Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Loja da Prada em Tóquio assinada pelo escritório de arquitetura OMA

A grife Prada abriu uma boutique no distrito de Shibuya, em Tóquio, capital do Japão. A loja está localizada no complexo de shoppings Miyashita Park e possui 300 metros quadrados de projeto, distribuídos entre setor de papelaria, roupas, bolsas, acessórios e calçados unissex.

Imagem da fachada e do acesso à loja (Imagem: Prada)

Com acesso direto pela rua, a fachada externa possui uma grande janela que apresenta aos visitantes uma vista para um interior convidativo, diferente e minimalista. O tradicional piso xadrez em preto e branco se estende entre as quatro paredes do projeto, onde duas delas, as laterais, são revestidas com uma esponja verde iluminada – um material projetado pelo escritório em 2002 para a Prada em Los Angeles – nominado ‘’Esponja da Prada’’, que teve seu desenvolvimento iniciado a partir de uma esponja de limpeza comum.

Imagem do interior da loja (Imagem: Prada)

O efeito visual do material e da textura do acabamento é incrível e intrigante, o escritório OMA passou por uma extensa pesquisa para poder recriar a esponja na escala de 1:1. Centenas de testes e protótipos foram realizados à mão a fim de testar tamanhos de orifícios, porcentagens de abertura, transparências, profundidades e cores.

Detalhes do material verde inovador criado a partir de uma esponja de limpeza  (Imagem: Prada)

O teto da loja é luminoso e a parede ao fundo possui uma projeção com vídeos que possibilitam um cenário diferenciado e o destaque dos produtos expostos que estão localizados no centro do espaço. Os expositores centrais são todos com acabamento de alumínio e por conta disso criam uma estética ainda mais minimalista e contemporânea para o interior da loja.

Detalhes dos expositores da loja com característica minimalista e contemporânea (Imagem: Prada)

Os vários artigos de papelaria foram desenvolvidos em colaboração com a empresa japonesa Traveler's Company e tornarão a seleção da loja ainda mais especial. Na ocasião da abertura, a Prada também lançou um projeto digital original - chamado “My Shibuya View” - que apresenta filmes pessoais realizados por criadores selecionados e músicos que apresentam seus locais favoritos em Shibuya.

O projeto digital estreou com dois filmes, respectivamente do cineasta Tomokazu Yamada e da modelo Hikari Mori. Os novos vídeos incluirão diversos modelos, atores, músicos e cineastas japoneses.

Loja Prada OMA
Detalhes do interior da loja, projeto do escritório OMA (Imagem: Prada)

Os produtos disponíveis incluem bolsas, mochilas, acessórios e sapatos em re-nylon, uma seleção de livros visuais da Prada, além de camisetas em algodão exclusivas com estampas originais. Uma dessas peças de vestuário apresenta o logotipo oval da Prada, que foi reinterpretado pela OMA para incluir o nome da loja Prada Miyashita Park e uma impressão da etiqueta de viagem com os símbolos TYO (Tóquio).

O distrito de lojas é um dos mais prestigiados em Tokyo e agora com certeza ganhou um ar ainda mais especial com a boutique da Prada e a sua identidade visual única e original. Gostaram do projeto e do curioso material desenvolvido pelo escritório OMA? Compartilhe com a gente a sua opinião!

Sair da versão mobile