10.12.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Detalhes da livraria chinesa (Imagem cortesia: SFAP)

Livraria chinesa desperta curiosidade de leitores e arquitetos

calendar-blank-line
10.12.2021
Os detalhes de uma livraria chinesa, em Chengdu, província localizada no meio da China, proporciona uma experiência diferenciada para aqueles que passam por lá. Vem conferir!
minutos de leitura

A profunda herança cultural do espaço de leitura da livraria chinesa Dujiangyan Zhongshuge, na província Chengdu, na China, oferece um cenário muito diferente das livrarias tradicionais. 

As estantes de livros estendem-se até as colunas adjacentes, despertando engenhosamente a curiosidade dos leitores e guiando-os ao longo de seu caminho, criando uma livraria nada convencional para os visitantes.

Detalhes da livraria chinesa (Imagem cortesia: SFAP)

Andar sob as estantes é como caminhar ao lado de um beiral ao ar livre ou entrar em uma montanha ondulante. Abra um livro e você será imediatamente atraído para esta atmosfera - o tempo parece parar a cada passo enquanto você passeia por aqui.

Detalhes da Livraria em Chengdu (Imagem cortesia: SFAP)

Caminhando ao longo do percurso sinuoso entre a parede da estante, uma área de leitura infantil é repentinamente exposta, onde o bambu verde irregular e aleatório foi "transformado" em estantes de forma criativa. 

O designer também escolheu um elemento decorativo representativo de Sichuan, o adorável panda. Uma ilustração está pendurada nas estantes de livros retratando pandas subindo em galhos altos, criando um belo conceito artístico de vitalidade natural e atraindo o olhar de todos.

Livraria chinesa contemplou um projeto holístico (Imagem cortesia: SFAP)

Olhando para baixo, as almofadas coloridas estão empilhadas como colinas, criando uma atmosfera de leitura adorável e sonhadora para as crianças - as almofadas também podem ser separadas para uso individual, permitindo que as crianças sentem confortavelmente e relaxem no chão.

Detalhes do ambiente surrealista da livraria chinesa (Imagem cortesia: SFAP)

Na parte central da livraria, o designer usa um teto espelhado para expandir visualmente a dualidade espacial e criar uma sensação de abertura. 

A parede da estante, inspirada na magnífica Represa Dujiangyan, se estende para cima como uma superparede da cidade construída com uma cultura histórica e também servindo como um suporte funcional para livros. 

Com o efeito de piso de ladrilho preto, as mesas de livros parecem barcos atracados silenciosamente no lago, eles "remam" e "flutuam" entre a parede da estante.

Detalhes da Livraria em Chengdu (Imagem cortesia: SFAP)

As mudanças arquitetônicas na estrutura ao longo da passarela também refletem a estética dinâmica das mudanças climáticas, seja chuva, vento ou neblina. 

A paisagem deslumbrante de Dujiangyan é vividamente apresentada no espaço. Através das aberturas das portas na parede da estante, diferentes áreas funcionais podem ser vistas, enriquecendo as experiências visuais dos leitores.

Detalhes da Livraria em Chengdu (Imagem cortesia: SFAP)

Conforme você sobe as escadas, as estantes laterais oferecem uma variedade de livros ao seu alcance. Outras áreas inacessíveis são decoradas com imagens que remetem a livros, continuando a construir o ímpeto majestoso do espaço. 

Ao criar cenários finais e usar técnicas arquitetônicas, o designer move o espírito magnífico das montanhas e rios para o espaço interno, apresentando aos leitores uma paisagem artística poderosa que captura a beleza inspiradora da natureza.

Detalhes da Livraria em Chengdu (Imagem cortesia: SFAP)

Aqui, vemos uma cidade, escutamos o diálogo entre cultura e sabedoria, interpretamos os pensamentos culturais condensados em um contexto histórico, experimentamos sentimentos antigos com um sabor poético e imaginamos o sonho em nossas mentes. 

Quer seja a tecnologia de azulejos usada para representar a sabedoria ancestral na área de leitura, ou a exibição do mar de bambu na área de leitura das crianças - que captura uma sensação de felicidade e inocência - ou o retrato de um cenário natural na área literária, os elementos de design visam criar um destino ideal para a alma, marcado pela convivência harmoniosa de habitabilidade e ecologia natural.

Detalhes da Livraria em Chengdu (Imagem cortesia: SFAP)

O projeto possui 973 metros quadrados e foi realizado pelo escritório de arquitetura X + LIVING, de Xangai.

Gostaram do post? Compartilhe com a gente a sua opinião sobre esse incrível projeto!

Para conhecer outra livraria localizada na China, leia Bridge Gallery, a incrível livraria localizada em uma aldeia na China

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Livraria chinesa desperta curiosidade de leit...

Livraria chinesa desperta curiosidade de leitores e arquitetos

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Luiza Vegini
Colunista
Correspondente internacional

Luiza Vegini, correspondente internacional Portobello em Florença. Arquiteta e Urbanista, mestre em design de...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies