17.10.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
sala minimalista neutra
O apartamento de Marcio Barreto e Flávio Melo traz estilo neutro e atemporal, com piso Ms Barcelona da Portobello (foto: @rodrigomelofoto)

Lar de profissionais

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.10.2023
Conheça o apartamento onde moram o arquiteto Marcio Barreto, consagrado por sua atuação sustentável, e o designer de interiores Flávio Melo, que recentemente passou por uma transição de carreira, indo da área da saúde para a decoração
minutos de leitura

Esse é aquele típico apartamento que não tem como falar sobre sem contar um pouco da história da família que vive nele.

O arquiteto Marcio Barreto é uma pessoa comunicativa, extrovertida, adora sair e estar cercado de amigos. Ele é casado com Flávio Melo, que é mais calmo, pura paz e tranquilidade. Ama ficar em casa e assistir séries na TV.

Como unir essas duas personalidades em um ambiente que representasse tão bem suas similaridades e diferenças?

Os moradores do apartamento: o arquiteto Marcio Barreto, o designer de interiores Flávio Melo e a fofíssima Bella, cachorra da raça spitz alemão (foto: @rodrigomelofoto)

Pois aqui a mágica da arquitetura, design e decoração se fez presente. O Flávio, que era administrador hospitalar e chegou a gerenciar equipes com 50 pessoas, deixou seu lado mais criativo falar mais alto, e, por influência do Marcio, se encantou pela decoração e resolveu mudar de carreira.

Isso mesmo, enquanto Marcio aprendeu com Flávio a gostar de viajar e desacelerar no trabalho, chegando ao equilíbrio, Flávio se apaixonou por decor, entrou no curso de Design de Interiores e acabou fazendo transição de carreira. Hoje o casal tem um escritório juntos, chamado Arquitetura do Barreto - siga no Instagram em @arquiteturadobarreto. 

O lar do casal reflete exatamente essas duas personalidades, a rotina juntos e a linha autoral dos projetos do escritório. 

A primeira grande mudança foi na divisão dos ambientes. Este era um apartamento de dois quartos com dois banheiros, que foi transformado em um apartamento de um quarto integrado com a sala, um banheiro e um lavabo.

Eles diminuíram um dos banheiros, transformando-o em lavabo, e ampliaram a suíte. 

Colocaram abaixo todas as paredes que dividiam os ambientes. Eu particularmente adoro quando os projetos integram tudo e foi isso que mais me chamou a atenção na casa deles.

Muitas vezes, quebrar padrões, unir tudo, dar transparência, exige coragem. E, ao final, vale a pena se esse estilo fala com a essência de quem vive ali. 

lar de profissionais, sala minimalista
Os tons neutros imperam no apartamento, com o Ms. Barcelona criando a base no piso (foto: @rodrigomelofoto)

Em relação aos acabamentos, os tons neutros imperam e permitem que toques de cor deem personalidade. 

O mesmo porcelanato, Ms. Barcelona da Portobello, foi aplicado no piso de todo o apartamento e nas paredes do banheiro da suíte, dando amplitude e uniformidade. 

Já o lavabo recebeu o porcelanato amadeirado Araucária Clara da Portobello nas paredes, trazendo charme, aconchego e toque de cor.

cor preta em apartamento
A cor preta contrasta com os acabamentos do apartamento, valorizando os objetos (foto: @rodrigomelofoto)

Na sala, a força da cor preta dá uniformidade aos objetos, aparecendo na divisória (que é praticamente uma escultura), mesa de jantar, cadeiras, mesa de apoio, spots e pendente. Repare no contraste com os acabamentos do apartamento, e como os objetos ganham destaque e se valorizam. 

poucos móveis na sala do lar de profissionais
São poucos móveis, para garantir bastante espaço livre para a cachorra da família (foto: @rodrigomelofoto)

A ausência de mesa de centro e outros móveis em excesso é algo que eles desejaram, para permitir mais liberdade para o outro membro da família, a fofíssima Bella, cachorra da raça spitz alemão, correr e brincar à vontade. 

O ambiente tende ao conceito do "menos é mais" e não é por acaso, e sim um ótimo artifício para ajudar no dia a dia, facilitando a limpeza e organização. 

lar de profissionais sala com planta jiboia granda
As plantas são consideradas membros da família nesse lar (foto: @rodrigomelofoto)

As plantas se tornaram também membros da família, das quais eles não desapegam mais, e trazem um toque especial de cor e frescor. 

cozinha cinza e madeira
A cozinha trabalha a combinação de cinza e madeira, e também conta com área de serviço integrada (foto: @rodrigomelofoto)

Na cozinha, a bancada de quartzo cinza cria um ton sur ton com a marcenaria inferior e com o piso, mantendo a uniformidade entre os ambientes e deixando que o armário superior amadeirado ganhe destaque. A bancada, que tem seu comprimento na parede de maior sentido da cozinha, esconde o tanque de serviço e o cesto de roupa suja por uma tampa de madeira.

banheiro madeira em porcelanato
O lavabo traz a bem sucedida combinação de Ms. Barcelona e Araucária Clara, revestimentos clássicos da Portobello (foto: @rodrigomelofoto)

O lavabo tem um charme a mais, além das paredes em revestimento Araucária Clara. É o espelho redondo e a prateleira preta, que dá a sensação de estar cortando-o. A cuba esculpida em quartzo cinza cria um link com o piso cinza, também o Ms. Barcelona da Portobello.

banheiro madeira e cinza
No banheiro da suíte, mais uma vez a fórmula cinza e madeira, uma ótima solução que traz unidade visual ao apartamento (foto: @rodrigomelofoto)

No banheiro da suíte, os tons neutros seguem a linha de todo o apartamento e o toque de cor surge na marcenaria amadeirada. O mesmo acontece no escritório, de base neutra, atemporal.

Sabe uma curiosidade interessante? O Marcio Barreto ganhou o Prêmio Destaque Sustentabilidade de 2020 da Portobello Shop. Sim!

recortes de revestimentos  no banheiro
O projeto de banheiro com recortes de revestimentos Portobello descartados, que rendeu o prêmio Destaque Sustentabilidade em 2023 para Marcio Barreto

O reconhecimento veio devido ao projeto de um banheiro todo feito com porcelanatos Portobello que tinham saído de linha ou estavam no depósito com os cantos quebrados e seriam descartados. Pois ele mandou cortar no tamanho 20x20 e fez uma espécie de colcha de retalhos. Mereceu o prêmio!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Lar de profissionais...

Lar de profissionais

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Apto lindo e aconchegante, digno dos proprietários.
    Porto Belo me aguarde, breve nos veremos. Reforma total em 150 metros quadrados.

Lufe Gomes
Colunista
Colunista

Lufe Gomes é fotógrafo especializado em arquitetura e interiores, criador do projeto Life by...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies