03.10.2022
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Lounge é o ambiente perfeito para descansar, ler um livro ou jogar conversa fora com amigos e familiares (Projeto: Kanthus Arquitetura / Foto: TO Home)
Lounge é o ambiente perfeito para descansar, ler um livro ou jogar conversa fora com amigos e familiares (Projeto: Kanthus Arquitetura / Foto: TO Home)

O que é um lounge? Entenda o conceito em 3 projetos

 minutos de leitura
calendar-blank-line
03.10.2022
Ter um cantinho para sentar e relaxar é mais fácil do que você imagina. Seja ele em um espaço residencial ou comercial, o lounge faz toda a diferença.
minutos de leitura

Uma atmosfera tranquila e relaxante. É isso que um lounge proporciona, ainda que você esteja em um lugar mais movimentado, como um bar ou uma festa.

Esse é um espaço que pode estar em praticamente qualquer lugar, desde casas até escritórios. Aqui, o que vale é ter um cantinho aconchegante para desfrutar de bons momentos.

Se você ainda não sabe muito bem o que é um lounge, ou o que deve ter em um espaço assim, fique com a gente até o fim e confira ainda 3 inspirações!

O que é um lounge?

projeto lounge
Ambientes internos ou externos podem receber um cantinho aconchegante (Projeto: Danilo Yoshinaga)

O lounge é conhecido como um ambiente agradável, ideal para relaxar. Ele pode aparecer tanto em espaços residenciais quanto comerciais. Até mesmo em hotéis e aeroportos, por exemplo.

Inclusive, é muito comum encontrar restaurantes, bares e boates com um “lounge”. Também nesses casos, essa é uma área para descansar e curtir só ou na companhia de mais pessoas.

Entretanto, essa área pode ter serviço de comida e bebida, de forma parecida com o restante do ambiente. Assim, é possível ter um cantinho para se sentar e recarregar as energias, mesmo que você esteja em uma festa, por exemplo.

Vale destacar que, em ambientes residenciais, o lounge é diferente de uma sala de estar. O que o torna especial é o aspecto acolhedor de alguns elementos da decoração. Entre eles estão sofás e poltronas que parecem abraçar, além da iluminação indireta e baixa.

Afinal, qual a diferença entre lounge e bar?

lounge e um bar
Apesar de não serem sinônimos, é comum encontrar bares com lounge (Projeto: Portobello S.A.)

Um bar costuma ser um ambiente mais agitado, com música, mesas e banquetas altas, por exemplo. Geralmente, também tem um balcão, onde são servidas as bebidas.

Porém, o lounge é um pouco diferente. Nele, os assentos tendem a ser em poltronas e sofás confortáveis. Ideais para relaxar e se sentir em casa.

Entretanto, como mencionamos, é comum encontrar locais que ofereçam uma mistura dos dois. Dessa forma, conseguem atrair diferentes públicos.

O que tem em um lounge?

Se você quer ter seu próprio lounge, aqui vão algumas dicas do que você deve incluir nesse espaço. Confira!

  • Bar, frigobar ou adega;
  • Objetos de decoração;
  • Mesinhas de canto;
  • Iluminação indireta;
  • Aparelho de som;
  • Mesas baixas;
  • Poltronas;
  • Televisão;
  • Tapetes;
  • Lareira;
  • Jogos;
  • Sofás;
  • Puffs.

3 inspirações de lounge

O interessante do lounge é que não requer muito espaço ou estrutura. Portanto, dá para aproveitar um cantinho da casa ou do projeto comercial para incluir essa área relax.

Nas linhas a seguir, confira 3 inspirações que podem ser aplicadas em diferentes áreas, sejam elas internas ou externas!

1. Materiais certos para montar um lounge contemporâneo

lounge simples
Lounge "sunken" é tendência na área externa (Projeto: Kamylle Versetti Perotto Foto: Janaína Lott)

Ter um lounge não é nada complicado. Como mencionamos, qualquer cantinho pode ganhar mais aconchego e se tornar um lugar ideal para relaxar, ler um livro ou tomar uma taça de vinho, por exemplo.

Para quem está em busca de um lounge contemporâneo, o ideal é apostar nos materiais certos.

É importante que o lounge seja aconchegante. E alguns elementos são ótimos para compor ambientes assim. Couro, madeira, pedra, tons terrosos, além de plantas, estão entre os principais.

No projeto acima, por exemplo, o lounge que ocupa uma área externa é do tipo "sunket", ambiente abaixo do nível do piso. O fato de ter bancos de madeira com almofadas espalhadas em sua extensão faz toda a diferença.

O que também ajuda a ampliar o aconchego é a presença da água e da vegetação. E, claro, a mesa de madeira ao centro permite apoiar copos e taças de maneira confortável.

2. Inspiração de como fazer um lounge externo integrar espaços

projeto lounge externo
Varandas e quintais podem receber um lounge confortável e acolhedor (Projeto: Frederico Bicalho)

Para quem gosta de estar ao ar livre, um lounge externo pode ser a melhor opção. No projeto em destaque, ele se integra a uma área gourmet equipada para receber os convidados e aproveitar.

A escolha de tons de azul para o revestimento e para o mobiliário traz frescor para o projeto. Além disso, o fato desse espaço estar ao ar livre permite mais conexão com a natureza. Nesse caso, com o céu.

Contudo, em um lounge externo é preciso ficar de olho em alguns detalhes. Por exemplo, os móveis e objetos precisam ser à prova d’água e resistentes para não estragar rapidamente com a ação do tempo.

Uma ideia é ter uma parte coberta com material translúcido. Assim, o espaço não perde sua integração com a natureza, mas também pode ser aproveitado em dias chuvosos ou de frio.

Por falar nisso, dá para projetar uma lareira em porcelanato, ou mesmo apostar em um modelo móvel, que dê para levar para outros espaços.

Já para um lounge em regiões com temperaturas mais altas, incluir ombrelones pode ajudar a aliviar o calor, assim como a proximidade de alguma fonte de água, como lago artificial ou mesmo uma piscina.

3. Objetos levam personalidade e aumentam o aconchego

decoração de sala
Quadros e esculturas estão entre itens que dão personalidade ao lounge
(Projeto: Brava Arquitetura e Miriam Coelho Paisagista / Foto: TO Home)

Principalmente em um lounge em casa, os objetos de decoração são responsáveis por aumentar o bem-estar ao gerar reconhecimento.

Isso porque eles geralmente são escolhidos com todo o cuidado e carinho, seguindo a personalidade e os gostos pessoais dos moradores.

Por isso, na hora de decorar o lounge, uma dica é incluir objetos como quadros, livros, esculturas e outros elementos que sejam a sua cara.

No projeto acima, outros elementos também contribuem para um espaço acolhedor. Entre eles o painel ripado atrás do sofá, as luzes indiretas, a vista para a área verde do lado de fora e por aí vai.

Como você viu, é fácil ter um lounge em casa. E para quem quer compor um espaço aconchegante, uma ideia é incluir plantas na decoração. Por isso, continue no Archtrends e confira 4 dicas para cultivar uma árvore dentro de casa!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

O que é um lounge? Entenda o conceito em 3 p...

O que é um lounge? Entenda o conceito em 3 projetos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Muito legal formar um lounge junto com uma arquiteta, porém sozinha nem pensar!



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies