16.04.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Escola Morinos, que ministra aulas sobre educação ambiental (Crédito: Studio Any Ltd Matsushima)

A arquitetura com propósito de Kengo Kuma

 minutos de leitura
calendar-blank-line
16.04.2021
Arquiteto assina o projeto de uma escola florestal no Japão. Ele criou uma estrutura de madeira com encaixes perfeitos para dar vida à instituição dedicada ao ensino sobre meio ambiente.
minutos de leitura

Kengo Kuma sabe como ninguém exaltar as tradições construtivas de seu país. O arquiteto japonês coleciona projetos incríveis no portfólio, que fazem dele e dos profissionais de seu escritório, o KKAA, serem admirados mundo afora, principalmente pelas estruturas de madeira que desenvolvem. No Brasil, por exemplo, ele assina a fachada da Japan House, um centro cultural em plena Avenida Paulista, em São Paulo, que apresenta uma linda instalação de madeira criada pelo mestre japonês.

KKAA
Fachada Japan House (Foto: divulgação)

Em geral, o que mais chama a atenção nos projetos de Kuma são os padrões simples de montagem que parecem ser complexos. São estruturas com diferentes intersecções e ângulos, formados por peças de madeira, que em conjunto criam prédios e fachadas que se destacam na paisagem.

Vidro e madeira se misturam para criar uma construção imponente, porém, leve (Crédito: Kenya Chiba)

Esse estilo de arquitetura único pode ser visto em um dos projetos mais recentes, assinado por Kuma e o KKAA. Trata-se da Morinos, uma escola comandada pela prefeitura de Gifu, no Japão. O lugar oferece programas educacionais e workshops, que ensinam os alunos sobre a importância das florestas e da vida selvagem.

O projeto foi encomendado ao KKAA pela Academia de Ciência e Cultura Florestal de Gifu, que é uma instituição educacional multidisciplinar. Entre as principais áreas em que a academia atua, estão a silvicultura — ciência que se dedica ao reflorestamento —, educação ambiental, arquitetura em madeira e marcenaria. 

O telhado avança sobre o prédio e cria uma cobertura para a área externa (Crédito: Kenya Chiba)

A arquitetura da escola representa os princípios do lugar e foi pensada com o propósito de inspirar os alunos que a frequentam. A estrutura apresenta um telhado inclinado, com um enorme beiral, que funciona como cobertura para o deque da área externa. A cobertura é sustentada por troncos vindos diretamente da floresta da região, posicionados em V, criando um espaço aberto, onde algumas aulas são ministradas.    

No projeto, foram usados ciprestes japoneses e tábuas de cedro (Crédito: Kenya Chiba)

Para este projeto, Kuma e sua equipe usaram ciprestes japoneses com cerca de 100 anos, que foram cortados pelos próprios alunos e instalados em conjunto com tábuas de cedro. Usadas como batentes para as portas e molduras nas janelas, essas tábuas exibem ainda a casca da árvore, com uma coloração mais escura, e se destacam na fachada onde predomina a madeira clara. 

KKAA
O espaço interno apresenta pé-direito alto e espaços amplos (Crédito: Studio Any Ltd Matsushima)

Nos interiores, uma outra surpresa cheia de significados: a terra do entorno foi aplicada nas paredes com uma técnica criada pelo artista Syuhei Hasado. O simbolismo, que exalta a cultura japonesa, fica ainda mais forte quando ele explica a inspiração de seu trabalho: um processo que resulta em um efeito degradê e lembra a aparência de um quimono cerimonial de 12 camadas. 

KKAA
Detalhe da aplicação de terra dos arredores com técnica criada pelo artista Syuhei Hasado (Crédito: Kenya Chiba)

Um espaço com estrutura, acabamentos e referências pensadas para inspirar e incentivar a criação de projetos que respeitem a natureza cuja preservação é indispensável à  sobrevivência da espécie humana neste planeta. Quem dera que pudéssemos ter escolas florestais como esta em nosso Brasil. 

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

A arquitetura com propósito de Kengo Kuma...

A arquitetura com propósito de Kengo Kuma

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies