Istambul: as cores e a arquitetura inusitada de uma cidade cosmopolita
Capital de vários impérios nos períodos da antiguidade, a cidade recebeu o nome de Constantinopla e foi fundada pelo imperador romano Constantino I. Devido à localização privilegiada entre dois continentes, Constantinopla tornou-se capital do império romano e passou a ser cobiçada e respeitada pelos demais povos.
Em 395, virou posse do Império Bizantino e serviu ao seu povo por quase dois séculos, até ser dominada pelo Império Otomano em 1453. Apenas em 1922 nasceu a República da Turquia, que veio a ser chamada de Istambul durante o século X.
Diversas designações, poderes e povos fazem de Istambul uma cidade de grandes encontros. Oriente e Ocidente, antigo e novo, costumes e informalidade, clássico e contemporâneo… É uma verdadeira mistura étnica marcada por suas múltiplas civilizações.
Fugindo do óbvio e valorizando a incrível magia desse lugar, preparei uma seleção de pontos imperdíveis e incomuns que valorizam as cores da cidade. Desde lugares turísticos até regiões inesperadas, vamos nos inspirar juntos durante uma viagem para a capital turca!
O olhar de Yener Torun
Em um passeio pela cidade, separe ao menos algumas horas para conferir a “moderna e colorida Istambul”. O caminho é traçado pelos cliques e pelo olhar do arquiteto Yener Torun, um grande amante de fotografia. Seu Instagram acabou virando uma seleção de lugares inusitados que combinam minimalismo, geometria, cores e, claro, arquitetura.
Na sua rede social, Torun documenta fachadas com tons vibrantes e formas diferenciadas, mostrando às pessoas o que muitas vezes elas acabam não vendo, e provando que a capital turca é muito mais que mesquitas e ruas antigas.
É incrível e algumas pessoas até se chocam ao saber que certas fotos foram registradas em Istambul — uma verdadeira fuga, um ponto de vista diferenciado e inspirador.
As cores e os contrastes também estão presentes quando atravessamos a parte antiga da cidade, suas famosas mesquitas e mercados de rua.
O Grande Bazar
Não podemos deixar de mencionar o Grande Bazar, que é simplesmente o maior mercado do mundo. É um labirinto com lojas de produtos tradicionais, onde as cores ficam por conta dos tecidos finos, tapetes, pedras preciosas, luminárias e porcelanas — tudo evidenciando a cultura turca.
O Bazar Egípcio
Já no Bazar Egípcio, ou Bazar das Especiarias, é possível perceber a harmoniosa junção dos seus antigos corredores com as cores dos produtos e temperos exóticos. Aqui, você vai mergulhar na gastronomia turca e voltar no tempo por conta da arquitetura diferenciada.
A Mesquita Azul
A Mesquita Azul é com certeza a mais impressionante e imponente da cidade. Também nomeada de Sultanahmet Mosque, o seu interior é ricamente revestido e decorado por 20 mil azulejos — alguns do século XVI — que contrastam com a iluminação natural das 260 janelas dispostas pelo projeto. O tom de azul é predominante na parte interna da obra, por isso, a mesquita leva esse nome.
Istambul é moderna e exótica ao mesmo tempo, e isso torna a sua atmosfera única. Uma cidade cheia de contrastes, na qual formas simples, modestas, modernas e coloridas podem ser encontradas em meio aos ornamentos dos edifícios históricos.
Gostaram da excêntrica seleção? Compartilhe com a gente se você também é um amante dessa cidade cosmopolita!