Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Portobello Shop Jardim Social celebra selo Leed Platinum

selo leed platinum

Equipes de Arquitetura da Portobello Shop e da Portobello Shop Jardim Social recebem o selo Leed Platinum (Foto: Portobello)

Na manhã de quarta (21), a Portobello Shop Jardim Social, em Curitiba (PR), celebrou o recebimento do certificado Leed Platinum. O evento corporativo da Portobello, Sustentabilidade no Varejo, reuniu executivos da empresa, franqueados Portobello Shop e convidados especiais para um painel de discussão, que foi transmitido ao vivo no perfil do LinkedIn do Portobello Grupo

O evento faz parte da 3ª Semana da Sustentabilidade da Portobello, sob o mote Semear a mudança, transformar o futuro, que aconteceu de 14 a 21 de junho, com uma programação repleta de iniciativas para reforçar o compromisso da companhia com as estratégias de ESG. 

"Acreditamos que cada ação conta. Ao longo dos anos, estamos semeando importantes projetos, como esta loja, que é pioneira no Brasil. É um marco. Estamos muito felizes e, de fato, acreditamos que estamos no caminho certo", disse Renato Ramos, gerente de gente e gestão corporativa do Portobello Grupo. 

A Portobello Shop Jardim Social é piloto de um modelo de loja sustentável da Portobello Shop, onde cada detalhe foi pensado para minimizar impactos ambientais, desde a construção até a operação no dia a dia. Tudo ali foi feito seguindo as premissas, parâmetros e critérios estabelecidos pelo sistema Leed, que é considerada a certificação sustentável mais utilizada no Brasil e no mundo. Saiba mais sobre a sustentabilidade da loja.

selo Leed Platinum esculpido em porcelanato
Wesley Ribeiro, gerente de lojas próprias Portobello Shop, e Maitê Lolatto, uma das arquitetas responsáveis pelo projeto, recebem o selo Leed Platinum esculpido em porcelanato de Guido Petinelli, da consultoria de sustentabilidade Petinelli (Foto: Portobello)

Em funcionamento desde o fim de 2022 e inaugurada oficialmente em 15 de fevereiro de 2023, a unidade conta com bicicletário, vagas para veículos eficientes, vaga com carregador elétrico, uso inteligente de água, diversos sistemas para melhorar a operação e atmosfera dos ambientes internos, entre uma série de outros diferenciais. Não à toa, o local escolhido para sediar este projeto é simbólico: Curitiba. O município conta com o maior número de edifícios residenciais certificados do país. 

Semana da Sustentabilidade Portobello
Scheila Orlandi, coordenadora de sustentabilidade no Portobello Grupo, apresentou o evento da Semana da Sustentabilidade (Foto: Portobello)

"Com a conquista do selo Leed Platinum, a Portobello Shop Jardim Social se tornou a primeira loja de revestimentos cerâmicos sustentável do Brasil", disse Scheila Orlandi, coordenadora de sustentabilidade no Portobello Grupo, que apresentou o evento. "Dentro do plano ESG, temos que pensar em todas as unidades do grupo. Nosso desafio era potencializar o tema da ecoeficiência no varejo", afirmou. 

Segundo Luís Fernando Caliman, coordenador de arquitetura do varejo do Portobello Grupo, todo o processo de criação da unidade foi uma jornada de aprendizado inter e multidisciplinar. "É gratificante ter uma loja projetada e executada de maneira sustentável, além de operá-la de maneira sustentável. O principal objetivo era identificar oportunidades dentro do nosso modelo de negócio para então criar projetos mais sustentáveis de lojas Portobello Shop. Este é apenas um dos passos. Este ano, temos o desafio de que a loja seja autossuficiente no consumo energético", disse Caliman no evento. 

Nesta empreitada, a Portobello contou com o apoio da Petinelli, consultoria especializada em certificação Leed. "Gosto muito de ver a certificação como consequência. Quando falamos em 'fazer melhor' é preciso fazer diferente, inovar. A certificação é um reconhecimento que coroa essa conquista. Uma loja sustentável é uma loja melhor. Hoje o resultado fala por si só. Todo esse trabalho de inovação resultou nesta loja, que é referência no Brasil inteiro", disse Guido Petinelli, fundador e CEO da consultoria. 

