete — era que o edifício passasse despercebido, entregando-se à paisagem natural.

Museu MAAT em Lisboa
Uma arquitetura leve e cheia de movimento

Ao mesmo tempo em que o museu respeita os traços do local onde está inserido, gerando uma permeabilidade visual, ele é um ponto de integração entre construção e usuário. A cobertura do edifício foi projetada para ser uma sala ao ar livre, onde os visitantes podem subir e apreciar a vista da cidade.

Museu MAAT em Lisboa
Perfeita harmonia com a cidade

Este mix criado entre obra que se camufla em perfeita harmonia com a paisagem, mas que se destaca conforme a integração humana se aproxima da arquitetura, é uma das grandes tendências arquitetônicas para o futuro — um exemplo similar é a Vinícola Antinori na Toscana.

Respeitar a inserção no local e construir algo que não funcionaria em nenhum outro lugar, é um dos grandes desafios da arquitetura. A obra enfatiza esses detalhes desde a escolha para o uso dos materiais até a sua forma final, enraizando o edifício no espaço.

Museu MAAT em Lisboa
A conexão da obra com a paisagem local

Os detalhes arquitetônicos ficam por conta do revestimento utilizado nas paredes que reflete a luz, é uma menção à cerâmica e às calçadas portuguesas.

Museu MAAT em Lisboa
Os detalhes da fachada que muda de cor conforme a luz refletida

A área total do museu é distribuída em 38 mil m², utilizados para exposições permanentes e intermitentes. Além de toda a parte artística, arquitetônica e tecnológica, o MAAT é um grande ponto de encontro, com diversas áreas públicas de permanência para os portugueses e turistas do mundo inteiro.

Museu MAAT em Lisboa
Espaços públicos criados pela arquitetura

Gostaram do projeto? Compartilhe com a gente a sua opinião sobre essa obra tão desafiadora.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

MAAT: tudo sobre o mais novo museu de Portuga...

MAAT: tudo sobre o mais novo museu de Portugal

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Este Museu é simplesmente deslumbrante, pela beleza arquitetónica, a sua localização, que flui na paisagem citadina e á beira das águas do rio Tejo. Tudo se complementa. cada dia se vive uma visão diferente, a beleza de presenciar o nascer do sol e quando este se põe, os mais belos momentos que a natureza se concilia com a arquitetura, momentos que nos desperta os sentidos. vale a pena viver e ver o que é belo.

  2. Um novo paradigma para a paisagem portuguesa. Linhas suaves que compõe a paisagem entre o céu e a terra. Ode à cerâmica, um apelo a tradição repaginada! Lindo!

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies