Bonitas e versáteis: essas são as lastras, porcelanatos em maxiformatos que criam superfícies contínuas e podem ser aplicadas em pisos, paredes, fachadas, móveis e muito mais.
Se preferir, clique no play abaixo para ouvir o artigo completo:
Certamente, essa inovação agrada os clientes mais ousados, que desejam um toque de sofisticação e personalidade em seus projetos.
Porém, para que o resultado estético seja atingido, é fundamental tomar alguns cuidados antes do assentamento, como a limpeza pré-obra.
Saiba mais no artigo de hoje!
O que são as lastras e onde usá-las?
As lastras são superfícies contínuas de porcelanato. Formadas por argilas e rochas, elas conseguem reproduzir diferentes tipos de matérias-primas, como o concreto, as madeiras e as pedras, entre outras.
Elas são maiores que os porcelanatos de grandes formatos, com tamanho mínimo de 90×180 cm. A Portobello é a única no Brasil a produzir lastras nas dimensões 180×360 cm.
As lastras são muito versáteis e podem ser usadas em pisos, paredes, tetos, móveis, fachadas e muitos outros locais.
Como fazer a limpeza pré-obra?
A limpeza pré-obra é uma etapa essencial do assentamento das lastras, pois a poeira e as sujidades presentes no ambiente podem interferir na aderência da peça à superfície onde ela será aplicada.
Comece a limpeza retirando todo o pó e a sujeira com uma vassoura de piaçava e os detritos maiores com a ajuda de uma pá.
Geralmente, apenas o uso da vassoura é suficiente. Mas se você achar que o local continua sujo, pode fazer uma limpeza pré-obra com água.
Depois de lavar, espere um ou dois dias para que o ambiente fique bem seco.
Após a limpeza, use uma espátula para remover os restos de gesso e de outros materiais que possam estar grudados no contrapiso ou na parede.
Piso sobre piso
Se você for fazer uma sobreposição de revestimentos, limpe com detergente neutro e água em abundância, esfregando bem para retirar toda a gordura.
Para uma limpeza mais eficiente, use o CleanMax Limpador Multipisos, da Portokoll. Em ambientes grandes, utilize uma enceradeira de nylon.
Caso haja resíduos desengraxantes, eles também poderão atrapalhar o assentamento, diminuindo a aderência da argamassa colante. Portanto, enxágue e seque bem a superfície com rodo e pano.
Outra dica é conferir se a base não conta com fungos ou bolores. Se for o caso, misture fosfato de sódio e hipoclorito de sódio. Então, proceda com a limpeza.
Para retirar a eflorescência, misture ácido muriático com água — na proporção de 1 para 10 — e, em seguida, escove a base.
Como você viu, as lastras são materiais inovadores e a Portobello é pioneira trazendo esse formato ao Brasil. Para conseguir um bom resultado no assentamento delas, a limpeza pré-obra é uma etapa importantíssima.
Aproveite para conferir o nosso material completo com todas as informações necessárias para o correto assentamento das lastras!