LEIA TAMBÉM

Por meio de um vídeo exibido no evento, o CEO do Green Building Brasil, Felipe Faria, também parabenizou a Portobello Grupo pelo reconhecimento obtido. O encontro contou ainda com um painel em que foram apresentados cases de sucesso dentro da temática ESG, de empresas parceiras da Portobello. Estiveram presentes Felipe Costa, especialista em ESG e sustentabilidade da Docol, Ana Koch, coordenadora de gente e cultura do Grupo Linear, e Michelle Nespoli, gerente ESG Latam na Sika.  

"Quando falamos em sustentabilidade, não queremos simplesmente colocar a marca à venda, queremos fazer um mundo melhor. Tentamos pensar global e agir local. O futuro é recheado de oportunidades", disse Costa, que contou, entre outros tópicos, sobre o fechamento automático de torneiras, lançado pela Docol em 1990. "Naquela época, a Docol já estava pensando em economia de água. Hoje, temos uma série de linhas que auxiliam as construções a adquirirem certificações", explicou.

loja sustentável, portobello shop jardim social
Portobello Shop Jardim Social tem uma série de recursos para melhorar a operação e atmosfera dos ambientes internos da loja (Foto: Portobello)

Koch, do Grupo Linear, revelou que, apesar de ter apenas 13 anos de existência, a empresa já nasceu ligada às questões ambientais. "Estamos criando educação e cultura interna. Fazemos campanhas de economia e uso racional de recursos, gincanas de conscientização e plantio de mudas", disse a coordenadora. 

Já Nespoli, da Sika, apresentou as metas de sustentabilidade da empresa dentro da estratégia de negócio. Entre elas, a redução de emissão de gás carbônico. "Sabemos que a construção civil representa 40% das emissões globais de CO2. A Sika enxerga isso como oportunidade para fazer a diferença. Buscamos soluções para mudar este jogo. Se o tema não está na agenda de negócios, fica muito difícil conseguir atuar", pontuou. "Pretendemos oferecer produtos com maior desempenho e também mais sustentáveis. Como consequência disso, conseguimos oferecer certificados e documentações que ajudam nossos clientes a obter mais pontos nas obras LEED", disse.

placas decorativas feitas em porcelanato pela Officina Portobello
Uma das placas decorativas feitas em porcelanato pela Officina Portobello para celebrar a certificação obtida (Foto: Portobello)

Após o painel, Vivianne Schramme, consultora de vendas da Portobello Shop Jardim Social, apresentou um case de sucesso de como engajar o cliente com atributos de sustentabilidade. "Temos que traduzir o que esta loja significa. Não é só uma marca de design, mas também de sustentabilidade. Eu e os demais colaboradores da loja estamos muito engajados no tema, fazemos cursos e lemos sobre o assunto para ter propriedade. Estamos felizes de fazer parte disso", disse ela.

A transmissão do evento terminou com a participação de Paula Verdasca, gerente da unidade, e Wesley Ribeiro, head de lojas próprias do Portobello Grupo, que receberam placas decorativas simbólicas, feitas pela oficina da Portobello, em comemoração à certificação obtida. "Essa loja materializa a ideia de que nós não queremos ser sustentáveis: nós somos sustentáveis", afirmou Ribeiro. Verdasca completou: "Agradeço a todos que vieram prestigiar o evento, mas principalmente o time da loja". 

Fachada da loja, Portobello Shop Jardim Social
Fachada da Portobello Shop Jardim Social (Foto: Portobello)

Para Scheila Orlandi, coordenadora de sustentabilidade na Portobello Grupo, tudo o que vem sendo desenvolvido pela empresa tem o propósito de impactar positivamente o ambiente, a comunidade e os consumidores. "Temos o papel de aculturar os clientes, para que eles tenham escolhas mais sustentáveis", disse. "Nossa sustentabilidade vem desde as jazidas".

Sair da versão mobile