Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Arquitetura sustentável para férias na natureza

Edifício central do parque de férias

Edifício central do parque de férias Klepperstee (Imagem cortesia: Vakwerk Architecten © Peter de Krom)

Klepperstee é um parque de férias localizado no sul da Holanda e que existe há mais de 50 anos. Tendo que modernizar-se e adaptar-se aos novos tempos, os donos do parque decidiram investir em um futuro sustentável e fazer uma reforma na qual a natureza fosse de fato o elemento central do novo projeto.

Mas antes de entrar no novo projeto, vale explicar o que é um parque de férias. Comum em alguns lugares da Europa, como Alemanha, França, Holanda e países da Escandinávia, trata-se de uma espécie de camping para famílias, mas, em vez de barracas, os hóspedes ficam em chalés. Sempre há um edifício central, com recepção e restaurante.

Em Klepperstee, o escritório holandês Vakwerk Architecten foi convidado a projetar um novo edifício central e uma série de chalés, sempre com o conceito de reconectar a arquitetura com a natureza. 

parque de férias Klepperstee, arquitetura sustentável, telhado de vidro
Edifício central do parque de férias Klepperstee (Imagem cortesia: Vakwerk Architecten ©
Peter de Krom)

O edifício central é formado por um conjunto de três construções conectadas pelos espaços exteriores que as rodeiam. Localizado perto da entrada do parque, o conjunto funciona como um ponto de referência e acolhe os hóspedes na sua experiência de férias. Os três edifícios abrigam os espaços de recepção, um parque infantil indoor para crianças, um café/restaurante com ligação direta a uma esplanada, e os espaços de back office destinados aos funcionários.

 recepção do parque de férias Klepperstee, interior de madeira clara
Vista interior da recepção do parque de férias Klepperstee (Imagem cortesia: Vakwerk Architecten ©Peter de Krom)

O conceito do projeto se fortalece em valorizar os espaços interiores e exteriores da mesma forma. Ambos são igualmente importantes e as fronteiras entre eles tornam-se fundamentais. Por isso, os edifícios são posicionados de forma a privilegiar determinadas orientações e a criar uma forte ligação entre interior e exterior. 

Espaço interior do café-restaurante, madeira clara na estrutura
Espaço interior do café-restaurante (Imagem cortesia: Vakwerk Architecten ©Boudewijn Bollmann)

As fachadas envidraçadas proporcionam amplas vistas para o exterior e fundem os espaços interiores com as esplanadas e seu jardim ao redor. Inspirados na simplicidade das construções de estufas, os arquitetos optaram por uma construção arquetípica em formato de casinha. Um lugar para explorar, brincar, comemorar e fazer com que os hóspedes sintam-se de fato em casa. 

recreação de Klepperstee com jogos legos gigantes, área verde dentro do restaurante
Espaço interior de recreação (Imagem cortesia: Vakwerk Architecten ©Boudewijn Bollmann)

Uma sequência de treliças de madeira oferece uma solução funcional e versátil para o uso do espaço, além de dar suporte ao sistema de fachada e cobertura. Uma solução de construção simples e integral, com vidro e madeira como materiais principais, atua como acabamento interno, proteção solar e portadora de identidade para um parque de férias único. 

A maior parte da energia utilizada no edifício central e nas cabines são provenientes de um parque solar adjacente, o que contribui para uma arquitetura sustentável e amiga do meio ambiente.

espaço externo do restaurante arborizado
Esplanadas que conectam o espaço interior ao exterior (Imagem cortesia: Vakwerk Architecten ©Boudewijn Bollmann)

Conheça outro projeto do escritório Vakwerk Architecten em:

Vakwerkhuis, o coworking sustentável mais cool da Holanda

Sair da versão mobile