Ícone do site Conteúdo Archtrends Portobello

Jardim florido: inspirações e dicas para ter um em casa

jardim florido vertical piscina

É possível criar um oásis particular incluindo um jardim florido no seu projeto paisagístico (Projeto: Alexandre Marques/ Foto: Matheus Moura)

É inquestionável a beleza de um jardim florido, não é mesmo? Ele cria um ar de sofisticação e aconchego, promovendo uma reconexão com a natureza e transformando a relação com o espaço.

Para ouvir o artigo completo, clique no play abaixo:

Em casa, o ambiente pode ganhar ares de cenário ou de pequeno refúgio particular, e não faltam inspirações para obter esse efeito.

As referências vêm desde os jardins dos palácios e castelos franceses e ingleses até os jardins botânicos brasileiros, como o do Rio de Janeiro, o de Curitiba e o do Museu Inhotim, em Minas Gerais. 

É claro que estes são jardins com uma outra dimensão, mas isso não impede que nos inspiremos neles para a composição de jardins menores, em casa.

Separamos a seguir algumas inspirações e dicas para você criar e cuidar do seu jardim florido.

Museu e Jardim Botânico Inhotim Quaresmeira, obra Hélio Oiticica ao fundo.
Esta quaresmeira florida emoldura a paisagem do Museu e Jardim Botânico Inhotim; a espécie não é indicada para pequenos jardins, mas inspira composições únicas (Foto: Eduardo França / Unsplash)

Como planejar um jardim florido?

Para planejar seu jardim florido, recomendamos que considere a contratação de um profissional de paisagismo para a concepção do ambiente. Se esta não for uma possibilidade, preste atenção em alguns pontos na hora de planejar a execução:

Como escolher as flores para seu jardim florido?

Uma das principais etapas na concepção de um jardim florido é a seleção das espécies que serão plantadas. Nessa etapa, é importante levar em conta o período de floração de cada espécie.

O ideal é combinar espécies com períodos de floração distintos ao longo do ano com espécies que florescem o ano todo para garantir um jardim sempre florido.

Ao fazer a sua seleção de espécies, lembre ainda que o jardim florido vai demandar planejamento na realização da manutenção, já que as podas e as adubações precisam respeitar o ciclo de cada planta. 

Portanto, respeite as necessidades de cada espécie para ter um jardim florido sempre impecável.

Leia também:

8 espécies para incluir em um jardim florido

Separamos a seguir algumas espécies de flores para ajudar na sua escolha. Cada planta selecionada contribuirá para uma experiência única de texturas, cores e fragrâncias no seu jardim:  

1. Agapanto

Jardim com flores agapanto, piscina e palmeira, casa com grandes esquadras de vidro
Neste projeto, a Agapanto aparece em tons de roxo, compondo um jardim lateral à piscina (Projeto: Luan Dalsasso)

Bastante popular no Brasil graças aos projetos de paisagismo de Burle Marx, o agapanto é uma planta ornamental de fácil manutenção e que precisa de luz solar direta. Por essa razão, se adapta muito bem a ambientes externos.

A floração desta espécie tem início entre o final da primavera e o começo do verão.

2. Clúsia

A Clúsia é uma planta nativa do Brasil que pode chegar a ter seis metros de altura. Ela apresente uma folhagem verde escura rígida que contrasta com as pequenas flores brancas.

A espécie se adapta bem ao sol pleno ou meia-sombra e floresce entre a primavera e o verão. 

3. Moreia

A moreia é uma planta muito resistente e recomendada para área externa por demandar baixa manutenção. 

Esta espécie é originária da África do Sul e se adapta muito bem a locais com insolação constante. No Brasil, ela foi introduzida na década de 1940. 

Você pode combinar moreias brancas e amarelas. As brancas florescem durante o outono e o inverno. Já as amarelas florescem na primavera e verão.

4. Mussaenda Rosa

jardim com piscina e flores mussaenda rosa, área externa em madeira
Este jardim tem as flores de mussaendras e a madeira como protagonistas, criando um clima de conexão com a natureza (Projeto: Flávio Machado)

A mussaenda é originária dos continentes africano e asiático. As pequenas árvores podem chegar a dois metros de altura. Ela apresenta flores encantadoras em tons de rosa e transforma qualquer jardim em uma experiência vibrante. 

Seu período de floração é entre o verão e a primavera, mas em climas quentes apresenta mais florações durante o ano.

A mussaenda aprecia luz solar direta e é de fácil cuidado, por isso costuma ser escolhida para compor jardins floridos.

5. Maria-sem-vergonha

A Maria-sem-vergonha, também conhecida como beijinho, é uma espécie nativa da África Oriental e garante um jardim florido o ano todo.

A planta se dá bem em sol pleno e solo úmido, e se adapta bem a vasos, sendo ideal para jardins externos.

As flores são em tons de rosa, vermelho, roxo e branco. Além de lindas, são comestíveis e podem compor saladas, geleias e finalizar pratos encantadores.

6. Amor perfeito 

Amor perfeito é uma espécie de planta que apresenta flores super coloridas e que gostam de sol pleno ou meia sombra. 

De maneira geral, se adapta melhor a climas mais amenos. Em climas frios, ela tem floração o ano todo; em climas mais quentes, floresce apenas nos meses mais frios. 

É uma excelente opção pela variedade de cores disponíveis.

7. Ipoméia-rubra 

A ipoméia-rubra tem período de floração da primavera ao outono e exibe uma profusão de flores em tons vibrantes.

A espécie aprecia áreas ensolaradas e precisa ser exposta à luz direta do sol. A planta floresce bem em diferentes climas, com período de floração entre a primavera e o outono.

Esta é uma opção versátil e atraente para jardins floridos. 

8. Flor de Coral

área externa condomínio, palmeira com vaso de flores na base, flor coral de cor laranja
A Flor de Coral se comporta bem em vasos, que permitem maior movimentação e mudanças estratégicas; neste jardim ela ganha destaque em contraste com o gramado verde (Projeto: Lúcia Facchinetti)

Por fim, apresentamos a flor de coral como uma opção sofisticada para seu jardim florido. Ela aprecia exposição direta ao sol e oferece um espetáculo no quesito cores. O período de maior floração é durante a primavera e o verão. 

Criar um jardim florido garante um ambiente bonito e transforma a sua residência em um refúgio.

Um planejamento atento, que leve em consideração os ciclos de floração, a necessidade de podas e adubação, são a chave para manter um belo jardim florido. Assim, você terá espaços harmoniosos que trazem a natureza para a casa. 

Também recomendamos a leitura do artigo que fizemos sobre Arquitetura Ecológica.

Sair da versão mobile