15.02.2021
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Parte externa do museu com vista para Barcelona e uma escultura de Miró (Foto: Bárbara Cassou)

Um tour pelo museu Joan Miró em Barcelona

calendar-blank-line
15.02.2021
Conheça a Fundação Joan Miró, um espaço arquitetônico que faz os visitantes imergirem nos conceitos e ideias do artista modernista.
minutos de leitura

A Fundação Joan Miró é um museu completo: além de expor obras presente em toda a carreira do artista, sua arquitetura também é um marco na cidade de Barcelona. 

Joan Miró
A arquitetura da fundação Joan Miró projetada por Josep Lluís Sert (Foto: Bárbara Cassou)

Criado pelo próprio Joan Miró, a fundação começou com um acervo da sua coleção pessoal. Seu objetivo era estabelecer em Barcelona um destino artístico que seria referência nacional, impulsionar a investigação e os estudos sobre arte. Abriu ao público em 10 de junho de 1975 e desde então virou uma atração na cidade catalã. 

A fundação exibe exposições permanente e importantes feitas por Joan Miró, além de exposições temporárias de outros artistas do século XX e XXI, em colaboração com outras entidades do país. 

Joan Miró
Obras famosas de Joan Miró expostas pela museu (Foto: Bárbara Cassou)

O museu está localizado em um edifício projetado por Josep Lluís Sert: um dos poucos lugares do mundo em que o artista e o arquiteto estabelecem um diálogo de cumplicidade entre as obras artísticas e arquitetônicas. A arquitetura do museu ajuda a dar destaque para as obras do Miró através de aberturas laterais e zenitais, rampas como promenade, pé direitos altos, mezaninos, pátios externos e terraços. 

Joan Miró
A arquitetura permite uma promende ao redor das obras do artista, em perfeita harmonia (Foto: Bárbara Cassou)

O segundo andar do museu dá acesso a um terraço onde esculturas do artista estão posicionadas estrategicamente. Mas o destaque principal é a parte externa do museu com vista privilegiada para a cidade de Barcelona e uma das mais importantes esculturas de Miró, posicionada entre a vista e o edifício do museu. Cada espaço da fundação é aproveitado para exibir uma obra ou criar uma boa sensação ao visitante. Um pátio interno é dedicado a um café ao ar livre, perfeito para uma tarde de sol, depois de perder-se por todas as obras de Miró. 

Joan Miró
As obras são posicionadas estrategicamente pela arquitetura do museu (Foto: Bárbara Cassou)

Para quem não sabe, Joan Miró nasceu em 1893, na própria cidade onde seu museu está instalado: Barcelona. Viveu na busca constante de criar uma obra global e pura, sem ser associada a nenhum movimento. Foi através de sua rebeldia e sensibilidade pelos acontecimentos políticos e sociais na época que lhe deu forças para encontrar sua linguagem e ser mundialmente reconhecido pela sua arte, sendo considerado um dos artistas mais influentes do século XX.

O museu conta com 217 pinturas, 178 esculturas, 9 tecidos, 4 cerâmicas e 8 mil desenhos do artista, expostos por diferentes lugares do museu. E claro, também conta com uma loja de souvenirs que vende pôsteres com gravuras das obras do artista. 

A Fundação Joan Miró é um espaço para respirar arte e arquitetura, fazendo com que os visitantes possam imergir e vivenciar os conceitos e ideias desse artista que foi um grande inovador do seu tempo. Vale a pena a visita! 

Joan Miró
Café a céu aberto no pátio interno do museu faz parte da experiência da visita (Foto: Bárbara Cassou)

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Um tour pelo museu Joan Miró em Barcelona...

Um tour pelo museu Joan Miró em Barcelona

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Bárbara Cassou
Colunista
Correspondente internacional

Bárbara Cassou, correspondente internacional Portobello em Barcelona Arquiteta e designer, mestre em Retail Design...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies