17.10.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
sala minimalista neutra
O apartamento de Marcio Barreto e Flávio Melo traz estilo neutro e atemporal, com piso Ms Barcelona da Portobello (foto: @rodrigomelofoto)

Lar de profissionais

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.10.2023
Conheça o apartamento onde moram o arquiteto Marcio Barreto, consagrado por sua atuação sustentável, e o designer de interiores Flávio Melo, que recentemente passou por uma transição de carreira, indo da área da saúde para a decoração
minutos de leitura

Esse é aquele típico apartamento que não tem como falar sobre sem contar um pouco da história da família que vive nele.

O arquiteto Marcio Barreto é uma pessoa comunicativa, extrovertida, adora sair e estar cercado de amigos. Ele é casado com Flávio Melo, que é mais calmo, pura paz e tranquilidade. Ama ficar em casa e assistir séries na TV.

Como unir essas duas personalidades em um ambiente que representasse tão bem suas similaridades e diferenças?

Os moradores do apartamento: o arquiteto Marcio Barreto, o designer de interiores Flávio Melo e a fofíssima Bella, cachorra da raça spitz alemão (foto: @rodrigomelofoto)

Pois aqui a mágica da arquitetura, design e decoração se fez presente. O Flávio, que era administrador hospitalar e chegou a gerenciar equipes com 50 pessoas, deixou seu lado mais criativo falar mais alto, e, por influência do Marcio, se encantou pela decoração e resolveu mudar de carreira.

Isso mesmo, enquanto Marcio aprendeu com Flávio a gostar de viajar e desacelerar no trabalho, chegando ao equilíbrio, Flávio se apaixonou por decor, entrou no curso de Design de Interiores e acabou fazendo transição de carreira. Hoje o casal tem um escritório juntos, chamado Arquitetura do Barreto - siga no Instagram em @arquiteturadobarreto. 

O lar do casal reflete exatamente essas duas personalidades, a rotina juntos e a linha autoral dos projetos do escritório. 

A primeira grande mudança foi na divisão dos ambientes. Este era um apartamento de dois quartos com dois banheiros, que foi transformado em um apartamento de um quarto integrado com a sala, um banheiro e um lavabo.

Eles diminuíram um dos banheiros, transformando-o em lavabo, e ampliaram a suíte. 

Colocaram abaixo todas as paredes que dividiam os ambientes. Eu particularmente adoro quando os projetos integram tudo e foi isso que mais me chamou a atenção na casa deles.

Muitas vezes, quebrar padrões, unir tudo, dar transparência, exige coragem. E, ao final, vale a pena se esse estilo fala com a essência de quem vive ali. 

lar de profissionais, sala minimalista
Os tons neutros imperam no apartamento, com o Ms. Barcelona criando a base no piso (foto: @rodrigomelofoto)

Em relação aos acabamentos, os tons neutros imperam e permitem que toques de cor deem personalidade. 

O mesmo porcelanato, Ms. Barcelona da Portobello, foi aplicado no piso de todo o apartamento e nas paredes do banheiro da suíte, dando amplitude e uniformidade. 

Já o lavabo recebeu o porcelanato amadeirado Araucária Clara da Portobello nas paredes, trazendo charme, aconchego e toque de cor.

cor preta em apartamento
A cor preta contrasta com os acabamentos do apartamento, valorizando os objetos (foto: @rodrigomelofoto)

Na sala, a força da cor preta dá uniformidade aos objetos, aparecendo na divisória (que é praticamente uma escultura), mesa de jantar, cadeiras, mesa de apoio, spots e pendente. Repare no contraste com os acabamentos do apartamento, e como os objetos ganham destaque e se valorizam. 

poucos móveis na sala do lar de profissionais
São poucos móveis, para garantir bastante espaço livre para a cachorra da família (foto: @rodrigomelofoto)

A ausência de mesa de centro e outros móveis em excesso é algo que eles desejaram, para permitir mais liberdade para o outro membro da família, a fofíssima Bella, cachorra da raça spitz alemão, correr e brincar à vontade. 

O ambiente tende ao conceito do "menos é mais" e não é por acaso, e sim um ótimo artifício para ajudar no dia a dia, facilitando a limpeza e organização. 

lar de profissionais sala com planta jiboia granda
As plantas são consideradas membros da família nesse lar (foto: @rodrigomelofoto)

As plantas se tornaram também membros da família, das quais eles não desapegam mais, e trazem um toque especial de cor e frescor. 

cozinha cinza e madeira
A cozinha trabalha a combinação de cinza e madeira, e também conta com área de serviço integrada (foto: @rodrigomelofoto)

Na cozinha, a bancada de quartzo cinza cria um ton sur ton com a marcenaria inferior e com o piso, mantendo a uniformidade entre os ambientes e deixando que o armário superior amadeirado ganhe destaque. A bancada, que tem seu comprimento na parede de maior sentido da cozinha, esconde o tanque de serviço e o cesto de roupa suja por uma tampa de madeira.

banheiro madeira em porcelanato
O lavabo traz a bem sucedida combinação de Ms. Barcelona e Araucária Clara, revestimentos clássicos da Portobello (foto: @rodrigomelofoto)

O lavabo tem um charme a mais, além das paredes em revestimento Araucária Clara. É o espelho redondo e a prateleira preta, que dá a sensação de estar cortando-o. A cuba esculpida em quartzo cinza cria um link com o piso cinza, também o Ms. Barcelona da Portobello.

banheiro madeira e cinza
No banheiro da suíte, mais uma vez a fórmula cinza e madeira, uma ótima solução que traz unidade visual ao apartamento (foto: @rodrigomelofoto)

No banheiro da suíte, os tons neutros seguem a linha de todo o apartamento e o toque de cor surge na marcenaria amadeirada. O mesmo acontece no escritório, de base neutra, atemporal.

Sabe uma curiosidade interessante? O Marcio Barreto ganhou o Prêmio Destaque Sustentabilidade de 2020 da Portobello Shop. Sim!

recortes de revestimentos  no banheiro
O projeto de banheiro com recortes de revestimentos Portobello descartados, que rendeu o prêmio Destaque Sustentabilidade em 2023 para Marcio Barreto

O reconhecimento veio devido ao projeto de um banheiro todo feito com porcelanatos Portobello que tinham saído de linha ou estavam no depósito com os cantos quebrados e seriam descartados. Pois ele mandou cortar no tamanho 20x20 e fez uma espécie de colcha de retalhos. Mereceu o prêmio!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Lar de profissionais...

Lar de profissionais

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Apto lindo e aconchegante, digno dos proprietários.
    Porto Belo me aguarde, breve nos veremos. Reforma total em 150 metros quadrados.



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies